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‘Cidade das bicicletas’, Joinville ainda deixa a desejar na estrutura cicloviária

Há cerca de quatro anos, o joinvilense Miguel dos Passos de Lima, 24 anos, tomou uma decisão radical: decidiu fazer os deslocamentos de casa para o trabalho de bicicleta. Antes, ele pegava um ônibus coletivo no bairro Jardim Paraíso, na Zona Norte de Joinville, para chegar em Pirabeiraba. Quando percebeu que gastava menos tempo andando de bicicleta, não pensou duas vezes: mudou de hábito e hoje tem a certeza de que fez a melhor escolha. “Era muito ruim pegar ônibus por causa dos horários. Aí, um certo dia, decidi testar minha resistência indo de bicicleta para o trabalho e percebi a diferença. Andava 17 quilômetros, entre a ida e a volta, e nem ficava cansado. Foi uma mudança de vida”, diz.

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Embora o município possua cerca de 186 quilômetros de ciclofaixas, ciclovias, ciclorrotas e calçadas compartilhadas estruturadas – segundo a publicação Joinville Cidade em Dados 2020, da prefeitura -, muitas delas estão sem manutenção ou mal sinalizadas, o que gera insegurança para os usuários. A atual administração reconhece a necessidade de investir na construção de novas ciclovias e ciclofaixas, especialmente nas vias principais e coletoras dos bairros joinvilenses. De acordo com o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, Marcel Virmond Vieira, o município planeja expandir a malha cicloviária para 350 quilômetros e, atualmente, direciona entre 10% e 15% dos recursos da pavimentação para as faixas de bicicletas.

 

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