Bicicletas elétricas

As bicicletas elétricas são uma tecnologia recente e em expansão que tem conseguido atrair usuários que não se satisfazem com a bicicleta convencional.

No mercado existe uma grande variedade de bicicletas dotadas de motor elétrico, seja de fábrica, seja adicionado posteriormente, muitas das quais constituem-se, na prática, como ciclomotores. Por causa disso, as bicicletas com motor elétrico têm gerado polêmicas e conflitos na sociedade.

Assim, para especificar o que é bicicleta elétrica, o Contran – Conselho Nacional do Trânsito editou as Resoluções 315/2009, 465/2013 e 842/2021, definindo como bicicletas elétricas os veículos com potência nominal máxima de até 350 watts, velocidade máxima de 25 km/h e dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, além de outras minúcias. Somente com tais características, as bicicletas elétricas podem trafegar em ciclovias e seus condutores estão dispensados de Carteira Nacional de Habilitação.


INSTITUIÇÕES DE INTERESSE

GT Bicicletas Elétricas da PNME

O GT Bicicletas Elétricas da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica atua nos temas de incidência política, pesquisa, fortalecimento da cadeia produtiva e empoderamento da sociedade civil. A UCB – União de Ciclistas do Brasil compõe o GT Bicicletas Elétricas.


CONTEÚDO SOBRE BICICLETAS ELÉTRICAS NO OBSERVABICI

O tema Bicicletas elétricas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE BICLETAS ELÉTRICAS

INSIRA BICICLETAS ELÉTRICAS

Notícias relacionadas

“Todas as bicicletas na Holanda terão motores em até 15 anos, diz porta-voz da indústria local”

“Balanço publicado pelas associações RAI e Bovag, que representam a indústria e o comércio de bicicletas na Holanda, mostra crescimento de 5,7% nas vendas do varejo em 2018. O mercado interno absorveu 1 milhão de unidades continue lendo…

Leia mais

“App de mobilidade urbana desenvolve iniciativas para ciclistas e PMEs [empresas]”

“O app de mobilidade e as ações criadas pela hiBike visam fomentar conscientização, promover atitudes positivas e oferecer impulso de vendas online para as empresas que sofrem os efeitos da pandemia. A pandemia do Covid-19 continue lendo…

Leia mais

“Nos EUA, bicicletas elétricas ganham espaço no ‘novo normal’”

” Transporte individual pode ser uma alternativa na retomada, enquanto Uber e transporte público oferecem riscos; além disso, bikes trazem ‘lufada de ar fresco’ após confinamento. Nos EUA, a maioria das pessoas está entrando em continue lendo…

Leia mais
1 13 14 15