Cicloturismo

O cicloturismo (viagem ou percurso urbano com intuito turístico ou contemplativo usando a bicicleta com modo de mobilidade) é uma atividade com clara e agradável interface com a ciclomobilidade.

Sua prática é aliada da sustentabilidade e promotora da economia de baixa escala, servindo de porta de entrada para o uso da bicicleta como modo de mobilidade e transporte.


INSTITUIÇÕES DE CICLOTURISMO

Clube de Cicloturismo do Brasil

O Clube busca difundir e qualificar o cicloturismo no Brasil e inspirar e orientar cicloviajantes através de orientações, palestras, eventos, pesquisas, assessoria e incidência política.

Observatório do Cicloturismo

Plataforma do Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo – Planett da UFRJ, reúne dados, monitora atividade e produz conhecimento sobre o cicloturismo no Brasil. O Observatório do Cicloturismo é apoiador institucional do ObservaBici e também está listado na seção Outros Observatórios.


Conteúdo sobre cicloturismo no ObservaBici

O tema Cicloturismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTURISMO

INSIRA CICLOTURISMO

Notícias relacionadas

Busca por natureza na pandemia põe rotas de cicloturismo em alta

A vontade de retomar contato com a natureza na pandemia tem aumentado a demanda por passeios de bicicleta no país. Para atender à procura, operadoras estão criando ou customizando pacotes para famílias, reforçando destinos locais e roteiros continue lendo…

Leia mais

Niterói quer incentivar uso da bicicleta para o turismo

A Prefeitura de Niterói quer incentivar o uso da bicicleta para o turismo e busca saber o perfil do turista que usa esse tipo de transporte nos seus deslocamentos. O objetivo é desenvolver políticas públicas continue lendo…

Leia mais

Venâncio Aires cria rotas para pedaladas por áreas do interior

Serão disponibilizados oito trajetos. Informações sobre cada lugar poderá ser acessado pelo celular, por meio da leitura de QR Code. Um projeto da Administração Municipal de Venâncio Aires pretende incentivar os adeptos de pedaladas e continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo das Agulhas Negras discute retomada

O Conretur (Conselho Regional de Turismo da Região das Agulhas Negras), primeiro do gênero no estado do Rio de Janeiro (foi criado em 1997), realizou nesta quinta-feira (18) sua primeira reunião ordinária de 2021, após continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo: Socorro convida para pedalar e avistar lindas paisagens

De acordo com dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, as vendas aumentaram 87% desde o início da pandemia até começo de dezembro de 2020, se comparado com o mesmo período do ano anterior. continue lendo…

Leia mais

Goioerê tem potencial para entrar na rota de cicloturismo

Depois de conhecer alguns locais em Goioerê, entre eles, a Casa da Memória, conhecer cachoeiras e a cidade, Ivan Mendes se reuniu na manhã desta sexta-feira, 12, com o prefeito Betinho Lima e o secretário continue lendo…

Leia mais

Conheça as rotas para cicloturismo em Paty

Considerada uma das atividades mais seguras no período de pandemia, o ciclismo vem ganhando cada vez mais espaço no interior do Rio. A Prefeitura de Paty do Alferes, sul do estado, divulgou as rotas do continue lendo…

Leia mais

Cabreúva demonstra interesse em fazer integração com as Rotas de Cicloturismo de Itupeva

O prefeito Marcão Marchi, acompanhado da secretária de Agricultura, Cultura e Turismo, Valdirene Pavan, recebeu a visita da secretária de Cultura e Turismo de Cabreúva, Maria Daniela Paulino, e a diretora de Turismo, Thalita Marchiori. continue lendo…

Leia mais

Mercados próximos e cicloturismo estão na estratégia do Rio de Janeiro

A Setur-RJ anunciou uma série de medidas que compõem o Planejamento Estratégico 2021 do Turismo do Estado. Entre elas estão o investimento no Turismo de proximidade, com divulgação dos atrativos do Rio de Janeiro em São continue lendo…

Leia mais

Circuito de Cicloturismo das Frutas: nova rota com 432 quilômetros

O Circuito das Frutas, está preparando um projeto para incentivar o cicloturismo na região. A rota envolverá as cidade de Atibaia, Itatiba, Itupeva, Indaiatuba, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo e terá 432 quilômetros de extensão. continue lendo…

Leia mais
1 22 23 24 25 26 28