História

A bicicleta está situada na história (conjunto de acontecimentos do passado sobre os quais se assenta a situação presente da humanidade, bem como ciência que os estuda) e consolidada na cultura, com farto registro documental.

Leia mais sobre história da Bicicleta na seção Dia do Ciclista e Dia da Bicicleta.


CONTEÚDO SOBRE HISTÓRIA NO OBSERVABICI

O tema História consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE HISTÓRIA

INSIRA HISTÓRIA

Notícias relacionadas

A história da bicicleta em 10 momentos marcantes

Esse veículo de propulsão humana que hoje briga por espaço nas ruas das cidades, nasceu antes do carro. No início era apenas lazer, mas depois da devastação que as duas grandes guerras deixaram, especialmente na continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo brasileiro sobrevive à pandemia e enxerga o futuro com otimismo

O turismo mundial foi um dos setores mais afetados pela pandemia. Aviões e navios de cruzeiro viraram sucata, hotéis ficaram fechados e aeroportos em silêncio. O verão de 2020, na Europa e no Brasil, trouxe continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo na rota dos tropeiros

Em um futuro próximo caminhos lendários serão feitos de bicicleta e unirão o uso desse modal com a história dessas regiões, um exemplo disso pode ser uma rota de cicloturismo na Rota dos Tropeiros. Antigas rotas continue lendo…

Leia mais

‘Cidade das bicicletas’, Joinville ainda deixa a desejar na estrutura cicloviária

Há cerca de quatro anos, o joinvilense Miguel dos Passos de Lima, 24 anos, tomou uma decisão radical: decidiu fazer os deslocamentos de casa para o trabalho de bicicleta. Antes, ele pegava um ônibus coletivo no continue lendo…

Leia mais

Curitiba foi a primeira cidade do Brasil a receber bikes como meio de transporte

As bicicletas são um dos meios de transportes mais importantes dos últimos 2 séculos. O primeiro modelo foi inventado pelo barão alemão Karl Von Drais, em 1817, chamado antes de velocípede antes mesmo de ser continue lendo…

Leia mais

Roteiro de cicloturismo vai explorar história de Taquara e região

A Associação Taquarense dos Amigos Ciclistas (ATAC) está desenvolvendo um projeto turístico para explorar a história e o interior da cidade. Embora tenha foco no cicloturismo, a iniciativa propõe roteiros que podem ser feitos a continue lendo…

Leia mais

Quais os diferentes sistemas de compartilhamento de bicicletas?

A busca por uma mobilidade urbana sustentável passa pela adoção de modais alternativos, além de inovações em sistemas convencionais. Nesse sentido, existe um mercado a ser explorado: segundo dados de 2018 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada continue lendo…

Leia mais

Primeira ciclovia da América Latina, agora na telona do cinema

O que os ciclistas, corredores, praticantes de caminhada, e até os skatistas de Campo Bom têm em comum? A resposta está na ponta da língua: a ciclovia. O tradicional ponto de encontro dos campo-bonenses, que continue lendo…

Leia mais

O cinema que pedala – Cinema & bicicleta em 68 filmes

Nesta curta sessão, fazemos um rápido rolê de bicicleta por 68 obras cinematográficas. De filmes clássicos aos atuais, de 1895 a 2021, nos mais diversos gêneros e estilos, mostraremos como a bicicleta e os ciclistas continue lendo…

Leia mais

A primeira ciclovia da América Latina: lazer, saúde e esporte

A primeira ciclovia da América Latina foi construída em Campo Bom, em meados de 1977. São 18 mil metros de extensão, dos quais cerca de oito mil são um anel que circunda o Centro da continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4