Bicicletas elétricas
As bicicletas elétricas são uma tecnologia recente e em expansão que tem conseguido atrair usuários que não se satisfazem com a bicicleta convencional.
No mercado existe uma grande variedade de bicicletas dotadas de motor elétrico, seja de fábrica, seja adicionado posteriormente, muitas das quais constituem-se, na prática, como ciclomotores. Por causa disso, as bicicletas com motor elétrico têm gerado polêmicas e conflitos na sociedade.
Assim, para especificar o que é bicicleta elétrica, o Contran – Conselho Nacional do Trânsito editou as Resoluções 315/2009, 465/2013 e 842/2021, definindo como bicicletas elétricas os veículos com potência nominal máxima de até 350 watts, velocidade máxima de 25 km/h e dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, além de outras minúcias. Somente com tais características, as bicicletas elétricas podem trafegar em ciclovias e seus condutores estão dispensados de Carteira Nacional de Habilitação.
INSTITUIÇÕES DE INTERESSE
GT Bicicletas Elétricas da PNME
O GT Bicicletas Elétricas da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica atua nos temas de incidência política, pesquisa, fortalecimento da cadeia produtiva e empoderamento da sociedade civil. A UCB – União de Ciclistas do Brasil compõe o GT Bicicletas Elétricas.
CONTEÚDO SOBRE BICICLETAS ELÉTRICAS NO OBSERVABICI
O tema Bicicletas elétricas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE BICLETAS ELÉTRICAS
INSIRA BICICLETAS ELÉTRICAS
Notícias relacionadas
Capitais estão longe do ideal de mobilidade sustentável
O Imus (Índice de Mobilidade Urbana Sustentável) é uma ferramenta concebida para avaliar simultaneamente o nível de mobilidade de uma cidade e quanto esta mobilidade atende aos princípios da sustentabilidade, isto é, as dimensões ambiental, continue lendo…
Folha de S.Paulo avalia a mobilidade no país
O jornal Folha de S.Paulo começou a publicar hoje (31) uma série de reportagens e indicadores sobre mobilidade urbana nas capitais brasileiras. A publicação é resultado de uma formação de jovens no Lab99, ação entre continue lendo…
Ciclomotores nas ciclovias: pode ou não pode?
A fiscalização de trânsito tem procurado impedir a circulação de ciclomotores e motocicletas elétricas nas ciclovias de São Paulo. Isso porque muitos desses veículos têm potências e velocidades muito acima das bicicletas elétricas, e podem continue lendo…
Câmara de vereadores não pode regulamentar uso de bicicletas elétricas em município
A Constituição Federal estabelece como competência privativa da União legislar sobre trânsito e transportes. Esse entendimento foi adotado pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo para anular uma lei de Andradina (SP), de iniciativa parlamentar, continue lendo…
Motos elétricas são apreendidas em blitze e proibidas nas ciclovias de São Paulo
Rodar pela cidade com scooter (motoneta) ou bicicleta elétricas pode até parecer uma possibilidade com o litro da gasolina passando dos R$ 7 nos postos de combustíveis. Mas quem se interessa por esse tipo de continue lendo…
Reino Unido lança programa de empréstimo gratuito de bicicletas elétricas
Dar o primeiro passo para começar a pedalar pode ser um desafio para muitas pessoas. Pensando nisso a Cycling UK lançou um novo programa que incentiva os britânicos a experimentarem o dia-a-dia com uma bike continue lendo…
Governo Federal amplia redução linear do IPI para 35%, alcançando a maior parte dos produtos do mercado de bicicletas
A bicicleta convencional, contudo, não foi incluída nesta segunda redução. Nesta sexta-feira o governo federal publicou o decreto 11.055, de 28 de abril de 2022 ampliando a redução do IPI (imposto sobre produtos industrializados), de 25 para continue lendo…
Com disparada da gasolina e crise no transporte público, venda de bicicletas elétricas bate recorde
Com o preço da gasolina nas alturas e o transporte público em crise em várias capitais do país, muitos brasileiros têm recorrido à força no pedal. Mas nem tanta força assim. As vendas de bikes elétricas (ou continue lendo…
Ciclo-elétricos, se não agirmos será mais uma tragédia anunciada
O Brasileiro tem uma tendência natural a adotar o modismo superficial que facilmente é absorvido na sua vida e incorporação a atividade diária. Na maioria das vezes ao adota-lo não se estabelece uma reflexão profundas continue lendo…
O vendedor mentiu: scooter elétrica precisa de placa e CNH
As scooter elétrica estão invadindo as ruas e cidades do Brasil, em todas as regiões. São veículos leves, econômicos, que dispensam gasolina e que, erroneamente, muitas pessoas acreditam dispensar a necessidade de CNH ou itens continue lendo…