Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade
Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.
Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.
Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.
O Dia Sem Carro
A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.
No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.
Para saber mais:
- Dia Mundial Sem Carro – Reportagem do Vá de Bike
- 22 de setembro – Dia Mundial sem Carrosil Escola – Reportade do Brasil Escola
- Dia Mundial Sem Carro – Verbete na Wikipedia: em português, inglês e espanhol
A Semana da Mobilidade
A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.
O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).
Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2020
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2021
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2022
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2023
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2024
Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro
- Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
- Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade
- Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
Publicações no Acervo (seleção)
- Máquina mortífera: carros, transporte urbano e poluição do ar (1996): Greenpeace
- Mobilidade Urbana – Medidas que desestimulam o uso do carro (2016): Greenpeace
- Apocalipse motorizado: a tirania do automóvel em um planeta poluído (2005): Ned Ludd
- Instrumentos de desestímulo ao uso do transporte individual motorizado: lições e recomendações (2011): IEMA – Instituto de Energia e Meio Ambiente
- Carrocracia: fluxo, desejo e diferenciação na cidade (2018): Marcelo de Trói
- Carrocracia – Audiovisual (2021): Ameciclo
Notícias relacionadas
Aliança Bike: “Nota de repúdio às ‘piadas’ do humorista Murilo Couto”
Assistimos consternados a um trecho do stand up de comédia do humorista Murilo Couto em que este zomba e, pior, concorda com atropelamentos e mortes de ciclistas no Brasil. Nos últimos 10 anos, quase 14 mil ciclistas continue lendo…
UCB: “Atropelar ciclistas é crime: nota de repúdio ao humorista Murilo Couto”
Recentemente, recebemos um vídeo de um show “stand up comedy”, onde o humorista Murilo Couto ridiculariza ciclistas e afirma que motoristas de ônibus tem “razão para atropelar ciclistas, porque eles atrapalham, já que ônibus andam continue lendo…
Murilo Couto pode responder na justiça por enaltecer crime de trânsito
Alguns comediantes recorrem à polêmica para alcançar o sucesso. Ou ao humor de humilhação, para agradar a uma parcela de audiência sem precisar pensar muito. Ao que parece, são essas as premissas que norteiam o continue lendo…
CBC: “Nota de Repúdio – Manifestação a respeito das declarações do humorista Murilo Couto”
A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), vem à público manifestar seu repúdio às declarações proferidas pelo Sr. Murilo Couto durante um dos seus shows de stand up comedy, viralizado recentemente através de vídeo nas redes continue lendo…
Na Europa, em 2022, todos os carros terão limitadores de velocidade
Todos os carros novos vendidos a partir de 2022 na União Europeia serão equipados com dispositivos para evitar que os motoristas excedam os limites de velocidade. O limitador de velocidade integra uma série de recursos continue lendo…
Bicicletas elétricas superam carros elétricos no mundo todo
Os veículos zero emissão começam a se difundir pelo mundo, mas a forma de transporte sustentável ainda não é a mais popular do mundo. Os carros perdem para as bicicletas elétricas quando o assunto é popularidade. Os transportes de continue lendo…
Cidades precisam dispensar o carro para sobreviver, diz estudo
Para uma equipe de urbanistas e ambientalistas*, não há outra saída: As cidades devem se livrar dos carros para serem habitáveis no futuro. Em artigo científico, o grupo de pesquisadores levantou um dado alamante, que parece continue lendo…
UCB: “Nota Pública em Repúdio a campanha #99entrega”
A bicicleta é uma ferramenta de transformação social que estimula e democratiza o acesso à cidade de forma saudável, sustentável e econômica, viabiliza emprego e renda para muitas pessoas, dentre outras possibilidades educativas e de continue lendo…
Bicicletas cargueiras são a melhor solução em mobilidade para famílias e empresas
As cidades do futuro terão cada vez mais bicicletas e quem pedala já sabe. Basta lembrar da polêmica da semana envolvendo entregas, bicicletas e um aplicativo de mobilidade. São justamente as grandes empresas de logística continue lendo…
Sucesso dos veículos elétricos depende de mais infraestrutura
O Tecmundo noticiou há alguns dias o incômodo que os carros elétricos estão causando a motoristas nos Estados Unidos, a ponto de 20% deles voltarem aos modelos à gasolina, segundo pesquisa feita pela Universidade da Califórnia. O continue lendo…