Cicloturismo

O cicloturismo (viagem ou percurso urbano com intuito turístico ou contemplativo usando a bicicleta com modo de mobilidade) é uma atividade com clara e agradável interface com a ciclomobilidade.

Sua prática é aliada da sustentabilidade e promotora da economia de baixa escala, servindo de porta de entrada para o uso da bicicleta como modo de mobilidade e transporte.


INSTITUIÇÕES DE CICLOTURISMO

Clube de Cicloturismo do Brasil

O Clube busca difundir e qualificar o cicloturismo no Brasil e inspirar e orientar cicloviajantes através de orientações, palestras, eventos, pesquisas, assessoria e incidência política.

Observatório do Cicloturismo

Plataforma do Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo – Planett da UFRJ, reúne dados, monitora atividade e produz conhecimento sobre o cicloturismo no Brasil. O Observatório do Cicloturismo é apoiador institucional do ObservaBici e também está listado na seção Outros Observatórios.


Conteúdo sobre cicloturismo no ObservaBici

O tema Cicloturismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTURISMO

INSIRA CICLOTURISMO

Notícias relacionadas

Brasileiros usam a bicicleta (e muito talento) para documentar o país e o mundo

Juntando as cicloviagens de Beto Ambrósio, Fernando Biagioni e Israel Coifman, são mais de 110 mil km em cima da bike, distância que é superior a duas voltas pela Terra. Neste dia do ciclista e continue lendo…

Leia mais

Ciclofaixas aos domingos podem estimular turismo e uso de bicicletas em BH

Belo Horizonte deve ganhar 4km de ciclofaixas temporárias que ficarão disponíveis aos domingos. A iniciativa, que faz parte de um projeto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, procura contemplar o potencial de lazer ao continue lendo…

Leia mais

Política de Incentivo ao Cicloturismo no “Caminho de Cora Coralina” é sancionada

Foi sancionada pelo governador a Lei Estadual nº 21.542 (originalmente projeto de lei nº 4699/20), de autoria do deputado Coronel Adailton (PRTB), que recebeu o apensamento do projeto de lei nº 7517/21, assinado pelo parlamentar Bruno Peixoto continue lendo…

Leia mais

Os principais perigos do cicloturismo

Como tantas outras atividades, o cicloturismo também oferece riscos e, por isso, é preciso adotar medidas que reforcem a segurança dos praticantes. O principal perigo, claro, são os acidentes. Por mais que se busque estradas continue lendo…

Leia mais

Paraná ganha um novo circuito de cicloturismo

Projetado por um engenheiro e um arquiteto urbanista, o Anel do Pinhão é um novo circuito de cicloturismo de 230 km, compreendendo dez municípios da Região Metropolitana de Curitiba. O trajeto, que tem início e continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo é opção de roteiro em Caraguatatuba (SP)

O cicloturismo é uma opção alternativa de roteiro no Litoral Norte para quem busca contato com a natureza e atividades ao ar livre. Na região, há trilhas e circuitos de bicicleta feitos tanto nas cidades continue lendo…

Leia mais

Conheça as rotas do cicloturismo de Carlos Barbosa (RS)

Os amantes do pedal tem mais um motivo para visitar Carlos Barbosa. Desde 6 de março de 2022, o município conta com as rotas de cicloturismo e caminhadas. Destinos pensados para atrair turistas e apresentar continue lendo…

Leia mais

Joaçaba (SC) inicia projeto de cicloturismo no município

O cicloturismo é uma maneira saudável, econômica e ambientalmente amigável de se fazer turismo. Além disso, é uma atividade que reúne esporte, contato com a natureza e novas culturas, sendo praticado por pessoas das mais continue lendo…

Leia mais

Circuito de bike passa por 20 cidades da Serra da Mantiqueira

Ama andar de bike? Que tal fazer um passeio para contemplar as belezas  da Serra da Mantiqueira? Lançado em meados de 2021, o Circuito Serras Verdes de Cicloturismo é um roteiro que conecta 20 municípios continue lendo…

Leia mais

Onde pedalar em SP? Veja os melhores lugares

Se você precisa saber de lugares sobre onde pedalar em São Paulo, este post é pra você! Se está pensando em se aventurar com sua bike, mas quer indicações de lugares, vamos lá! A atividade continue lendo…

Leia mais
1 7 8 9 10 11 28