UCB – União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil é a instituição que criou e mantém o Observatório da Bicicleta.

A UCB foi criada em 24/11/2007 e congrega instituições formais e informais de ciclistas e de outros ramos sociais, pessoas físicas e empresas privadas interessadas em promover o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte nas regiões urbanas e rurais.

A UCB tem por missão “contribuir nas pautas nacionais que dizem respeito a mobilidade por bicicleta através da incidência política e tornar-se referência nacional como entidade representativa da sociedade civil, congregando, articulando e mobilizando as iniciativas locais e com os demais setores sociais de âmbito nacional”.

A UCB atua através de Grupos de Trabalho, cuja produção está em integração constante com o Observatório da Bicicleta.

Conheça o funcionamento, atividades desenvolvidas e outras informações sobre a UCB no seu sítio eletrônico.


Conteúdo sobre UCB – União de Ciclistas do Brasil no ObservaBici

O tema UCB consta em Publicações e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Comissão vai debater redução da velocidade nas cidades para segurança de ciclistas

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados promove audiência pública na próxima terça-feira (20) para debater a redução de velocidades para automóveis nas cidades para garantir a segurança de pedestres bem como de ciclistas. continue lendo…

Leia mais

Comissão vai debater redução da velocidade para automóveis nas cidades para segurança de ciclistas

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados promove audiência pública na próxima terça-feira (20) [atualizado: dia 11/07, 10h] para debater a redução de velocidades para automóveis nas cidades para garantir a a segurança de continue lendo…

Leia mais

Debate das mudanças climáticas deve incluir uso de bicicleta

Em tempos de urgências climáticas no centro do debate, inclusive com Belém como sede do mais importante evento mundial sobre o clima, a COP 30 em 2025, esse meio de transporte se torna importante para continue lendo…

Leia mais

Ciclovias insuficientes complicam adesão à bicicleta em João Pessoa

Quilômetros de avenidas em todos os lados de João Pessoa ficam cada vez mais congestionados. Sobram veículos e falta paciência para os condutores. Atualmente, 304 mil carros e 142 mil motocicletas atravessam a cidade, conforme dados do Detran-PB (Departamento continue lendo…

Leia mais

Com 790 entidades, UCB assina manifesto pela correção da MP que esvaziou Ministério do Meio Ambiente

Movimentos sociais, associações, Organizações Não Governamentais (ONGs) e universidades pedem em manifesto que lideranças políticas em Brasília corrijam o texto aprovado na Câmara dos Deputados da Medida Provisória (MP) 1.154, que esvazia o Ministério do continue lendo…

Leia mais

Estratégia Nacional da Bicicleta lança documento

Demorou bem mais do que o esperado. Finalmente, após quatro anos de espera, foi publicado o Documento de Sistematização da Estratégia Nacional da Mobilidade por Bicicleta, texto que procura orientar as políticas públicas para o continue lendo…

Leia mais

Estratégia Nacional da Bicicleta é lançada na 1ª reunião Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana de 2023

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), a 5ª Reunião Ordinária do Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana, a primeira de 2023. Criado em 2021, o Fórum é presidido pelo Secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial da Bicicleta 2023: compilação de eventos, notícias e repercussão

Eventos de 2023 Os eventos alusivos ao Dia Mundial da Bicicleta 2023 serão listados a seguir: BH Bicifest 2023: 01-03/06/2023 – Belo Horizonte/MG Passeio Ciclistico World Bicycle Day 2023: 04/06/2023 – Brasília/DF Ciclo Gaia: 04/06/2023 continue lendo…

Leia mais

Seminários Técnicos CNM discute desafios da mobilidade urbana e transporte coletivo nos Municípios

Nesta quinta-feira, 11 de maio, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoveu mais uma edição dos Seminários Técnicos. Na oportunidade, os participantes abordaram os desafios e as perspectivas da mobilidade urbana nos Municípios brasileiros. O continue lendo…

Leia mais

Marcas da Devastação Rodoviarista

Por Uirá Lourenço. Sinto grande tristeza a cada árvore marcada que vejo. Na capital federal ‘moderna’ o retrocesso é bem evidente. Árvores são marcadas (numeradas ou pintadas com X) e depois cortadas em obras grandiosas continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 20