Coronavírus e ciclomobilidade

A pandemia do coronavírus (Covid-19) tem provocado enormes impactos ambientais, sociais, econômicos, políticos psicológicos sobre indivíduos, famílias, nações e natureza. Todos os setores sociais e todas as esferas da cultura são chamadas, neste momento, e por prazo ainda indefinido, a contribuírem para evitar a propagação da doença.

Assim, a UCB – União de Ciclistas do Brasil, por meio do Observatório da Bicicleta, abre esta seção para informar, propiciar reflexão e atitudes e consultar a comunidade de ciclistas brasileiros a respeito.

Contribua com esta página enviando informações que contribuam com os ciclistas para que eles possam contribuir ainda mais neste momento.


Conheça e realize na sua cidade a Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis: incida sobre o poder público para a para a criação de medidas que facilitem o uso da bicicleta durante a pandemia – e após, na perspectiva de um legado positivo.


Informações oficiais sobre o coronavírus


Monitoramento de casos de coronavírus


Recomendações da ONU e OMS

  • ONU Habitat: recomendações Transporte Urbano COVID-19 para que o ciclismo e a caminhada sejam promovidos para reduzir o risco de disseminação do vírus e melhorar a saúde da população
  • OMS – Organização Mundial da Saúde: recomendações Movendo-se durante o surto de COVID-19 para andar de bicicleta e caminhar visando o distanciamento físico e a manutenção de exercícios físicos (docto direto aqui)

Checagem de notícias falsas


Posicionamentos de outras instituições cicloativistas

  • Bike Anjo: recomendação de isolamento e cancelamento de atividades da EBA – Escola Bike Anjo (ver lista de cidades)
  • Mobicicleta (Ribeirão Preto/SP): publicação do Manifesto Covid-19 e mobilidade ressaltando as vantagens da bicicleta para enfrentar a pandemia
  • Ameciclo (Recife/PE): publicação do A cidade que urge – Manifesto para retomada dos territórios urbanos, defendendo a mobilização de todos os ativos para a transformação da cidade em espaços mais humanos, democráticos e sustentáveis


Boas práticas de instituições cicloativistas

Conheça outras ações realizadas pelas organizações participantes Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis


Eventos sobre mobilidade e coronavírus

> Veja todos os eventos na Agenda:

> Insira seu evento na Agenda:

  • A Agenda da Ciclomobilidade é colaborativa. Insira seu evento neste Formulário.

> Eventos realizados selecionados:


Mercado



Acervo do ObservaBici (artigos, pesquisas etc.)


Opinião e dicas de blogueiros/as


Iniciativas de cidades brasileiras favoráveis à bicicleta

Observação: a suficiência, qualidade e efetividade destas iniciativas carecem de avaliação

  • Belo Horizonte/MG: planeja 30 km exclusivos para bicicletas e iniciou testes com marcações em pintura nas vias
  • Curitiba/PR: instalação de ciclofaixas temporárias e ampliação de calçadas
  • Fortaleza/CE: Plano de Mobilidade adaptado à convivência com a Covid-19 (também aqui)
  • Rio de Janeiro/RJ: estão sendo estudadas ciclorrotas experimentais para implementação na retomada das atividades
  • Vitória/ES: Prefeitura cria grupo de trabalho para discutir circulação na cidade após pandemia; Vitória promete mais nove ciclorrotas para reduzir aglomeração nos ônibus
  • São Paulo/SP: Prefeitura de SP autoriza uso de Fundo Municipal em corredores de ônibus e ciclovias para deixar deslocamentos mais seguros

………>> Conhece mais alguma iniciativa?
……………Informe para o ObservaBici

………>> Inscreva-se na Campanha Bicicleta
…………..para Futuros Possíveis
, que fornece
…………..assessoria para organizações
…………..de ciclistas demandarem às
…………..suas  prefeituras por medidas que
…………..facilitem a ciclomobilidade


Ciência


Pesquisas (para participar e conhecer)


Eventos de ciclomobilidade adiados


Trabalho


Esporte e lazer


Monitoramento internacional


Legado da pandemia para a ciclomobilidade


Notícias relacionadas

“Covid-19: Mapa mostra cidades abertas a pedestres e ciclistas”

“Várias cidades do mundo estão adotando inovações para controlar ou minimizar os efeitos da pandemia Covid 19 nas políticas de mobilidade urbana. O objetivo é oferecer alternativas ao transporte público, visto – neste momento – continue lendo…

Leia mais

Portugal: “Associação apresenta plano ao Governo para apoiar uso da bicicleta”

“A Associação Pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBI) apresentou ao Governo um plano de medidas para apoiar e estimular o uso dos modos ativos de deslocação como meio preferencial de transporte, após o período de continue lendo…

Leia mais

“Você deve usar uma máscara enquanto anda de bicicleta?”

“As máscaras se tornaram cada vez mais populares para uso fora de casa durante a pandemia. O governo brasileiro vem recomendando usar uma máscara facial, entretanto nos últimos dias a medida vem ganhando força de continue lendo…

Leia mais

“Nueva York prepara una reordenación urbanística sin precedentes para que las bicicletas tomen la ciudad tras el Covid-19”

“Llevamos semanas oyendo a políticos de todo el Mundo decir que la bicicleta podría ser decisiva como medio de transporte durante lo que dure la pandemia provocada por el Covid-19. Pero Nueva York podría ser continue lendo…

Leia mais

“300 milhões de euros para converter estradas em ciclovias em Paris”

“A capital francesa já está concretizando seu novo plano de mobilidade, com um gasto de 300 milhões de euros em 650 km de ciclovias temporárias e permanentes. Vale lembrar que a França foi um dos continue lendo…

Leia mais

“Petição online pede ciclofaixas provisórias durante pandemia, em Curitiba”

“Uma petição online está reunindo assinaturas para que seja feito um pedido à Prefeitura de Curitiba para a construção de ciclofaixas provisórias pela cidade durante a pandemia causada pela Covid-19. Segundo a petição, o momento continue lendo…

Leia mais

“Enquanto os impactos do novo coronavírus aumentam, a micromobilidade preenche espaços”

“Com uma pandemia global interferindo diariamente na rotina das pessoas, muitas coisas estão mudando – inclusive a maneira como estamos nos deslocando. Com o objetivo de ajudar as cidades a definirem suas infraestruturas e fortalecer continue lendo…

Leia mais

“Cali, na Colômbia, prioriza a bicicleta como transporte na retomada das atividades pós-coronavírus”

“Nesta segunda-feira, a prefeitura de Cali anunciou as medidas para retomar as atividades na cidade. Em relação ao transporte, de forma a continuar com o distanciamento social para evitar novos contágios, o uso da bicicleta continue lendo…

Leia mais

“Bicicleta como solução para o pós-pandemia do coronavírus”

“O medo da contaminação pelo coronavírus mudará a sociedade por muito tempo e será um problema a ser enfrentado mundialmente no pós-pandemia. E na mobilidade urbana ainda mais. Como já falamos, a tendência é que continue lendo…

Leia mais

“Bicicletas têm papel crucial na resiliência das cidades durante crise da Covid-19”

“Com o mundo buscando impedir a propagação da pandemia da Covid-19, o número de pessoas sob ordens de bloqueio total ou parcial chegou a 3,9 bilhões neste mês. Cidades reduziram operações de transporte público devido continue lendo…

Leia mais
1 39 40 41 42 43 45