Coronavírus e ciclomobilidade

A pandemia do coronavírus (Covid-19) tem provocado enormes impactos ambientais, sociais, econômicos, políticos psicológicos sobre indivíduos, famílias, nações e natureza. Todos os setores sociais e todas as esferas da cultura são chamadas, neste momento, e por prazo ainda indefinido, a contribuírem para evitar a propagação da doença.

Assim, a UCB – União de Ciclistas do Brasil, por meio do Observatório da Bicicleta, abre esta seção para informar, propiciar reflexão e atitudes e consultar a comunidade de ciclistas brasileiros a respeito.

Contribua com esta página enviando informações que contribuam com os ciclistas para que eles possam contribuir ainda mais neste momento.


Conheça e realize na sua cidade a Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis: incida sobre o poder público para a para a criação de medidas que facilitem o uso da bicicleta durante a pandemia – e após, na perspectiva de um legado positivo.


Informações oficiais sobre o coronavírus


Monitoramento de casos de coronavírus


Recomendações da ONU e OMS

  • ONU Habitat: recomendações Transporte Urbano COVID-19 para que o ciclismo e a caminhada sejam promovidos para reduzir o risco de disseminação do vírus e melhorar a saúde da população
  • OMS – Organização Mundial da Saúde: recomendações Movendo-se durante o surto de COVID-19 para andar de bicicleta e caminhar visando o distanciamento físico e a manutenção de exercícios físicos (docto direto aqui)

Checagem de notícias falsas


Posicionamentos de outras instituições cicloativistas

  • Bike Anjo: recomendação de isolamento e cancelamento de atividades da EBA – Escola Bike Anjo (ver lista de cidades)
  • Mobicicleta (Ribeirão Preto/SP): publicação do Manifesto Covid-19 e mobilidade ressaltando as vantagens da bicicleta para enfrentar a pandemia
  • Ameciclo (Recife/PE): publicação do A cidade que urge – Manifesto para retomada dos territórios urbanos, defendendo a mobilização de todos os ativos para a transformação da cidade em espaços mais humanos, democráticos e sustentáveis


Boas práticas de instituições cicloativistas

Conheça outras ações realizadas pelas organizações participantes Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis


Eventos sobre mobilidade e coronavírus

> Veja todos os eventos na Agenda:

> Insira seu evento na Agenda:

  • A Agenda da Ciclomobilidade é colaborativa. Insira seu evento neste Formulário.

> Eventos realizados selecionados:


Mercado



Acervo do ObservaBici (artigos, pesquisas etc.)


Opinião e dicas de blogueiros/as


Iniciativas de cidades brasileiras favoráveis à bicicleta

Observação: a suficiência, qualidade e efetividade destas iniciativas carecem de avaliação

  • Belo Horizonte/MG: planeja 30 km exclusivos para bicicletas e iniciou testes com marcações em pintura nas vias
  • Curitiba/PR: instalação de ciclofaixas temporárias e ampliação de calçadas
  • Fortaleza/CE: Plano de Mobilidade adaptado à convivência com a Covid-19 (também aqui)
  • Rio de Janeiro/RJ: estão sendo estudadas ciclorrotas experimentais para implementação na retomada das atividades
  • Vitória/ES: Prefeitura cria grupo de trabalho para discutir circulação na cidade após pandemia; Vitória promete mais nove ciclorrotas para reduzir aglomeração nos ônibus
  • São Paulo/SP: Prefeitura de SP autoriza uso de Fundo Municipal em corredores de ônibus e ciclovias para deixar deslocamentos mais seguros

………>> Conhece mais alguma iniciativa?
……………Informe para o ObservaBici

………>> Inscreva-se na Campanha Bicicleta
…………..para Futuros Possíveis
, que fornece
…………..assessoria para organizações
…………..de ciclistas demandarem às
…………..suas  prefeituras por medidas que
…………..facilitem a ciclomobilidade


Ciência


Pesquisas (para participar e conhecer)


Eventos de ciclomobilidade adiados


Trabalho


Esporte e lazer


Monitoramento internacional


Legado da pandemia para a ciclomobilidade


Notícias relacionadas

Governo peruano promoverá bicicletas para reduzir o uso do transporte de massa

Título original: O governo peruano anunciou que, nestes tempos de pandemia, será promovido o uso de bicicletas com faixas exclusivas como uma alternativa para reduzir o uso do transporte de massa “Na última semana de continue lendo…

Leia mais

“Câmara de Bruxelas cria mais ciclovia e zona pedonal”

“De uma das cidades mais congestionadas da Europa para uma das mais amigas da ciclovia e dos peões já apartir de meados de maio. Na estratégia para o desconfinamento e uma retoma da economia mais continue lendo…

Leia mais

“Barcelona prepara o desconfinamento com menos espaço para os carros e mais para peões e bicicletas”

“À medida que são aligeiradas as imposições de confinamento, cidades de todo o mundo estão a redistribuir o espaço público na procura de uma mobilidade urbana mais sustentável. Depois de Bogotá, Berlim, Bruxelas, Milão ou continue lendo…

Leia mais

“Bicicletas contra o vírus: a ideia francesa pós-confinamento”

“Depois de apostar uma corrida contra o alastramento do coronavírus, as autoridades francesas entraram numa nova disputa. O desafio agora é correr contra o tempo para que a população, ao sair do confinamento, a partir continue lendo…

Leia mais

“Nova York prevê fechar ruas para lazer e para manter distanciamento”

“O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, anunciou nesta segunda-feira (27) que vai fechar de 65 a 160 quilômetros de ruas da cidade para carros, além de ampliar calçadas e abrir ciclovias, com o continue lendo…

Leia mais

“No ‘novo normal’, a bicicleta e o andar a pé fazem parte da cidade”

“Com o pico da pandemia já lá atrás na curva, a Europa afectada pelo Covid-19 começa a pensar no regresso à normalidade ou, pelo menos, a uma nova normalidade. São vários os países que, com continue lendo…

Leia mais

“Como a bicicleta conquistará as cidades após o coronavírus “

“A crise do Covid-19 ou Coronavírus tem gerado mudanças em todo o mundo. Provavelmente muitos dos nossos hábitos devem ser impactados daqui para frente. E isso diz respeito inclusive às questões de mobilidade. Considerando-se o continue lendo…

Leia mais

“Más espacios para peatones y fomentar la bicicleta, propuestas de ecologistas”

“Disponer de más espacio público para los peatones o fomentar el uso de la bicicleta son algunas de las propuestas que Ecologistas en Acción y Fridays for Future trasladarán este miércoles al Ayuntamiento de Cuenca continue lendo…

Leia mais

“Bicicleta post Covid”

“Nuestro activismo histórico por la movilidad no contaminante, nos obliga abordar el tema en esta etapa crucial para la humanidad. Hemos tenido que caer al fondo con la pandemia para entender a la naturaleza y continue lendo…

Leia mais

“Covid-19: Mapa mostra cidades abertas a pedestres e ciclistas”

“Várias cidades do mundo estão adotando inovações para controlar ou minimizar os efeitos da pandemia Covid 19 nas políticas de mobilidade urbana. O objetivo é oferecer alternativas ao transporte público, visto – neste momento – continue lendo…

Leia mais
1 38 39 40 41 42 45