|

SUS gastou R$ 15 milhões por ano em acidentes com ciclistas

O Sistema Único de Saúde (SUS) gastou R$ 15 milhões por ano, nos últimos dez anos, em tratamentos para ciclistas feridos em acidentes. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) mostra que o número de atendimentos hospitalares envolvendo esse tipo de ocorrência aumentou 57% no período analisado, passando de 1.024 em 2010 para 1.610 em 2019.

Os dados ainda revelam que, na última década, mais 13 mil ciclistas morreram após se envolverem em algum tipo de incidente, sendo atropelamentos a maioria deles (60%).

Antônio Meira Júnior, presidente da Abramet, defende que no trânsito o maior deveria sempre cuidar do menor; o motorista do carro deveria ter atenção redobrada em relação ao ciclista. No entanto, alerta que os ciclistas devem conhecer e cumprir as regras de trânsito: “Eles devem evitar transitar por vias que não oferecem infraestrutura adequada ou sem equipamentos de segurança previstos em lei, como proteção individual, lanternas, campainhas e espelhos retrovisores”.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *