Bicicletas elétricas

As bicicletas elétricas são uma tecnologia recente e em expansão que tem conseguido atrair usuários que não se satisfazem com a bicicleta convencional.

No mercado existe uma grande variedade de bicicletas dotadas de motor elétrico, seja de fábrica, seja adicionado posteriormente, muitas das quais constituem-se, na prática, como ciclomotores. Por causa disso, as bicicletas com motor elétrico têm gerado polêmicas e conflitos na sociedade.

Assim, para especificar o que é bicicleta elétrica, o Contran – Conselho Nacional do Trânsito editou as Resoluções 315/2009, 465/2013 e 842/2021, definindo como bicicletas elétricas os veículos com potência nominal máxima de até 350 watts, velocidade máxima de 25 km/h e dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, além de outras minúcias. Somente com tais características, as bicicletas elétricas podem trafegar em ciclovias e seus condutores estão dispensados de Carteira Nacional de Habilitação.


INSTITUIÇÕES DE INTERESSE

GT Bicicletas Elétricas da PNME

O GT Bicicletas Elétricas da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica atua nos temas de incidência política, pesquisa, fortalecimento da cadeia produtiva e empoderamento da sociedade civil. A UCB – União de Ciclistas do Brasil compõe o GT Bicicletas Elétricas.


CONTEÚDO SOBRE BICICLETAS ELÉTRICAS NO OBSERVABICI

O tema Bicicletas elétricas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE BICLETAS ELÉTRICAS

INSIRA BICICLETAS ELÉTRICAS

Notícias relacionadas

Afinal, por que as bicicletas elétricas ainda são tão caras no Brasil?

A bicicleta elétrica é uma categoria de veículo sustentável que ganhou espaço no mercado e já é considerada um meio de transporte alternativo e funcional nas grandes cidades. Ainda assim, apesar do sucesso no exterior, continue lendo…

Leia mais

Nova “engrenagem” de bicicleta elétrica dispensa correntes

Um novo sistema de transmissão para bicicletas elétricas começou a ser testado na Alemanha, em 2022, e vai entrar em produção em breve. Uma parceria entre as Schaeffler e Heinzmann foi responsável por desenvolver o Free continue lendo…

Leia mais

Divulgado primeiro estudo sobre mobilidade sustentável no ensino superior português

Este estudo pretende ser um registo bianual das escolhas de mobilidade no contexto universitário e politécnico, tendo, nesta primeira tentativa, havido uma falha ao nível da amostragem. O trabalho envolveu um número limitado de instituições continue lendo…

Leia mais

Cresce o número de bicicletas elétricas no Brasil: veja vantagens e desvantagens

Recentemente a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) divulgou os dados sobre a produção de bicicletas no Brasil em 2022 e o que mais chamou a atenção foi os continue lendo…

Leia mais

Rede Urbanidade lança revista sobre mobilidade sustentável

Edição de estreia da publicação discute os desafios do excesso de velocidade e propõe soluções para o problema A população do Distrito Federal ganhou, nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, mais um espaço de debate sobre continue lendo…

Leia mais

Amsterdã pede repressão à ameaça das e-bikes turbinadas

  A Holanda, reconhecida por ser amiga da bicicleta, vem enfrentando um problema curioso. Uma onda de “bicicletas elétricas turbinadas”, que atingem velocidades superiores a 40 km/h, tem causado uma série de sinistros de trânsito continue lendo…

Leia mais

Entregas com bikes elétricas crescem, e frotas ultrapassam 7.000 veículos

O uso de bicicletas elétricas para entregas no Brasil ganhou força nos últimos dois anos, puxado por iniciativas de duas empresas de perfis distintos: a centenária estatal Correios e o iFood, aplicativo de entregas criado continue lendo…

Leia mais

Bicicleta de carga a energia solar já está em uso e tem 100 km de alcance

A Ikea é uma das maiores lojas de móveis e utilidades domésticas da Europa. Assim como qualquer empresa atenta ao consumidor moderno, encara todos os desafios para oferecer entregas com zero emissões. A gigante sueca está buscando continue lendo…

Leia mais

Decreto sobre bicicletas elétricas faz dez anos no Rio com polêmicas

“A ciclovia é estreita e não dá a opção de desviar. Ou você é atropelado pela bicicleta, ou é lançado à faixa dos carros e ônibus”, afirma Cardoso, que sofreu o acidente em agosto do continue lendo…

Leia mais

Ciclovias são alternativa sustentável à mobilidade urbana e podem virar realidade em Itaúna em 2023

Excesso de carros nas ruas, poucas vagas de estacionamento, ausência de opções de baixo custo para o deslocamento diário ao trabalho. Resultado: um verdadeiro nó em ruas estreitas em horários de pico, principalmente no Centro continue lendo…

Leia mais
1 7 8 9 10 11 24