UCB – União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil é a instituição que criou e mantém o Observatório da Bicicleta.

A UCB foi criada em 24/11/2007 e congrega instituições formais e informais de ciclistas e de outros ramos sociais, pessoas físicas e empresas privadas interessadas em promover o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte nas regiões urbanas e rurais.

A UCB tem por missão “contribuir nas pautas nacionais que dizem respeito a mobilidade por bicicleta através da incidência política e tornar-se referência nacional como entidade representativa da sociedade civil, congregando, articulando e mobilizando as iniciativas locais e com os demais setores sociais de âmbito nacional”.

A UCB atua através de Grupos de Trabalho, cuja produção está em integração constante com o Observatório da Bicicleta.

Conheça o funcionamento, atividades desenvolvidas e outras informações sobre a UCB no seu sítio eletrônico.


Conteúdo sobre UCB – União de Ciclistas do Brasil no ObservaBici

O tema UCB consta em Publicações e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Ciclistas lançam manifesto para reduzir velocidade de veículos nas vias

Um grupo de ciclistas lançou, nesta quarta-feira (14), um o Manifesto pelo Readequação de Velocidade nas vias urbanas brasileiras, como uma ação do projeto chamado “Vias Seguras”. O objetivo da petição organizada pela União dos continue lendo…

Leia mais

Participe da consulta pública sobre a Estratégia Nacional da Bicicleta

O que é a consulta pública A Consulta Pública visa colher contribuições da sociedade sobre a Estratégia Nacional da Bicicleta, um amplo plano de ações até o ano de 2030, formulado por diversas organizações da continue lendo…

Leia mais

3 Ações para promover a bicicleta e a equidade no acesso à cidade no Brasil

O uso das bicicletas tem crescido nos últimos anos e alterado a paisagem nas grandes cidades do Brasil. Entre os fatores que podem ter contribuído para essa mudança, um dos mais evidentes é o investimento continue lendo…

Leia mais

Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2022: eventos e notícias

O Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro, teve início na França, em 1997, com o objetivo de alertar a sociedade para os impactos sociais e ambientais do uso excessivo do automóvel particular. No continue lendo…

Leia mais

Vem aí as eleições, mas cadê a mobilidade sustentável?

Por Kelly Fernandes. No início do mês de julho foi dada a largada das eleições no Brasil. Segundo o calendário do Tribunal Superior Eleitoral, os candidatos ao poder executivo estadual e federal precisam submeter seus continue lendo…

Leia mais

Campanha cobra candidatos às eleições 2022 por compromisso com mobilidade sustentável

A União de Ciclistas do Brasil (UCB), representante de organizações não governamentais, ciclistas e empresas, e outras quatro parceiras lançam a Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2022 para cobrar compromisso dos candidatos com temas de mobilidade continue lendo…

Leia mais

Dia Nacional do/a Ciclista 2022: eventos e notícias

O Dia Nacional do Ciclista foi instituído oficialmente pela Lei 13.508/2017. A data foi escolhida em função da morte do ciclista Pedro Davidson, no dia 19 de agosto de 2006 em Brasília/DF. A luta pela continue lendo…

Leia mais

Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições vai estimular candidaturas federais a incorporar o tema nos planos de governo

Começou no último dia 4 de julho a quarta edição da Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições, uma iniciativa conjunta da Associação G-14, Cidadeapé, Idec, Redes Vidas Ativas e UCB que visa obter comprometimento de candidaturas aos cargos federais no pleito continue lendo…

Leia mais

Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2022

As organizações UCB – União de Ciclistas do Brasil, Associação G-14, Cidadeapé, Idec e Redes Vidas Ativas estão promovendo a Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2022. Por meio de Carta Compromisso com a Mobilidade Sustentável, continue lendo…

Leia mais

Organizações podem receber R$ 3 mil para pautar a mobilidade sustentável nas eleições estaduais

A Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições vai selecionar organizações locais de até 17 estados brasileiros para realizarem aproximações e influenciar candidaturas a governador/a e a deputado/as de assembleias legislativas de forma a pautar a mobilidade sustentável nos continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 14