Coronavírus e ciclomobilidade

A pandemia do coronavírus (Covid-19) tem provocado enormes impactos ambientais, sociais, econômicos, políticos psicológicos sobre indivíduos, famílias, nações e natureza. Todos os setores sociais e todas as esferas da cultura são chamadas, neste momento, e por prazo ainda indefinido, a contribuírem para evitar a propagação da doença.

Assim, a UCB – União de Ciclistas do Brasil, por meio do Observatório da Bicicleta, abre esta seção para informar, propiciar reflexão e atitudes e consultar a comunidade de ciclistas brasileiros a respeito.

Contribua com esta página enviando informações que contribuam com os ciclistas para que eles possam contribuir ainda mais neste momento.


Conheça e realize na sua cidade a Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis: incida sobre o poder público para a para a criação de medidas que facilitem o uso da bicicleta durante a pandemia – e após, na perspectiva de um legado positivo.


Informações oficiais sobre o coronavírus


Monitoramento de casos de coronavírus


Recomendações da ONU e OMS

  • ONU Habitat: recomendações Transporte Urbano COVID-19 para que o ciclismo e a caminhada sejam promovidos para reduzir o risco de disseminação do vírus e melhorar a saúde da população
  • OMS – Organização Mundial da Saúde: recomendações Movendo-se durante o surto de COVID-19 para andar de bicicleta e caminhar visando o distanciamento físico e a manutenção de exercícios físicos (docto direto aqui)

Checagem de notícias falsas


Posicionamentos de outras instituições cicloativistas

  • Bike Anjo: recomendação de isolamento e cancelamento de atividades da EBA – Escola Bike Anjo (ver lista de cidades)
  • Mobicicleta (Ribeirão Preto/SP): publicação do Manifesto Covid-19 e mobilidade ressaltando as vantagens da bicicleta para enfrentar a pandemia
  • Ameciclo (Recife/PE): publicação do A cidade que urge – Manifesto para retomada dos territórios urbanos, defendendo a mobilização de todos os ativos para a transformação da cidade em espaços mais humanos, democráticos e sustentáveis


Boas práticas de instituições cicloativistas

Conheça outras ações realizadas pelas organizações participantes Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis


Eventos sobre mobilidade e coronavírus

> Veja todos os eventos na Agenda:

> Insira seu evento na Agenda:

  • A Agenda da Ciclomobilidade é colaborativa. Insira seu evento neste Formulário.

> Eventos realizados selecionados:


Mercado



Acervo do ObservaBici (artigos, pesquisas etc.)


Opinião e dicas de blogueiros/as


Iniciativas de cidades brasileiras favoráveis à bicicleta

Observação: a suficiência, qualidade e efetividade destas iniciativas carecem de avaliação

  • Belo Horizonte/MG: planeja 30 km exclusivos para bicicletas e iniciou testes com marcações em pintura nas vias
  • Curitiba/PR: instalação de ciclofaixas temporárias e ampliação de calçadas
  • Fortaleza/CE: Plano de Mobilidade adaptado à convivência com a Covid-19 (também aqui)
  • Rio de Janeiro/RJ: estão sendo estudadas ciclorrotas experimentais para implementação na retomada das atividades
  • Vitória/ES: Prefeitura cria grupo de trabalho para discutir circulação na cidade após pandemia; Vitória promete mais nove ciclorrotas para reduzir aglomeração nos ônibus
  • São Paulo/SP: Prefeitura de SP autoriza uso de Fundo Municipal em corredores de ônibus e ciclovias para deixar deslocamentos mais seguros

………>> Conhece mais alguma iniciativa?
……………Informe para o ObservaBici

………>> Inscreva-se na Campanha Bicicleta
…………..para Futuros Possíveis
, que fornece
…………..assessoria para organizações
…………..de ciclistas demandarem às
…………..suas  prefeituras por medidas que
…………..facilitem a ciclomobilidade


Ciência


Pesquisas (para participar e conhecer)


Eventos de ciclomobilidade adiados


Trabalho


Esporte e lazer


Monitoramento internacional


Legado da pandemia para a ciclomobilidade


Notícias relacionadas

“Bicicletarias em vários estados vão continuar abertas”

“Prefeitos e governadores de várias partes do país já vem reconhecendo a mecânica de bicicletas como um serviço essencial durante a pandemia, em atenção a um pedido formalizado pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas continue lendo…

Leia mais

Portugal: “Ciclistas querem corredores sanitários para bicicletas”

“A secção de Lisboa da MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta considera que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) deverá equacionar a implementação de infraestruturas temporárias de emergência (a que chama de “corredores continue lendo…

Leia mais

“Número de viagens das bicicletas ‘laranjinhas’ cai 75% em um mês”

” Em um mês, o número de viagens de usuários do Bike Pe, sistema de compartilhamento de bicicletas, caiu 75% nos três municípios com oferta do serviço no estado. O dado é da Secretaria de continue lendo…

Leia mais

Portugal: “Ciclovias instantâneas: uma ideia para experimentar durante a pandemia”

“A associação CICLODA propõe “que o plano de expansão da rede ciclável, que deverá atingir os 200 quilómetros em 2021, seja posto em prática imediatamente, através de ciclovias instantâneas”. O objectivo é seguir o exemplo continue lendo…

Leia mais

“São Bernardo do Campo fecha ciclovias, praças e ruas para aumentar isolamento social durante pandemia do coronavírus”

“A prefeitura de São Bernardo do Campo intensificou as restrições de circulação na cidade para aumentar o isolamento social durante a pandemia de coronavírus, nesta quinta-feira (9). Ruas, praças e ciclovias foram fechadas com fitas continue lendo…

Leia mais

“Ciclovia de Santos fica limitada apenas para os que utilizam bicicleta para trabalhar”

“Por causa do novo coronavírus e como medida para combater a proliferação do vírus, a Prefeitura de Santos proibiu a circulação de pessoas pelo calçadão da orla. A medida foi decretada na sexta-feira, 3, e tem validade de uma semana, continue lendo…

Leia mais

“Na contramão do Vai de Bike, Tembici pede para que usuários do BikePE fiquem em casa”

“Para incentivar as pessoas a ficar em casa neste período de afastamento social, a Tembici, empresa líder de micromobilidade na América Latina, e o Itaú Unibanco fazem campanha para que seus usuários não utilizem as continue lendo…

Leia mais

“Loja de bicicletas em Vitória faz reparos de graça para entregadores”

“Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://www.agazeta.com.br/es/gv/loja-de-bicicletas-em-vitoria-faz-reparos-de-graca-para-entregadores-0420 ou utilize os recursos oferecidos na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Rede Gazeta estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza continue lendo…

Leia mais

“De bicicleta, enfermeira entrega medicamentos para idosos em isolamento pelo coronavírus”

“Dizem que quem quer fazer, dá um jeito. É por isso que uma servidora da saúde pegou um capacete, luvas e uma mochila com medicamentos e saiu às ruas de bicicleta para entregar os remédios aos idosos que não podem sair de casa por conta do novo continue lendo…

Leia mais

“O direito de ir e vir em meio à pandemia”

“Novo coronavírus propicia reflexão sobre mobilidade, o valor da livre locomoção e desafios ambientais futuros para manter a boa qualidade do ar no pós-quarentena. Partindo sempre do pressuposto de que a nossa maior prioridade neste continue lendo…

Leia mais
1 41 42 43 44