| |

Como ocorre a mudança de hábitos – e o que isso tem a ver com mobilidade sustentável

É notório que cidades em todo o mundo precisam empreender esforços para que mais pessoas optem pelos meios mais sustentáveis de transporte – a caminhada, a bicicleta e o transporte coletivo – em detrimento de carros e motos. Mas o que nos leva a escolher um meio de transporte em vez de outro? Quais fatores estão por trás da nossa escolha? Será que são, de fato, decisões conscientes ou apenas “hábitos automáticos”? Compreender este processo é passo importante na promoção de ações para a mobilidade sustentável.

A opção por um determinado meio de transporte é resultado de um processo que envolve diferentes variáveis, como nossas experiências anteriores, nossa memória – nem sempre muito confiável –, acesso à informação, percepções, crenças, preferências e o motivo do deslocamento em questão. Por exemplo, para muitos, a bicicleta pode não parecer uma opção viável para ir ao trabalho ou ao local de ensino. Talvez pela ideia desagradável de chegar suado, por não saber o trajeto mais seguro para o deslocamento, pela indisponibilidade de paraciclos no destino ou por uma combinação entre esses e, quem sabe, outros fatores.

Na realidade, esse processo de escolha começa ainda antes. Envolve fatores externos, como nossa origem e destino – onde estamos e para onde vamos –, e se temos que levar uma filha ou filho à escola no meio do caminho. É influenciado pelas restrições de tempo e recursos, se o deslocamento será de dia ou à noite – o que pode impactar, em especial, as escolhas de mulheres e pessoas LGBTQIA+. E é influenciado pelo motivo da viagem – se o deslocamento não for indispensável, podemos, inclusive, optar por ficar em casa.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *