| |

NG promove aulas de bicicleta em diversas escolas a fim de ajudar no desenvolvimento integral das crianças

O projeto Rodinha Zero é do Instituto Aromeiazero e busca reconectar a infância com espaços públicos.

Por meio da bicicleta é possível potencializar a evolução motora, cognitiva e afetiva das crianças. Além disso, também é possível propiciar estímulo do equilíbrio, ritmo e coordenação dos movimentos. As bikes são vistas como excelentes ferramentas de promoção do contato com ambientes livres e públicos. Sabendo desses benefícios e de tantos outros, o projeto Rodinha Zero foi criado pelo Instituto Aromeiazero com o intuito de incentivar a bicicleta como ferramenta de desenvolvimento integral para crianças de 4 a 11 anos, fomentando o seu uso por meio de atividades dentro e fora da escola.

Com o apoio do Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e patrocínio da EDP e Green4T, o projeto começou neste mês de novembro na Escola Patrícia Galvão, onde o Instituto está conduzindo atividades para alunos de 4 a 6 anos. E, para celebrar a formação de novos ciclistas, a ONG também irá realizar ao final da jornada, no dia 18/11, um festival com muitas pedaladas e trocas. Neste dia será feita a entrega da frota de bicicletas, capacetes e outros insumos para a manutenção das atividades com as bikes na escola.

Vale ressaltar que o Rodinha Zero irá passar por mais uma escola de Guarulhos e em 2024 por mais duas cidades: Cachoeira de Macacu e Japeri, ambas no Rio de Janeiro.

Este projeto visa contribuir para um futuro no qual todas as crianças, ao finalizarem o ensino infantil, saibam andar de bicicleta sem rodinhas, colaborando para que cresçam com mais coordenação, confiança e autonomia, ocupando os espaços e cultivando hábitos mais sustentáveis de interação com o território.

Desde 2016, a iniciativa já ajudou mais de 4.200 crianças a pedalar sem rodinhas, em projetos realizados em escolas municipais de São Paulo, SESCs, Ruas Abertas e parques, encorajando uma nova e consciente geração de ciclistas. Em 2019, recebeu menção honrosa no Prêmio Educação em Direitos Humanos e Cidadania promovido pela Secretaria de Educação do Município de São Paulo, com a ação na EMEI Ana Rosa. ​

Para saber mais sobre, acesse: https://www.aromeiazero.org.br/rodinhazero.

___________________________

Fonte: Notícia e imagem enviada pela Assessoria de Imprensa do Aromeizero – imprensa@aromeiazero.org.br em XX/XX/2023.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *