Bicicletas elétricas
As bicicletas elétricas são uma tecnologia recente e em expansão que tem conseguido atrair usuários que não se satisfazem com a bicicleta convencional.
No mercado existe uma grande variedade de bicicletas dotadas de motor elétrico, seja de fábrica, seja adicionado posteriormente, muitas das quais constituem-se, na prática, como ciclomotores. Por causa disso, as bicicletas com motor elétrico têm gerado polêmicas e conflitos na sociedade.
Assim, para especificar o que é bicicleta elétrica, o Contran – Conselho Nacional do Trânsito editou as Resoluções 315/2009, 465/2013 e 842/2021, definindo como bicicletas elétricas os veículos com potência nominal máxima de até 350 watts, velocidade máxima de 25 km/h e dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, além de outras minúcias. Somente com tais características, as bicicletas elétricas podem trafegar em ciclovias e seus condutores estão dispensados de Carteira Nacional de Habilitação.
INSTITUIÇÕES DE INTERESSE
GT Bicicletas Elétricas da PNME
O GT Bicicletas Elétricas da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica atua nos temas de incidência política, pesquisa, fortalecimento da cadeia produtiva e empoderamento da sociedade civil. A UCB – União de Ciclistas do Brasil compõe o GT Bicicletas Elétricas.
CONTEÚDO SOBRE BICICLETAS ELÉTRICAS NO OBSERVABICI
O tema Bicicletas elétricas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE BICLETAS ELÉTRICAS
INSIRA BICICLETAS ELÉTRICAS
Notícias relacionadas
Lei aprovada regulamenta uso de bicicletas elétricas em Jaru com uso obrigatório de itens de segurança
Entrou em vigor no municio de Jaru, a Lei-3239 que regulamenta o uso de bicicletas elétricas ou motorizadas. Dentre as normas estabelecidas pela lei, a condução de bicicletas elétricas deve ser realizada por pessoas maiores continue lendo…
Como ocorre a mudança de hábitos – e o que isso tem a ver com mobilidade sustentável
É notório que cidades em todo o mundo precisam empreender esforços para que mais pessoas optem pelos meios mais sustentáveis de transporte – a caminhada, a bicicleta e o transporte coletivo – em detrimento de continue lendo…
Bicicleta elétrica não proporciona quantidade de exercício recomendada, diz estudo
Usuários de bicicletas elétricas não fazem a quantidade de exercício necessária por semana, além de serem mais propensos a sofrerem acidentes nas ruas. É o que mostra um estudo da Escola de Medicina de Hanover, continue lendo…
Alta velocidade de bicicletas elétricas em ciclovias preocupa pedestres
As tradicionais caminhadas ou corridas pela ciclovia ganharam uma companhia não tão agradável: as bicicletas elétricas, que podem atingir até 20 km/h. Mesmo com registros de acidentes, não há uma regulamentação para sanções contra quem continue lendo…
Mobilidade sustentável precisa-se. Urgentemente
À medida que se agravam os impactos das alterações climáticas, aumenta a pressão para reduzir as emissões de carbono. Abreviadamente, poder-se-á dizer que a receita para a mobilidade sustentável consiste na transferência do carro para continue lendo…
Bicicletários do transporte público vetam, em parte, bicicletas elétricas em SP
As bicicletas elétricas já estão por toda a parte e, em muitas regiões de São Paulo, compõem o cenário urbano da mobilidade. Apesar disso, elas não são bem-vindas em todos os bicicletários da região metropolitana, continue lendo…
Ciclistas que utilizam bicicletas elétricas pedalam distâncias maiores e com mais frequência
Uma pesquisa realizada com usuários da marca QWIC reforçou a tese de que ciclistas estão pedalando com mais frequência – e percorrendo distâncias maiores – após adquirirem uma bicicleta elétrica. O estudo acompanhou 3.318 pessoas continue lendo…
Bicicletas elétricas ultrapassam limite de velocidade
Os ciclomotores e as bicicletas elétricas têm deixado os pedestres com medo por causa da alta velocidade.
Capitais brasileiras organizam atividades no Dia Mundial sem Carro
No dia 22 é celebrado o Dia Mundial Sem Carro e, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, de 18 a 25 de setembro é comemorada a Semana Nacional do Trânsito. Com isso, organizações continue lendo…
Entidades apresentam propostas sobre mobilidade sustentável para as candidaturas
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, de 18 a 25 de setembro é comemorada a Semana Nacional do Trânsito, período este utilizado pela sociedade para a discussão de propostas para a melhoria do continue lendo…