Dia do Ciclista e Dia da Bicicleta

Para celebrar e evidenciar a importância e os benefícios da bicicleta para a sociedade, para os indivíduos e para na natureza, o calendário apresenta diversas datas no mundo e no Brasil.

Nesta seção especial o ObservaBici reúne as principais datas, fatos e atividades comemorativas a respeito da bicicleta e seus usuários.

Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.


Dia Nacional do Ciclista 2021 – 19 de agosto
Eventos e repercussão

O Observatório da Bicicleta acompanha, registra e divulga eventos, notícias e outras iniciativas sobre as datas que celebram a bicicleta e os ciclistas. Clique aqui para conhecer a repercussão das datas anteriores.

Eventos
Repercussão

Dia Nacional do Ciclista – 19 de agosto

O Dia Nacional do Ciclista é celebrado em 19 de agosto em homenagem ao ciclista brasiliense Pedro Davidson, que morreu atropelado neste dia do ano de 2006. O caso teve bastante repercussão e o autor do atropelamento foi condenado em júri popular. A data comemorativa foi proposta pela família de Pedro e pela organização Rodas da Paz e foi instituída pela Lei 13.508/2017, sancionada em 22 de novembro de 2017.

Para saber mais:

Dia Mundial da Bicicleta – 03 de junho

Data oficial – O Dia Mundial da Bicicleta foi oficialmente criado pela Resolução 72/272 da 72ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral da ONU – Organização das Nações Unidas, ocorrida em 12 de abril de 2018. A iniciativa foi apresentada pela representação do Turcomenistão na ONU atendendo à proposta do polonês Leszek J. Sibilski, professor de sociologia, atleta olímpico do ciclismo e consultor da ONU.

Para saber mais:

Dia Mundial da Bicicleta – 19 de abril

Data informal – O Dia Mundial da Bicicleta também tem sido comemorado informalmente em alusão à pedalada realizada em 19 de abril de 1943 pelo químico suíço Albert Hofmann sob efeito da Dietilamida do Ácido Lisérgico, o LSD, substância que ele havia descoberto alguns dias antes. Consta que a primeira comemoração da data foi em 1989, nos Estados Unidos. Com a oficialização do dia 03 de junho pela ONU, é provável que esta data caia progressivamente em desuso.

Para saber mais:

Dia da invenção da bicicleta – 12 de junho

Em 12 de junho de 1817 o funcionário público e inventor Karl von Drais fez a primeira viagem com a sua invenção entre as cidades de Mannheim e Rheinau (hoje um bairro de Mannheim), na Alemanha – um percurso de cerca de 7 km. O artefato, que ficou conhecido como draisiana, foi um substancial melhoramento do celerífero, desenvolvido em 1780 pelo francês Conde de Sivrac. O celerífero era composto de uma barra de madeira sobre duas rodas e não fazia curvas e Drais lhe acrescentou um guidão e um rudimentar mecanismo de freio. A patente da draisana foi requerida em 12 de janeiro de 1818 em Baden, Paris e outras cidades europeias.

Para saber mais:

Datas municipais e estaduais do Brasil

Atualmente são conhecidos cinco estados e onze municípios brasileiros que possuem datas oficiais (por meio de Lei ou Decreto) para Dia do Ciclista ou Dia da Bicicleta (ou semana).

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
  • Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Notícias e repercussão dos anos anteriores

O Observatório da Bicicleta foi lançado em fevereiro de 2020 e desde então acompanha, registra e divulga eventos, notícias e outras iniciativas sobre as datas que celebram a bicicleta e os ciclistas.

Clique aqui para acessar a compilação do Dia Nacional do Ciclista 2020.

Acesse abaixo os resultados da Pesquisa Avançada no portal do Observatório da Bicicleta:

.