Bicicletas elétricas

As bicicletas elétricas são uma tecnologia recente e em expansão que tem conseguido atrair usuários que não se satisfazem com a bicicleta convencional.

No mercado existe uma grande variedade de bicicletas dotadas de motor elétrico, seja de fábrica, seja adicionado posteriormente, muitas das quais constituem-se, na prática, como ciclomotores. Por causa disso, as bicicletas com motor elétrico têm gerado polêmicas e conflitos na sociedade.

Assim, para especificar o que é bicicleta elétrica, o Contran – Conselho Nacional do Trânsito editou as Resoluções 315/2009, 465/2013 e 842/2021, definindo como bicicletas elétricas os veículos com potência nominal máxima de até 350 watts, velocidade máxima de 25 km/h e dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, além de outras minúcias. Somente com tais características, as bicicletas elétricas podem trafegar em ciclovias e seus condutores estão dispensados de Carteira Nacional de Habilitação.


INSTITUIÇÕES DE INTERESSE

GT Bicicletas Elétricas da PNME

O GT Bicicletas Elétricas da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica atua nos temas de incidência política, pesquisa, fortalecimento da cadeia produtiva e empoderamento da sociedade civil. A UCB – União de Ciclistas do Brasil compõe o GT Bicicletas Elétricas.


CONTEÚDO SOBRE BICICLETAS ELÉTRICAS NO OBSERVABICI

O tema Bicicletas elétricas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE BICLETAS ELÉTRICAS

INSIRA BICICLETAS ELÉTRICAS

Notícias relacionadas

Enfim, uma bicicleta elétrica sem bateria

Na França, um especialista em eletrônica concebeu e patenteou a Pi-Pop, e-bike que, em vez de baterias de lítio, utiliza um supercondensador para armazenar energia. Em meio à rápida evolução da mobilidade elétrica no mundo, continue lendo…

Leia mais

Sancionada lei que proíbe utilização e circulação de ciclomotores elétricos nas ciclovias em João Pessoa

O prefeito Cícero Lucena sancionou a Lei Ordinária nº 14.878 de 11 de setembro de 2023, que proíbe a utilização e circulação de ciclomotores elétricos e motorizados nas ciclovias e calçadas da cidade de João continue lendo…

Leia mais

Bicicletas elétricas estão revolucionando, de forma silenciosa, a mobilidade nos grandes centros

A mobilidade urbana está passando por uma transformação silenciosa, impulsionada pelas bicicletas elétricas. Com o aumento do congestionamento e preocupações ambientais cada vez mais prementes, essa alternativa eco-friendly está ganhando força nos grandes centros urbanos. continue lendo…

Leia mais

Por que Paris proibiu aluguel de patinetes elétricos

A proibição do aluguel de patientes elétricos entrou em vigor em Paris em resposta ao aumento significativo de incidentes envolvendo mortes e ferimentos na capital francesa. Embora cerca de 90% dos que participaram da votação continue lendo…

Leia mais

Vetado por Eduardo Paes, projeto que proíbe bicicletas elétricas nas ciclovias volta à Câmara Municipal

Após Eduardo Paes vetar o projeto de lei que proíbe a circulação de bicicletas elétricas em ciclovias do Rio, ele agora voltará para a Câmara Municipal, onde será novamente avaliado. Ainda não há regulamentação oficial, continue lendo…

Leia mais

Prefeitura do Rio cria projeto de conscientização sobre bicicletas elétricas em ciclovias; veja o que pode e o que não pode

Após Eduardo Paes vetar o projeto de lei da Câmara Municipal que proibia a circulação de bicicletas elétricas em ciclovias do Rio, o subprefeito da Zona Sul, Flavio Valle, anunciou, nesta quinta-feira, um projeto para continue lendo…

Leia mais

Entenda os princípios da política de mobilidade europeia

De certo modo, a política de mobilidade europeia pode ter como ponto de partida os esforços em torno da unificação de parte dos países europeus. Isso foi possível a partir da fundação, em meados da década de 1940, continue lendo…

Leia mais

Universidades dos EUA proíbem circulação de e-bikes

Diversas universidades dos EUA proibiram a circulação de e-bikes (bicicletas elétricas) e e-scooters (patinetes elétricos). As proibições estão relacionadas a principalmente dois problemas: segurança contra incêndios e colisões com pedestres. Algumas universidades determinaram proibições “severas” continue lendo…

Leia mais

Prefeito do Rio veta projeto que proíbe bicicletas elétricas nas ciclovias

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), vetou nesta quarta-feira (30) o projeto de lei que pretendia proibir a circulação de bicicletas elétricas nas ciclovias da cidade. Com o veto, o município seguirá continue lendo…

Leia mais

Economia sobre rodas: como a troca do carro pela bicicleta elétrica pode te ajudar a poupar uma grana?

Em um mundo onde a mobilidade urbana sustentável e a economia de custos se tornam prioridades cada vez mais urgentes, uma alternativa surpreendente e econômica tem chamado a atenção: a bicicleta elétrica. Um estudo de continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 24