História

A bicicleta está situada na história (conjunto de acontecimentos do passado sobre os quais se assenta a situação presente da humanidade, bem como ciência que os estuda) e consolidada na cultura, com farto registro documental.

Leia mais sobre história da Bicicleta na seção Dia do Ciclista e Dia da Bicicleta.


CONTEÚDO SOBRE HISTÓRIA NO OBSERVABICI

O tema História consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE HISTÓRIA

INSIRA HISTÓRIA

Notícias relacionadas

Autor descarta tecnologias ‘mágicas’ e reforça importância de bicicletas e transporte público

“Um absurdo inventado pelo marketing.” Assim o autor Peter Norton, um dos principais historiadores da indústria automobilística no planeta, avalia a afirmação de que carros “inteligentes”, sem motoristas, podem ajudar a solucionar problemas climáticos e de continue lendo…

Leia mais

Como a Holanda se tornou o país das bicicletas

Os Países Baixos, chamados coloquialmente de Holanda, são sinônimo de suas bicicletas, elemento icônico do panorama urbano da cidade. A integração dos ciclistas com veículos automotores muitas vezes surpreende os visitantes. A ligação dos holandeses continue lendo…

Leia mais

Rogério Rai no Roda e Passe Podcast: “A bicicleta virou minha profissão”

O episódio de estreia do Roda e Passe acompanhou uma atividade e entrevistou o Rogério Rai. Ele criou um empreendimento de impacto social e de cicloturismo na Zona Leste de São Paulo chamado Pedale-se. Com continue lendo…

Leia mais

Peter Norton desmonta (peça por peça) a ideia do carro high-tech

O historiador Peter D. Norton ficou conhecido nos Estados Unidos por revelar a incrível trama realizada pela indústria do automóvel no início do século 20 para que aquela inovação motorizada e assustadora fosse aceita pela continue lendo…

Leia mais

Seis museus brasileiros que contam a história da bicicleta

Peças raras e especiais estão em exposição em acervos de encher os olhos e coração de qualquer ciclista. Vem de longe a ideia do homem andar sobre um veículo de duas rodas, até que Leonardo continue lendo…

Leia mais

Como eram as primeiras bicicletas do mundo?

Embora seja um item popular e difundido no mundo, suas origens são difusas. Como aponta a Enciclopédia Britannica, um banco de dados inglês de informações, há discrepâncias entre os historiadores quanto à invenção da bicicleta e à continue lendo…

Leia mais

Como as bicicletas transformaram o mundo (2)

Veja seleção de cartazes antigos. Em 1891, Thomas Gaskell Allen e William Lewis Sachtleben, dois jovens estudantes americanos, partiram em uma viagem de bicicleta de dois anos e 24 mil km de Constantinopla a Pequim. continue lendo…

Leia mais

Como as bicicletas transformaram o mundo (1)

Se a história não se repete, ela certamente rima. Com a demanda por bicicletas em alta e as nações se preparando para gastar bilhões para redesenhar suas cidades com um novo foco no ciclismo e na continue lendo…

Leia mais

Essas mulheres mudaram o ciclismo para sempre

No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. É um excelente momento para refletirmos sobre os progressos realizados na sociedade e também pensarmos o quanto ainda podemos e devemos evoluir para continue lendo…

Leia mais

Três mulheres que mudaram a história do ciclismo urbano

No século XIX, as mulheres começaram a usar a bicicleta como meio de transporte de modo muito mais intenso, e com isso passaram a superar os preconceitos impostos pelos outros quanto ao seu uso. Assim nasceu uma continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4