| | |

Ciclismo: tudo sobre o esporte e locais imperdíveis para pedalar nas principais capitais do Brasil

Cada vez mais as pessoas têm consciência sobre a importância de praticar exercícios físicos para levar uma vida mais saudável. Nesse contexto, o ciclismo vem ganhando mais espaço, seja para lazer ou para competições de alto rendimento. O esporte é uma boa opção para a queima de gordura corporal e desenvolvimento de resistência muscular, e conta com várias modalidades para a prática.

 

História do ciclismo

Antes de falar sobre ciclismo, vale entender quem inventou a bicicleta. Registros históricos apontam que Leonardo da Vinci foi a primeira pessoa a desenhar uma bicicleta. Sua obra serviu de inspiração para outros inventores como o alemão Karl Christian Ludwig Drais von Sauerbronn que, em 1817, deu vida a uma bicicleta de madeira com rodas de ferro pesadas. Outros relatos históricos apontam que o chinês Lu Ban, conhecido por ser o patrono de engenheiros, inventou a bicicleta há mais de 2 mil anos.

Quando o escocês Kirkpatrick Macmillan inventou o movimento por pedais, a bicicleta passou a ser produzida em grande escala, em 1864, na fábrica de Pierre Michaux (dono da primeira empresa a construir bicicletas com pedais) e foi chamada de velocípede. O fato é que a magrela, como foi apelidado o veículo, passou a ser utilizada como meio de transporte na Europa, em países como França e Itália. Pouco tempo depois, os praticantes de ciclismo realizaram as primeiras competições oficiais.

[…]

m documento feito pela União Europeia de Ciclistas (ECF, na sigla em inglês) apontou que o uso da bicicleta tem impacto direto e indireto nos 17 ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – da Organização das Nações Unidas (ONU). No ODS 1, por exemplo, que trata da erradicação da pobreza, o estudo indica que a bicicleta é um meio de transporte economicamente acessível, o que facilita o acesso à escola, comércio, trabalho e atividades políticas e culturais. Já o ODS 5, sobre igualdade de gênero, mostra que a bicicleta tem um papel importante na emancipação feminina e na luta pelos direitos das mulheres. Ainda hoje, a bicicleta é uma ferramenta de empoderamento das mulheres nas cidades que são, geralmente, planejadas e construídas para o automóvel e para os homens.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *