Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo econômico dominante restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA NO OBSERVABICI

O tema Economia consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Venda de bicicletas aumenta em meio à pandemia e gera oportunidades

A produção e a venda de bicicletas têm crescido em ritmo acelerado no segundo semestre. De acordo com a Abraciclo, entidade que representa as fabricantes de veículos de duas rodas, 89,2 mil unidades foram montadas em setembro, continue lendo…

Leia mais

SUS gastou R$ 15 milhões por ano em acidentes com ciclistas

O Sistema Único de Saúde (SUS) gastou R$ 15 milhões por ano, nos últimos dez anos, em tratamentos para ciclistas feridos em acidentes. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) mostra continue lendo…

Leia mais

Ladeiras, chuva e desgaste físico: o que motiva entregador a pedalar 300 quilômetros por semana

O pedal pesa até o topo da Coronel Lucas de Oliveira. Ao chegar à esquina da Cabral, mais um impulso, e o entregador se põe em pé para alcançar a Casemiro de Abreu. Mesmo a continue lendo…

Leia mais

2020 é o ano das bicicletas elétricas

Quando a nossa equipe do iCities esteve em Lisboa, em 2019, encontrou uma verdadeira “ocupação” das ruas da capital portuguesa pelas bicicletas elétricas da Jump, marca da Uber que foi comprada pela Lime no último mês continue lendo…

Leia mais

Parcerias fazem o negócio da mobilidade acontecer

Podemos dizer que a indústria automotiva é um grande ecossistema, verticalizada, conhecedora do seu cliente – porém, com pouca adaptação do seu produto aos diferentes mercados. Temos nossa própria rede de fornecedores, concessionários, linha de continue lendo…

Leia mais

Mesmo após o fim da pandemia, você deixará cada vez mais o seu carro na garagem

Com a gradual retomada das atividades econômicas, nem parece que há alguns meses atrás ruas e avenidas de grandes cidades permaneceram praticamente sem tráfego mesmo nos horários de pico. Mas se os carros voltam o ocupar as continue lendo…

Leia mais

Exemplo de Fortaleza: O automóvel financiando a ciclomobilidade

Outro sinal de que Fortaleza escolheu, de fato, a ciclomobilidade como prioridade de gestão é a aprovação, em junho de 2018, de uma lei que destina toda a arrecadação de taxas cobradas pelo estacionamento rotativo continue lendo…

Leia mais

Agência de cicloturismo lança roteiro para iniciantes no interior de SP

Com dois dias de duração e 82 quilômetros, o roteiro Sua Primeira Viagem de Bicicleta percorre parte do ainda pouco conhecido Circuito das Frutas, desbravando o lado rural de cidades como Indaiatuba, Itupeva e Jundiaí, continue lendo…

Leia mais

Brasil gasta 132 bilhões por ano com acidentes de transporte

Relatório apresenta uma radiografia do problema no Brasil e traz propostas de soluções em nível nacional, estadual e municipal O país perdeu 479.857 vidas no trânsito entre 2007 e 2018. O custo desses acidentes chegou continue lendo…

Leia mais

Pesquisa mostra maior geração de emprego ao redor de ciclovias

As ciclovias instaladas em algumas cidades americanas melhoraram a economia das áreas vizinhas, segundo pesquisa publicada no primeiro semestre, feita totalmente antes da pandemia. No total, o estudo apresentado por pesquisadores da Portland State University e do continue lendo…

Leia mais
1 31 32 33 34 35 45