Bicicletas elétricas

As bicicletas elétricas são uma tecnologia recente e em expansão que tem conseguido atrair usuários que não se satisfazem com a bicicleta convencional.

No mercado existe uma grande variedade de bicicletas dotadas de motor elétrico, seja de fábrica, seja adicionado posteriormente, muitas das quais constituem-se, na prática, como ciclomotores. Por causa disso, as bicicletas com motor elétrico têm gerado polêmicas e conflitos na sociedade.

Assim, para especificar o que é bicicleta elétrica, o Contran – Conselho Nacional do Trânsito editou as Resoluções 315/2009, 465/2013 e 842/2021, definindo como bicicletas elétricas os veículos com potência nominal máxima de até 350 watts, velocidade máxima de 25 km/h e dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, além de outras minúcias. Somente com tais características, as bicicletas elétricas podem trafegar em ciclovias e seus condutores estão dispensados de Carteira Nacional de Habilitação.


INSTITUIÇÕES DE INTERESSE

GT Bicicletas Elétricas da PNME

O GT Bicicletas Elétricas da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica atua nos temas de incidência política, pesquisa, fortalecimento da cadeia produtiva e empoderamento da sociedade civil. A UCB – União de Ciclistas do Brasil compõe o GT Bicicletas Elétricas.


CONTEÚDO SOBRE BICICLETAS ELÉTRICAS NO OBSERVABICI

O tema Bicicletas elétricas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE BICLETAS ELÉTRICAS

INSIRA BICICLETAS ELÉTRICAS

Notícias relacionadas

Como funciona uma bicicleta motorizada?

As regras de locomoção para os veículos também têm algumas diferenças, e determinadas opções do mercado exigem que quem vai conduzir tenha Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essas continue lendo…

Leia mais

Mercado de bikes elétricas cresce 5,4% no Brasil em 2022

Muito além de um simples modismo, a bicicleta elétrica se mostra uma alternativa cada vez mais real e acessível ao público brasileiro. Os dados comprovam isso: pelo quinto ano consecutivo o mercado das e-bikes bateu continue lendo…

Leia mais

Boletim anual sobre o mercado de bikes elétricas revela recorde de unidades importadas e produzidas em 2022

  As bicicletas elétricas são cada vez mais frequentes nas ruas das grandes cidades, nas pistas, estradas e no sonho de muitos consumidores. Seguindo a tendência registrada nos últimos anos, o mercado de elétricas segue continue lendo…

Leia mais

Inovação e infraestrutura: os caminhos para uma mobilidade sustentável e inclusiva

Mobilidade é um dos setores da economia em que a tecnologia avança de maneira mais rápida. Dos aplicativos de transporte urbano aos carros autônomos, dos ônibus elétricos aos eVTOLs, apelidados de “carros voadores”, impossível não continue lendo…

Leia mais

Mobilidade sustentável: como as cidades podem estimular essa prática?

A mobilidade sustentável é uma prática que vem ganhando cada vez mais destaque nas grandes cidades em todo o mundo. Com a crescente preocupação com as mudanças climáticas e a necessidade de reduzir a emissão continue lendo…

Leia mais

Às vésperas dos 330 anos, Curitiba ganha Parque Tecnológico de mobilidade sustentável

O bairro Jardim Botânico será sede do Parque Tecnológico da Indústria, voltado ao desenvolvimento de tecnologias para a mobilidade sustentável. O prefeito Rafael Greca participou do lançamento desse novo ativo do ecossistema de inovação da continue lendo…

Leia mais

O que você precisa saber antes de comprar uma bicicleta elétrica?

O Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, aponta algumas características importantes que você precisa saber antes de comprar uma bicicleta elétrica: Apresenta uma potência nominal máxima de até 350 Watts; Assistência até a velocidade máxima continue lendo…

Leia mais

Acer anuncia bicicleta elétrica com inteligência artificial

A fabricante de computadores Acer anunciou, na última segunda-feira (20), o desenvolvimento da bicicleta elétrica Ebii, que é equipada com tecnologia de inteligência artificial. Voltada para o uso urbano, a Ebii é capaz de aprender continue lendo…

Leia mais

Estamos vivendo a era de ouro das bicicletas elétricas de carga

Parece que a indústria e o governo acordaram simultaneamente para o enorme potencial das e-bikes de carga para substituir as viagens de carro e melhorar o meio ambiente e, honestamente, já era hora. A superpotência continue lendo…

Leia mais

Mercado de bicicletas elétricas está crescendo em todo o mundo

Espera-se que o tamanho do mercado de bicicletas elétricas cresça a uma taxa de crescimento anual composta de 20% para o período de previsão de 2021 a 2028. Relatório sobre o mercado de bicicletas elétricas continue lendo…

Leia mais
1 6 7 8 9 10 24