Bicicletas elétricas
As bicicletas elétricas são uma tecnologia recente e em expansão que tem conseguido atrair usuários que não se satisfazem com a bicicleta convencional.
No mercado existe uma grande variedade de bicicletas dotadas de motor elétrico, seja de fábrica, seja adicionado posteriormente, muitas das quais constituem-se, na prática, como ciclomotores. Por causa disso, as bicicletas com motor elétrico têm gerado polêmicas e conflitos na sociedade.
Assim, para especificar o que é bicicleta elétrica, o Contran – Conselho Nacional do Trânsito editou as Resoluções 315/2009, 465/2013 e 842/2021, definindo como bicicletas elétricas os veículos com potência nominal máxima de até 350 watts, velocidade máxima de 25 km/h e dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, além de outras minúcias. Somente com tais características, as bicicletas elétricas podem trafegar em ciclovias e seus condutores estão dispensados de Carteira Nacional de Habilitação.
INSTITUIÇÕES DE INTERESSE
GT Bicicletas Elétricas da PNME
O GT Bicicletas Elétricas da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica atua nos temas de incidência política, pesquisa, fortalecimento da cadeia produtiva e empoderamento da sociedade civil. A UCB – União de Ciclistas do Brasil compõe o GT Bicicletas Elétricas.
CONTEÚDO SOBRE BICICLETAS ELÉTRICAS NO OBSERVABICI
O tema Bicicletas elétricas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE BICLETAS ELÉTRICAS
INSIRA BICICLETAS ELÉTRICAS
Notícias relacionadas
13 mortes em NY por explosões de baterias de bicicletas elétricas
Só que em Nova York, as explosões das baterias já mataram 13 pessoas só esse ano. Aumento de 233% de explosões de baterias nos últimos dois anos. A falta de regulação e testagem das baterias continue lendo…
Desafio bike elétrica vs carro: qual veículo te leva mais rápido?
As bicicletas elétricas são capazes de nos levar mais longe em menor tempo e com menos esforço do que os carros? A empresa Tembici quer provar que sim e, para tanto, está convidando a população continue lendo…
Apoie a mobilidade sustentável no Plano Plurianual
Centenas de propostas de organizações da sociedade civil, grupos de pessoas ou de cidadãos individualmente já estão cadastradas na plataforma do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027, do governo federal. O Plano Plurianual (PPA) é uma lei continue lendo…
Bicicletas elétricas, ciclomotores e autopropelidos: veja perguntas e respostas sobre novas regras
Bicicletas, skates e patinetes elétricos com velocidade de até 32 km/h são isentos de licença e habilitação e podem trafegar na ciclovia, com limite de velocidade. Bicicletas mais robustas e rápidas, que entram na categoria continue lendo…
Bicicletas elétricas podem causar incêndios; saiba como se proteger
As baterias de íons de lítio, utilizadas na maioria dos dispositivos móveis recarregáveis, como laptops, celulares, e até em e-bikes, também alimentam veículos elétricos e sistemas renováveis de energia sustentável. Uma série de acontecimentos ao redor continue lendo…
Você sabia que bike elétrica não pode ter acelerador?
Você sabia que bike elétrica não pode ter acelerador? A regra consta em uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicada nesta quinta-feira (22), que atualiza a classificação de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos continue lendo…
Conselho Nacional de Trânsito regulamenta o uso de bicicletas elétricas
Assista a reportagem de TV. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou o uso de bicicletas elétricas e outros equipamentos como monociclos e patinetes elétricas. A medida define regras de trânsito em vias públicas e continue lendo…
32 km/h não é demais para uma bike na cidade?
Trinta e dois quilômetros por hora significam quase 9 m/s. Parece ser uma velocidade exagerada para as atuais condições das ciclovias e ciclofaixas brasileiras, repletas de falhas, buracos, sujeira acumulada, além de graves problemas de continue lendo…
Aumentam as regras para “bikes” e motos elétricas em todo o País
A necessidade de adequação se deu após aumento significativo desse tipo de veículo em circulação pelas cidades e a necessidade de regras mais específicas para o tráfego, que deixe mais clara a classificação dos veículos continue lendo…
Mudou! Lei altera regras para bicicletas elétricas, motos e até ciclomotores; veja
Agora, pequenas motos que possuem velocidade superior a 32 km/h até 50 km/h serão definidas como ciclomotores. Essa nova definição implica na necessidade de emplacamento e na exigência de posse da carteira de motorista do continue lendo…