Cicloturismo

O cicloturismo (viagem ou percurso urbano com intuito turístico ou contemplativo usando a bicicleta com modo de mobilidade) é uma atividade com clara e agradável interface com a ciclomobilidade.

Sua prática é aliada da sustentabilidade e promotora da economia de baixa escala, servindo de porta de entrada para o uso da bicicleta como modo de mobilidade e transporte.


INSTITUIÇÕES DE CICLOTURISMO

Clube de Cicloturismo do Brasil

O Clube busca difundir e qualificar o cicloturismo no Brasil e inspirar e orientar cicloviajantes através de orientações, palestras, eventos, pesquisas, assessoria e incidência política.

Observatório do Cicloturismo

Plataforma do Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo – Planett da UFRJ, reúne dados, monitora atividade e produz conhecimento sobre o cicloturismo no Brasil. O Observatório do Cicloturismo é apoiador institucional do ObservaBici e também está listado na seção Outros Observatórios.


Conteúdo sobre cicloturismo no ObservaBici

O tema Cicloturismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTURISMO

INSIRA CICLOTURISMO

Notícias relacionadas

Circuito de bike passa por 20 cidades da Serra da Mantiqueira

Ama andar de bike? Que tal fazer um passeio para contemplar as belezas  da Serra da Mantiqueira? Lançado em meados de 2021, o Circuito Serras Verdes de Cicloturismo é um roteiro que conecta 20 municípios continue lendo…

Leia mais

Onde pedalar em SP? Veja os melhores lugares

Se você precisa saber de lugares sobre onde pedalar em São Paulo, este post é pra você! Se está pensando em se aventurar com sua bike, mas quer indicações de lugares, vamos lá! A atividade continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo – O Guia Completo, com Roteiros Nacionais e Internacionais

O cicloturismo é uma forma de turismo que vem crescendo cada vez mais. Se nunca ouviu falar da possibilidade de usar a bike para viajar, saiba que o cicloturismo conta com roteiros incríveis no Brasil. continue lendo…

Leia mais

Circuito de cicloturismo no RS é totalmente percorrido de bicicleta pela primeira vez

A quarta-feira, 27, teve boas condições meteorológicas para a conclusão de mais uma etapa do Circuito de Cicloturismo Raízes Coloniais do Vale do Rio Pardo. O grupo de santa-cruzenses, integrado por Carlos Corrêa, Giovane Faccin continue lendo…

Leia mais

Uso da bicicleta é tema de palestra no III Fórum Gramado de Estudos Turísticos

A Diretora Presidenta da União de Ciclistas do Brasil, a paraense Ruth Costa, é uma das palestrantes do Fórum Gramado de Estudos Turísticos abordando “Um potencial a ser explorado por empresas e destinos.” Por meio continue lendo…

Leia mais

De bike, pai e filho geólogos convidam público a experimentar o Geocicloturismo

Seja uma viagem casual ou para fins acadêmicos, modalidade de turismo para os amantes de pedais é alternativa sustentável que permite observar formação geológica do caminho. Milhares de quilômetros ficam para trás, enquanto à frente continue lendo…

Leia mais

Curitiba de bicicleta! Conheça roteiros para “desbravar” a cidade com segurança

Curitiba soma, atualmente, 208 km de ciclovias que cortam a cidade e oferecem a possibilidade de conhecer pontos importantes da capital do estado na força do pedal. A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude continue lendo…

Leia mais

Ponta Grossa lança nova rota de cicloturismo no domingo

Circuito das Nascentes’ tem 25 km em estradas rurais e passa até por dentro de um trecho rasinho do Rio Tibagi. Percurso segue da BR 376 até Itaiacoca, onde se encontra com a Ciclofaixa Estelio continue lendo…

Leia mais

Oficina de roteirização do circuito de cicloturismo aconteceu nas Agulhas Negras

A Oficina de construção do novo roteiro da Região das Agulhas Negras, focado no Cicloturismo será realizada hoje, a partir das 10 horas, em Penedo, na Pousada do Lago. A ADR Líder Vale Médio Paraíba continue lendo…

Leia mais

Caminhos do Xixá: Goiás lança nova rota de cicloturismo já integrada à Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso

O Caminho passa por três Áreas de Proteção Ambiental (APAs): o Parque Municipal da Represa, que é o ponto de partida, Olhos D’água e a Serra dos Gigantes. Ao longo da trilha, além de paisagens continue lendo…

Leia mais
1 8 9 10 11 12 28