Esporte

O uso da bicicleta para o esporte (atividade física visando melhorar o desempenho e a saúde física, geralmente praticada de forma metódica, sujeita a regras e como preparação para competições) é uma importante prática social e acompanha o desenvolvimento da bicicleta enquanto equipamento e possui relação de benefícios mútuos com o uso da bicicleta como modo de mobilidade.

.


INSTITUIÇÕES ESPORTIVAS

CBC – Confederação Brasileira de Ciclismo

A CBC é uma sociedade de caráter desportivo, considerada como entidade nacional de administração do desporto pela Legislação Desportiva
Brasileira e constituída por entidades que dirijam ou pratiquem ciclismo esportivo.


CONTEÚDO SOBRE ESPORTE NO OBSERVABICI

O tema Esporte consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Estudo mostra dados sobre o uso de bicicleta por mulheres no Brasil

A bicicleta sempre foi um símbolo do empoderamento feminino. No entanto, dados divulgados recentemente pelo Strava, plataforma de esportes do mundo, revelam que ainda existe uma grande discrepância quando se trata do tempo dedicado pelas continue lendo…

Leia mais

Ciclismo: tudo sobre o esporte e locais imperdíveis para pedalar nas principais capitais do Brasil

Cada vez mais as pessoas têm consciência sobre a importância de praticar exercícios físicos para levar uma vida mais saudável. Nesse contexto, o ciclismo vem ganhando mais espaço, seja para lazer ou para competições de continue lendo…

Leia mais

Mundial de Ciclismo 2023 – Gilmara do Sol é prata na Handbike

A paraciclista Gilmara do Sol conquistou o vice-campeonato mundial na prova individual feminina de contrarrelógio da classe H2. A medalha de prata foi garantida por ela nesta quarta, 9, num percurso de 10,8km por Glasgow, continue lendo…

Leia mais

Henrique Avancini é campeão mundial de ciclismo mountain bike maratona

O brasileiro Henrique Avancini conquistou, neste domingo, a medalha de ouro na prova de ciclismo mountain bike maratona do Campeonato Mundial da modalidade, que está sendo disputado em Glasgow, na Escócia. Ele completou o percurso continue lendo…

Leia mais

Strava divulga dados sobre o uso da bicicleta por mulheres no Brasil

Dados do Strava revelam que, no mundo, as mulheres passam 55% menos tempo pedalando que os homens. Entretanto no Brasil, esse número chega a 37%, em linha com a disparidade de gênero observada globalmente. Esta continue lendo…

Leia mais

Aliança Bike e Governo Federal realizam estudos para criar normas de sinalização para trilhas de ciclismo

Para esta realização, a associação e o governo reuniram um grupo de especialistas para conduzir os trabalhos a partir de encontros técnicos, que envolvem diretamente o Ministério do Turismo, do Meio Ambiente e Mudança do continue lendo…

Leia mais

Ciclista faz o equivalente a duas voltas ao mundo

O sábado foi para celebrar o Dia Mundial da Bicicleta. O meio de locomoção, além de fazer bem à saúde, é sustentável, proporcionando bem-estar e mantendo a mente saudável. A estimativa é de que mais continue lendo…

Leia mais

Bicicleta na terceira idade: Benefícios e dicas para começar

Pedalar é uma atividade física que pode ser realizada em qualquer idade, e na terceira idade, ela pode trazer inúmeros benefícios para a saúde. Andar de bicicleta é uma forma de exercício de baixo impacto continue lendo…

Leia mais

UCI lança desafio para pedalar no Dia Mundial da Bicicleta

Neste dia 03 de Junho é comemorado o dia Mundial da bicicleta (World Bicycle Day). Esse dia foi escolhido na assembleia geral da ONU (Organização das Nações Unidas) de 2018 da qual o Brasil é continue lendo…

Leia mais

Bicicletas elétricas não melhoram forma física

Algumas pessoas gostam das bicicletas elétricas por acharem que elas tornam os passeios mais divertidos. Contudo, elas não trazem tantos benefícios para a saúde quanto as bicicletas tradicionais. As bicicletas elétricas ostentam um motor elétrico continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 11