Bicicletas elétricas

As bicicletas elétricas são uma tecnologia recente e em expansão que tem conseguido atrair usuários que não se satisfazem com a bicicleta convencional.

No mercado existe uma grande variedade de bicicletas dotadas de motor elétrico, seja de fábrica, seja adicionado posteriormente, muitas das quais constituem-se, na prática, como ciclomotores. Por causa disso, as bicicletas com motor elétrico têm gerado polêmicas e conflitos na sociedade.

Assim, para especificar o que é bicicleta elétrica, o Contran – Conselho Nacional do Trânsito editou as Resoluções 315/2009, 465/2013 e 842/2021, definindo como bicicletas elétricas os veículos com potência nominal máxima de até 350 watts, velocidade máxima de 25 km/h e dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, além de outras minúcias. Somente com tais características, as bicicletas elétricas podem trafegar em ciclovias e seus condutores estão dispensados de Carteira Nacional de Habilitação.


INSTITUIÇÕES DE INTERESSE

GT Bicicletas Elétricas da PNME

O GT Bicicletas Elétricas da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica atua nos temas de incidência política, pesquisa, fortalecimento da cadeia produtiva e empoderamento da sociedade civil. A UCB – União de Ciclistas do Brasil compõe o GT Bicicletas Elétricas.


CONTEÚDO SOBRE BICICLETAS ELÉTRICAS NO OBSERVABICI

O tema Bicicletas elétricas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE BICLETAS ELÉTRICAS

INSIRA BICICLETAS ELÉTRICAS

Notícias relacionadas

Bicicletas elétricas superam carros elétricos no mundo todo

Os veículos zero emissão começam a se difundir pelo mundo, mas a forma de transporte sustentável ainda não é a mais popular do mundo. Os carros perdem para as bicicletas elétricas quando o assunto é popularidade. Os transportes de continue lendo…

Leia mais

Inscreva sua cidade no Prêmio Cidade Caminhável 2021

O que é o Prêmio Cidade Caminhável 2021 O Prêmio Cidade Caminhável 2021 tem como objetivo reconhecer e premiar projetos e iniciativas realizadas por órgãos públicos em municípios brasileiros que tenham contribuído para melhoria da caminhabilidade continue lendo…

Leia mais

Inscreva-se no MobiliCAMPUS – Última turma de 2021

O que é o MobiliCAMPUS O MobiliCAMPUS é uma plataforma de educação à distância sobre mobilidade urbana que busca disseminar os princípios do Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS). O curso aborda os temas Desenvolvimento continue lendo…

Leia mais

A pandemia acelerou a adoção das bicicletas elétricas no mundo

Com recorde de vendas, 2020 foi o ano da bicicleta elétrica. Ao que tudo indica, o cenário na verdade é de uma mudança permanente, com as e-bikes cada vez mais presentes no esporte e na continue lendo…

Leia mais

Sucesso dos veículos elétricos depende de mais infraestrutura

O Tecmundo noticiou há alguns dias o incômodo que os carros elétricos estão causando a motoristas nos Estados Unidos, a ponto de 20% deles voltarem aos modelos à gasolina, segundo pesquisa feita pela Universidade da Califórnia. O continue lendo…

Leia mais

Transporte compartilhado e bicicleta ganharão força no pós-pandemia, diz professor do MIT

Em vez do conceito da “smart city“, o urbanista e engenheiro italiano Carlo Ratti é um defensor do uso da tecnologia e da criatividade como ferramentas para melhoria da qualidade de vida no ambiente urbano. A essa continue lendo…

Leia mais

Mercado de bicicletas elétricas chega a R$ 190 milhões e cresce 28,4%

As bicicletas elétricas seguem vivendo um crescimento contínuo no mercado brasileiro. Seguindo a tendência registrada entre 2016 e 2019, em 2020 mais uma vez o segmento continuou crescendo: foram 32.110 unidades, crescimento de 28,4% em continue lendo…

Leia mais

MDR e parceiros abrem chamada pública para projetos de mobilidade urbana sustentável

Instituições vão oferecer apoio técnico a estados e municípios interessados em desenvolver projetos que contribuam para a redução de emissões de gases de efeito estufa e a inclusão social   Brasília (DF) – O Ministério continue lendo…

Leia mais

Por que bicicletas, e não carros elétricos, vão salvar o planeta?

Quem acompanha esta coluna sabe que sou um grande entusiasta e defensor dos carros elétricos enquanto modal promissor para a nossa mobilidade urbana, a médio e longo prazo. Mas é fato que, até que esse cenário se popularize continue lendo…

Leia mais

Bicicletas elétricas fazem você pedalar com menos força; veja como funciona

Tidas por muitos especialistas como uma excelente alternativa para a mobilidade urbana, as bicicletas elétricas ganham cada vez mais adeptos. Com ela, dá para transpor grandes distâncias sem precisar de um grande esforço. Mas você continue lendo…

Leia mais
1 16 17 18 19 20 24