História

A bicicleta está situada na história (conjunto de acontecimentos do passado sobre os quais se assenta a situação presente da humanidade, bem como ciência que os estuda) e consolidada na cultura, com farto registro documental.

Leia mais sobre história da Bicicleta na seção Dia do Ciclista e Dia da Bicicleta.


CONTEÚDO SOBRE HISTÓRIA NO OBSERVABICI

O tema História consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE HISTÓRIA

INSIRA HISTÓRIA

Notícias relacionadas

Inspire-se com Kittie Knox no dia internacional da mulher

A história do ciclismo é feita de homens e mulheres. Pessoas que amavam a bicicleta e que queriam lutar por sua liberdade de escolha. E é claro que para as mulheres tudo ficava mais difícil. continue lendo…

Leia mais

A bicicleta e a luta das mulheres por liberdade

A resiliência das mulheres quanto à busca por seus direitos é bastante notável desde o século XIX. O direito de liberdade quanto ao trabalho, quanto à assinatura de contratos e o direito ao voto são continue lendo…

Leia mais

Como a bicicleta empoderou as mulheres e os mais pobres e revolucionou o setor industrial

Por Tim Harford. Em um dia de outono de 1865, dois homens chegavam a uma taverna em Connecticut, nos Estados Unidos, para acalmar os nervos com uma bebida. Eles conduziam uma carroça em uma colina continue lendo…

Leia mais

Grande Curitiba tem circuitos de cicloturismo que aliam lazer, história, sustentabilidade e saúde

“Corpo ao vento, pensamento solto pelo ar, pra isso acontecer basta você me pedalar.” Assim como na canção A Bicicleta de Toquinho, a prática esportiva e o lazer sob duas rodas são um convite à contemplação e continue lendo…

Leia mais

‘Tributar a bicicleta é um contrassenso’, disse Haddad em 2017; agora setor o cobra

Por Caio Guatell. Aproveitando a atual conjuntura política e econômica, onde o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) costura alianças políticas para avançar a reforma tributária no Congresso, o setor de bicicletas intensificou a campanha continue lendo…

Leia mais

Rota dos Dinossauros é lançada em Candelária

Reconhecida pela comunidade científica da Paleontologia como um território de passagem e vivência dos dinossauros, Candelária passa a ter, a partir desta segunda-feira, 7, uma rota de cicloturismo voltada ao assunto. A ideia surgiu com continue lendo…

Leia mais

Conheça a história da bicicleta

A humanidade sempre procurou novos meios para se locomover. Por isso, saber exatamente a origem de um veículo tão difundido como a bicicleta é uma tarefa árdua. No Oriente, existem relatos de uma invenção que continue lendo…

Leia mais

Como a bicicleta empoderou as mulheres na ocupação dos espaços públicos

“Deixe-me dizer o que penso da bicicleta. Ela tem feito mais para emancipar as mulheres do que qualquer outra coisa no mundo. Ela dá às mulheres um sentimento de liberdade e autoconfiança. Eu aprecio toda continue lendo…

Leia mais

Mais de 105 mil passagens de bicicleta e a pé em aldeias históricas de Portugal em 2021

As diferentes rotas das Aldeias Históricas de Portugal registaram em 2021 mais de 105 mil passagens, entre passeios de bicicleta e a pé, sendo um destino “cada vez mais procurado por adeptos de Turismo Ativo continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo: uma conexão com a história do Brasil e com a literatura

Em maio de 1952, Guimarães Rosa acompanhou oito boiadeiros pelo sertão em uma expedição que resultou em obra literária. Em 2014, o ciclista André Zum Zum se inspirou no relato para criar a rota Caminhos continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4