Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade
Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.
Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.
Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.
O Dia Sem Carro
A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.
No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.
Para saber mais:
- Dia Mundial Sem Carro – Reportagem do Vá de Bike
- 22 de setembro – Dia Mundial sem Carrosil Escola – Reportade do Brasil Escola
- Dia Mundial Sem Carro – Verbete na Wikipedia: em português, inglês e espanhol
A Semana da Mobilidade
A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.
O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).
Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2020
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2021
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2022
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2023
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2024
Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro
- Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
- Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade
- Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
Publicações no Acervo (seleção)
- Máquina mortífera: carros, transporte urbano e poluição do ar (1996): Greenpeace
- Mobilidade Urbana – Medidas que desestimulam o uso do carro (2016): Greenpeace
- Apocalipse motorizado: a tirania do automóvel em um planeta poluído (2005): Ned Ludd
- Instrumentos de desestímulo ao uso do transporte individual motorizado: lições e recomendações (2011): IEMA – Instituto de Energia e Meio Ambiente
- Carrocracia: fluxo, desejo e diferenciação na cidade (2018): Marcelo de Trói
- Carrocracia – Audiovisual (2021): Ameciclo
Notícias relacionadas
Bicicletas x SUVs
Por Waldeck Ornélas. Somente ao longo dos últimos dez anos, Salvador começou a passar por notável transformação urbana. Trechos de ruas com piso compartilhado – sinalizando prioridade ao pedestre – foram implantados ao abrigo do continue lendo…
É hora da indústria de bicicletas evoluir além da cultura “tóxica” das corridas
Por Ron Frazelle. Esta será uma afirmação inflamatória: a cultura das corridas é tóxica e prejudicial para nossa indústria. É isso. Todos nós temos opiniões, e esta é a minha. Não estou dizendo que continue lendo…
Como atropelamento de cicloativista escancara a hostilidade do trânsito
O trânsito no final de ano pode ser especialmente caótico nas grandes cidades do país. Confraternizações, compras de Natal e preparativos para as festas e as férias escolares fazem com que todos peguem seus carros continue lendo…
Eletrificar a frota não significa ter mobilidade sustentável e justa para toda a sociedade
Adriana Marotti lembra que a preocupação deve ser com o transporte público de qualidade, integrado a outras formas ativas de mobilidade, como bicicleta e pedestres. A empresa NeoCharge publicou um levantamento que apontou que, entre continue lendo…
Autor descarta tecnologias ‘mágicas’ e reforça importância de bicicletas e transporte público
“Um absurdo inventado pelo marketing.” Assim o autor Peter Norton, um dos principais historiadores da indústria automobilística no planeta, avalia a afirmação de que carros “inteligentes”, sem motoristas, podem ajudar a solucionar problemas climáticos e de continue lendo…
Dia Sem Carros no Timor Leste
Vai celebrar-se no sábado, dia 25 de novembro, da 06h30 às 12h, o Dia Sem Carros, no âmbito da Comemoração do 48.º Aniversário da Proclamação da República Democrática de Timor-Leste, a partir do Ministério dos continue lendo…
Peter Norton desmonta (peça por peça) a ideia do carro high-tech
O historiador Peter D. Norton ficou conhecido nos Estados Unidos por revelar a incrível trama realizada pela indústria do automóvel no início do século 20 para que aquela inovação motorizada e assustadora fosse aceita pela continue lendo…
‘Imposto do pecado’, também poderá incidir sobre bicicletas,
O imposto seletivo, que está sendo discutido no âmbito da reforma tributária sobre o consumo no Legislativo — também chamado de “imposto do pecado”, pois sobretaxará cigarros e bebidas alcoólicas— também poderá incidir sobre outros continue lendo…
Balanço Semana Nacional de Trânsito: por que a ação não é suficiente para termos resultados efetivos?
Chegamos ao fim de mais uma Semana Nacional de Trânsito e o balanço de 2023 nos faz chegar a algumas conclusões. Este é um período do ano em que se incentiva a sociedade a falar continue lendo…
Carrodependência na mobilidade urbana penaliza pedestres e meio ambiente
O Brasil ocupa a sexta posição no ranking de países que mais venderam carros em 2022. Foram mais de 1,9 milhão de carros e comerciais leves comercializados no período. De acordo com o Ministério da continue lendo…