Bicicletas elétricas

As bicicletas elétricas são uma tecnologia recente e em expansão que tem conseguido atrair usuários que não se satisfazem com a bicicleta convencional.

No mercado existe uma grande variedade de bicicletas dotadas de motor elétrico, seja de fábrica, seja adicionado posteriormente, muitas das quais constituem-se, na prática, como ciclomotores. Por causa disso, as bicicletas com motor elétrico têm gerado polêmicas e conflitos na sociedade.

Assim, para especificar o que é bicicleta elétrica, o Contran – Conselho Nacional do Trânsito editou as Resoluções 315/2009, 465/2013 e 842/2021, definindo como bicicletas elétricas os veículos com potência nominal máxima de até 350 watts, velocidade máxima de 25 km/h e dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, além de outras minúcias. Somente com tais características, as bicicletas elétricas podem trafegar em ciclovias e seus condutores estão dispensados de Carteira Nacional de Habilitação.


INSTITUIÇÕES DE INTERESSE

GT Bicicletas Elétricas da PNME

O GT Bicicletas Elétricas da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica atua nos temas de incidência política, pesquisa, fortalecimento da cadeia produtiva e empoderamento da sociedade civil. A UCB – União de Ciclistas do Brasil compõe o GT Bicicletas Elétricas.


CONTEÚDO SOBRE BICICLETAS ELÉTRICAS NO OBSERVABICI

O tema Bicicletas elétricas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE BICLETAS ELÉTRICAS

INSIRA BICICLETAS ELÉTRICAS

Notícias relacionadas

Em Niterói (RJ), ciclistas lançam propostas de mobilidade sustentável à candidatos

“A campanha já sugere um conjunto de propostas para as candidaturas. Em Niterói, vamos avaliar estas propostas e inserir outras demandas locais, algumas que já constam na ‘Carta-Compromisso pela Mobilidade Ativa‘, elaborada na campanha realizada continue lendo…

Leia mais

Niterói lança nesta quarta (7) a Campanha Mobilidade nas Eleições

Para que os benefícios sociais, ambientais e econômicos da mobilidade sustentável –  caminhada, transporte público e bicicleta – sejam reconhecidos pelo poder municipal, é necessário sensibilizar o conjunto de eleitores para apoiar candidaturas comprometidas com continue lendo…

Leia mais

Campanha ‘Mobilidade Sustentável nas Eleições’ é lançada

A campanha é de caráter nacional e em Niterói está sendo articulada pelo coletivo. É fundamental debater e discutir com as candidaturas, alternativas para a mobilidade urbana. Esta questão é ainda mais importante devido à continue lendo…

Leia mais

Ciclistas cobram de candidatos medidas de mobilidade sustentável

As Eleições 2020 são uma boa oportunidade para discutir ideias para os próximos anos. Pensando nisso, a Ciclofran (Associação dos Ciclistas de Franca) está promovendo a campanha “Mobilidade Sustentável nas Eleições”, em Franca. Apoiada pela continue lendo…

Leia mais

Tembici lança serviço de bicicletas elétricas compartilhadas no Rio

Cerca de quatro meses depois de anunciar ter recebido um aporte de 47 milhões de dólares, a startup brasileira Tembici lança o primeiro resultado desse investimento. A partir do próximo sábado, 26, a empresa coloca nas ruas do Rio de Janeiro suas continue lendo…

Leia mais

Evento debate eleições municipais e mobilidade sustentável em Caruaru

A Mobilicei, startup de mobilidade urbana, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, está promovendo na quarta-feira (23) um painel com especialistas para discutir as eleições municipais e a mobilidade sustentável. Entre os temas estão caminhabilidade, ciclomobilidade continue lendo…

Leia mais

Mobilidade sustentável nas eleições

As eleições municipais são uma ótima oportunidade para discutir o futuro das cidades. E a mobilidade urbana é uma questão central nesse debate sobre as cidades que queremos. Porque a mobilidade se relaciona com a continue lendo…

Leia mais

Quer mais mobilidade sustentável? Vamos pressionar os candidatos!

Organizações da sociedade civil que atuam em defesa dos pedestres, cadeirantes, ciclistas e do transporte público apresentam propostas para melhorar a mobilidade urbana em suas cidades. O objetivo é reunir e apoiar organizações de todo continue lendo…

Leia mais

Cresce o interesse pelas bicicletas elétricas

Os seis meses de pandemia deflagraram evidentes mudanças no cotidiano, com o esvaziamento dos escritórios e o fechamento das áreas públicas de diversão, como os restaurantes, as salas de cinema e os estádios de futebol. continue lendo…

Leia mais

Mês da mobilidade: discussão em setembro vai além do Dia Mundial Sem Carro

Cada ano que passa o mês de setembro fica mais recheado de atividades que buscam conscientizar a população sobre a importância da mobilidade, com a discussão do papel de cada meio de transporte, relacionando seu continue lendo…

Leia mais
1 10 11 12 13