Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo econômico dominante restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA NO OBSERVABICI

O tema Economia consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Brasil segue com tendência de país importador no mercado de bicicletas

O Brasil manteve a tendência de país importador no mercado de bicicletas durante o primeiro semestre deste ano. As importações representaram 98% dos recursos envolvidos nos primeiros seis meses de 2020, contra 2% das exportações. continue lendo…

Leia mais

Pesquisas indicam relação entre mobilidade ativa e comércio de rua

Além de proporcionar mais segurança para ciclistas e pedestres, o investimento na mobilidade ativa também pode ter impacto sobre o desenvolvimento do comércio de rua. Pesquisas recentes mostraram que comerciantes subestimam a quantidade de clientes continue lendo…

Leia mais

Ministério Público vai investigar denúncias de trabalho infantil como ciclista entregador para Uber, Rappi, IFood e 99

Matéria da Thomson Reuters Foundation escrita pelo repórter Fábio Teixeira publicada hoje informa que a principal procuradora do Ministério Público Federal para assuntos do trabalho infantil, Ana Maria Villa Real, planeja abrir investigação sobre a continue lendo…

Leia mais

Melhorias na mobilidade ativa das cidades está entre os projetos da nova turma do Google for Startups Accelerator

Tembici é uma das empresas que participa da nova turma do programa de aceleração do Google for Startups para fortalecimento de estratégias e crescimento nos próximos anos O Google for Startups Accelerator chegou à sua continue lendo…

Leia mais

Um milhão de franceses usaram subsídios para consertar bicicletas e evitar transporte público na pandemia

Mais de um milhão de ciclistas franceses usaram um subsídio de 50 euros (R$ 320) para consertar suas bicicletas velhas, como parte das medidas de combate ao coronavírus, e agora o governo quer que mais continue lendo…

Leia mais

Como financiar investimentos sustentáveis em cidades para retomada econômica pós-pandemia

As cidades estão no centro da crise da pandemia de Covid-19 e têm um longo caminho de recuperação pela frente. Com as eleições municipais inaugurando um novo ciclo de planejamento, é a hora de priorizar continue lendo…

Leia mais

O Brasil que pedala é, majoritariamente, negro

Dados compilados da pesquisa do perfil do ciclista brasileiro (2018) apontam que 57% dos ciclistas se declaram pardos ou pretos. Dados da pesquisa de perfil de ciclistas entregadores de aplicativo em São Paulo apontam que continue lendo…

Leia mais

Google Maps revela tendências de mobilidade e gastronomia no Brasil

Durante a quarentena, o trânsito teve uma queda considerável no Brasil. Segundo o Google Maps, houve uma queda de 40% nas buscas por rotas de transporte público, como ônibus e metrô, ao mesmo tempo em continue lendo…

Leia mais

Entregadores, a face visível e dura do capitalismo de plataforma

Ricky Ribeiro/Mobilize Brasil. Ouça no Boletim Mobilize #148. Eles são heróis da pandemia, mas trabalham até 18 horas por dia, sem contrato, sem salário ou qualquer garantia. O isolamento social causado pela pandemia do coronavírus continue lendo…

Leia mais

Trocar o carro pela bicicleta elétrica pode economizar mais de 12 mil reais ao ano

Sabe-se que uma das principais preocupações na hora de comprar uma bike elétrica é o custo. Diferente de bicicletas comuns, as elétricas são desenvolvidas, em sua maioria, como uma solução para a mobilidade urbana, com continue lendo…

Leia mais
1 30 31 32 33 34 46