Bicicletas elétricas

As bicicletas elétricas são uma tecnologia recente e em expansão que tem conseguido atrair usuários que não se satisfazem com a bicicleta convencional.

No mercado existe uma grande variedade de bicicletas dotadas de motor elétrico, seja de fábrica, seja adicionado posteriormente, muitas das quais constituem-se, na prática, como ciclomotores. Por causa disso, as bicicletas com motor elétrico têm gerado polêmicas e conflitos na sociedade.

Assim, para especificar o que é bicicleta elétrica, o Contran – Conselho Nacional do Trânsito editou as Resoluções 315/2009, 465/2013 e 842/2021, definindo como bicicletas elétricas os veículos com potência nominal máxima de até 350 watts, velocidade máxima de 25 km/h e dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, além de outras minúcias. Somente com tais características, as bicicletas elétricas podem trafegar em ciclovias e seus condutores estão dispensados de Carteira Nacional de Habilitação.


INSTITUIÇÕES DE INTERESSE

GT Bicicletas Elétricas da PNME

O GT Bicicletas Elétricas da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica atua nos temas de incidência política, pesquisa, fortalecimento da cadeia produtiva e empoderamento da sociedade civil. A UCB – União de Ciclistas do Brasil compõe o GT Bicicletas Elétricas.


CONTEÚDO SOBRE BICICLETAS ELÉTRICAS NO OBSERVABICI

O tema Bicicletas elétricas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE BICLETAS ELÉTRICAS

INSIRA BICICLETAS ELÉTRICAS

Notícias relacionadas

Bicicletas elétricas ultrapassam limite de velocidade

Os ciclomotores e as bicicletas elétricas têm deixado os pedestres com medo por causa da alta velocidade.

Leia mais

Capitais brasileiras organizam atividades no Dia Mundial sem Carro

No dia 22 é celebrado o Dia Mundial Sem Carro e, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, de 18 a 25 de setembro é comemorada a Semana Nacional do Trânsito. Com isso, organizações continue lendo…

Leia mais

Entidades apresentam propostas sobre mobilidade sustentável para as candidaturas

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, de 18 a 25 de setembro é comemorada a Semana Nacional do Trânsito, período este utilizado pela sociedade para a discussão de propostas para a melhoria do continue lendo…

Leia mais

Pará: Campanha pela Mobilidade Sustentável teve a adesão de mais de 30 candidaturas

A Campanha pela Mobilidade Sustentável nas Eleiçōes no Pará em 2022, encabeçada por entidades como Coletivo ParáCiclo, Bike Anjo e Pedala Mana, realizou, neste domingo (18), na Praça da República, em Belém, mais uma ação continue lendo…

Leia mais

Curitiba faz Dia Sem Carro e anuncia bicicletas compartilhadas

A partir do próximo fim de semana Curitiba inicia a programação do Setembro da Mobilidade, com diversos lançamentos e ações que começam na sexta-feira que vem, e culmina com o Dia Sem Carro no dia continue lendo…

Leia mais

Próximo presidente pode economizar até R$12 bilhões por ano se incentivar a redução de velocidades nas vias urbanas brasileiras

Em um país onde 32 mil pessoas morrem por ano vítimas da violência do trânsito, as questões de segurança viária mereceram cinco propostas na carta. Entre elas, a revisão do Código de Trânsito Brasileiro – continue lendo…

Leia mais

Vem aí as eleições, mas cadê a mobilidade sustentável?

Por Kelly Fernandes. No início do mês de julho foi dada a largada das eleições no Brasil. Segundo o calendário do Tribunal Superior Eleitoral, os candidatos ao poder executivo estadual e federal precisam submeter seus continue lendo…

Leia mais

A mobilidade sustentável e seus desafios

Tema recorrente nas metrópoles, a solução para a mobilidade urbana sustentável desafia os gestores das grandes cidades, como Campinas, que, em breve, terá mais carros circulando pelas ruas do que habitantes. Afinal, a cidade possui continue lendo…

Leia mais

Campanha cobra candidatos às eleições 2022 por compromisso com mobilidade sustentável

A União de Ciclistas do Brasil (UCB), representante de organizações não governamentais, ciclistas e empresas, e outras quatro parceiras lançam a Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2022 para cobrar compromisso dos candidatos com temas de mobilidade continue lendo…

Leia mais

Carta aos presidenciáveis busca pacto pela mobilidade sustentável

Por Caio Guatelli. Um abaixo-assinado, promovido pela Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2022, pede aos candidatos a presidente da República que assinem um compromisso de governo com 16 ações para transformar a matriz de transporte continue lendo…

Leia mais
1 10 11 12 13 14 24