Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade

Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.

Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.

Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.


O Dia Sem Carro

A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.

No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.

Para saber mais:

A Semana da Mobilidade

A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.

O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).

Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
  • Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Publicações no Acervo (seleção)

Notícias relacionadas

Maio Amarelo: Reduzir os danos de sinistro no trânsito é reduzir velocidade

Assim, entendemos que o enfoque deva ser no desenvolvimento de cidades com mobilidade segura, um transporte seguro para todos os usuários das vias. Essa estratégia considera uma vulnerabilidade das pessoas às lesões graves no trânsito continue lendo…

Leia mais

Plano de Lula de incentivar carro popular prejudica os mais pobres

Por Roberto Andrés. Pacote que governo federal deve anunciar para incentivar produção de carros populares é mais um capítulo da longa lista de privilégios de que a indústria automobilística desfruta no Brasil, com impactos negativos continue lendo…

Leia mais

5 mitos sobre a redução de velocidades

Mas a população, em especial condutores, costuma rechaçar iniciativas que reduzam a velocidade — talvez por não perceber os benefícios dessas práticas —, o que faz do tema um tabu, também, entre governantes e outros continue lendo…

Leia mais

Esqueça o carro: 10 motivos para não incentivar a venda de automóveis

Por Kelly Fernandes. Automóveis não são capazes de garantir a livre circulação da população brasileira, portanto não deveriam ocupar espaço de destaque em políticas públicas e econômicas. Como justificativa, apresento dez argumentos. Primeiro deles está continue lendo…

Leia mais

Pedalar não é perigoso, o perigo reside em compartilhar as vias liberadas a motoristas velozes e furiosos

Por Renata Falzoni. Maio Amarelo é o mês daquele festival de campanhas, focadas em repetir regrinhas de boas maneiras estilo, “pedestre atravesse na sua faixa”, “motorista use cinto de segurança”, “motociclista use capacete”. O principal continue lendo…

Leia mais

SUVs estão cada vez mais perigosos para ciclistas, aponta estudo

As estradas dos Estados Unidos mostraram uma tendência a ficarem mais seguras depois que um pico de mortes no trânsito aconteceu em 2020. Entretanto, enquanto menos pessoas estão morrendo, as diminuições não estão afetando a continue lendo…

Leia mais

A culpa é dos pedestres

Por Gabriela Tenorio.  No meio do Plano Piloto de Brasília tem uma rodovia com 7 faixas: o Eixo Rodoviário (Eixão). Ele possui 13,5 Km de extensão, velocidade de 80 km/h e é ladeado por mais continue lendo…

Leia mais

Países que pagam para você trocar o carro por uma bicicleta

Atualmente, todos sabem que os carros são bastante importantes para a locomoção de toda população e facilita muito a vida da sociedade. Mas, é fato que os veículos também são altamente prejudiciais para o meio continue lendo…

Leia mais

Guerra contra carros: os países europeus que pagam para você usar bicicleta

De olho nas mudanças climáticas e planejando a mobilização urbana, alguns países oferecem subsídios que vão da compra de bicicletas a remuneração extra no salário no fim do mês para quem decide pedalar de casa continue lendo…

Leia mais

Rodoviarismo, a cara do Brasil

O fato é que, ao longo das décadas, as estradas não se somaram às ferrovias, mas as substituíram. O Brasil tem a quarta maior malha rodoviária do mundo, e 90% dos passageiros se deslocam por continue lendo…

Leia mais
1 3 4 5 6 7 20