Economia
A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo econômico dominante restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.
Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.
CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA NO OBSERVABICI
O tema Economia consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE ECONOMIA
INSIRA ECONOMIA
Notícias relacionadas
Muitos empregos podem ser gerados com ciclovias, faixas de ônibus e calçadas recuperadas
O impacto do transporte motorizado, coletivo ou individual, sobre o clima já era conhecido. Movidos a combustíveis fósseis, eles respondem por quase um quarto das emissões brasileiras do setor de energia, em uma curva ascendente, continue lendo…
Cresce o interesse pelas bicicletas elétricas
Os seis meses de pandemia deflagraram evidentes mudanças no cotidiano, com o esvaziamento dos escritórios e o fechamento das áreas públicas de diversão, como os restaurantes, as salas de cinema e os estádios de futebol. continue lendo…
Em Brasília, a “capital do carro”, trabalhadores sofrem com má qualidade do transporte público
alta de mobilidade urbana em Brasília, agravada por redução de frota durante a pandemia, expõe ao contágio população que mora fora do Plano Piloto; densidade demográfica em Ceilândia é de 129 habitantes por hectare, enquanto continue lendo…
Magalu e Caloi lançam bicicleta de impacto social
Em um ano marcado pela pandemia da Covid-19 e pelo isolamento social, Magalu e Caloi, duas gigantes em seus respectivos setores, se juntaram para lançar a Essencial, modelo de bicicleta desenvolvido, fabricado e distribuído em continue lendo…
Dia Mundial Sem Carro: aderir à data faz bem pra você e pra sua cidade
O Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro, é uma oportunidade para que as pessoas reflitam sobre o uso de automóveis e motocicletas e se conscientizem sobre os efeitos do uso excessivo destes continue lendo…
No pós-pandemia, Lisboa constrói ciclovias e dá até 500 euros para compra de bicicletas
Capital verde europeia de 2020, Lisboa saiu do confinamento imposto pela pandemia do novo coronavírus apostando no deslocamento por bicicletas. Além de construir 16 novas ciclovias, a Câmara Municipal (equivalente à Prefeitura) criou um programa para continue lendo…
Venda de bicicletas disparou durante a pandemia
A venda de bicicletas disparou. Há até fabricantes que tiveram de contratar mais trabalhadores para dar resposta ao aumento da procura. O uso da bicicleta como forma de manter o distanciamento social tem sido benéfico continue lendo…
“Aumento de ciclistas impacta comércio e prática esportiva”
“É fácil de perceber um maior número de ciclistas nas vias públicas de Americana e região em meio à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). E esse fenômeno se reflete positivamente no comércio de bicicletas. continue lendo…
“A maior fabricante de bicicletas do mundo não dá conta da demanda atual”
Taichung, Taiwan – Porque as academias estão fechadas e poderíamos fazer um pouco mais de exercício; porque estamos evitando ônibus e trens; porque estamos precisando de atividades em grupo ao ar livre; ou talvez apenas continue lendo…
“Busca por seguro para bicicletas sobe 38% durante pandemia”
” Com a flexibilização das regras de isolamento social, disparou a busca por bicicletas para lazer, exercícios e mesmo para locomoção, na tentativa de evitar aglomerações nos transportes públicos. Com isso, a procura por seguros para bicicletas continue lendo…