Bicicletas elétricas

As bicicletas elétricas são uma tecnologia recente e em expansão que tem conseguido atrair usuários que não se satisfazem com a bicicleta convencional.

No mercado existe uma grande variedade de bicicletas dotadas de motor elétrico, seja de fábrica, seja adicionado posteriormente, muitas das quais constituem-se, na prática, como ciclomotores. Por causa disso, as bicicletas com motor elétrico têm gerado polêmicas e conflitos na sociedade.

Assim, para especificar o que é bicicleta elétrica, o Contran – Conselho Nacional do Trânsito editou as Resoluções 315/2009, 465/2013 e 842/2021, definindo como bicicletas elétricas os veículos com potência nominal máxima de até 350 watts, velocidade máxima de 25 km/h e dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, além de outras minúcias. Somente com tais características, as bicicletas elétricas podem trafegar em ciclovias e seus condutores estão dispensados de Carteira Nacional de Habilitação.


INSTITUIÇÕES DE INTERESSE

GT Bicicletas Elétricas da PNME

O GT Bicicletas Elétricas da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica atua nos temas de incidência política, pesquisa, fortalecimento da cadeia produtiva e empoderamento da sociedade civil. A UCB – União de Ciclistas do Brasil compõe o GT Bicicletas Elétricas.


CONTEÚDO SOBRE BICICLETAS ELÉTRICAS NO OBSERVABICI

O tema Bicicletas elétricas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE BICLETAS ELÉTRICAS

INSIRA BICICLETAS ELÉTRICAS

Notícias relacionadas

Ciclo-elétricos, se não agirmos será mais uma tragédia anunciada

O Brasileiro tem uma tendência natural a adotar o modismo superficial que facilmente é absorvido na sua vida e incorporação a atividade diária. Na maioria das vezes ao adota-lo não se estabelece uma reflexão profundas continue lendo…

Leia mais

O vendedor mentiu: scooter elétrica precisa de placa e CNH

As scooter elétrica estão invadindo as ruas e cidades do Brasil, em todas as regiões. São veículos leves, econômicos, que dispensam gasolina e que, erroneamente, muitas pessoas acreditam dispensar a necessidade de CNH ou itens continue lendo…

Leia mais

Energia usada para transportar uma pessoa em uma picape equivale à de 63 bicicletas elétricas

Optar por veículos mais eficientes é uma escolha racional, tanto para economizar energia quanto para diminuir as emissões de gases poluentes. Em termos de energia, os carros estão longe de ser a opção mais inteligente. continue lendo…

Leia mais

Ciclomotores e bicicletas elétricas precisam seguir regulamentações de trânsito

As pessoas que optarem por adotar ciclomotores e bicicletas elétricas como meios de transporte alternativo precisam verificar as regulamentações. O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) orienta que as pessoas que optarem por adotar ciclomotores continue lendo…

Leia mais

Em eficiência energética, tamanho não é documento

Em termos de energia, os carros estão longe de ser a opção mais inteligente. No ano passado, o automóvel mais vendido no Brasil foi o Fiat Strada. Com uma pessoa a bordo dessa picape, são continue lendo…

Leia mais

Ciclomotores, mesmo elétricos, não devem circular em calçadas ou ciclovias

A Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania de Cascavel (PR) iniciou uma campanha para divulgar o Manual Prático de Ciclomotores e Elétricos do Detran-PR  como forma de educar os condutores e evitar que esses continue lendo…

Leia mais

Excesso de tecnologia tem transformado a bicicleta em outra máquina

Por Caio Guatelli. Um dispositivo que modifica a altura do selim durante a pedalada, o dropper post, se tornou protagonista na vitória do esloveno Matej Mohorič na Milão-São Remo —prova clássica do ciclismo de estrada, continue lendo…

Leia mais

Bikes elétricas batem novo recorde no Brasil em 2021: 40 mil vendidas

Em todo o Brasil, foram comercializadas 40.981 unidades de bicicletas elétricas em 2021, entre produção nacional e importações. É o recorde de vendas do produto no país e um aumento de 27,3% em relação a continue lendo…

Leia mais

2022 pode ser ano das bicicletas elétricas no Brasil

O ano de 2022 mal começou e já está confirmando que será o ano das bicicletas elétricas no Brasil. Seja nas ruas, trilhas, estradas ou notícias relacionadas ao ciclismo, esse tipo de bike vem ganhando continue lendo…

Leia mais

Por que cobrar pelo uso dos carros é solução justa e inteligente para a mobilidade sustentável

Por Luis Antonio Lindau, Cristina Albuquerque, Guillermo Petzhold e Fernando Corrêa. Usar o carro é uma escolha individual que gera muitos prejuízos coletivos (foto: Nelson Antoine/Shutterstock) Por décadas, carros têm sido associados a uma promessa continue lendo…

Leia mais
1 13 14 15 16 17 24