UCB – União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil é a instituição que criou e mantém o Observatório da Bicicleta.

A UCB foi criada em 24/11/2007 e congrega instituições formais e informais de ciclistas e de outros ramos sociais, pessoas físicas e empresas privadas interessadas em promover o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte nas regiões urbanas e rurais.

A UCB tem por missão “contribuir nas pautas nacionais que dizem respeito a mobilidade por bicicleta através da incidência política e tornar-se referência nacional como entidade representativa da sociedade civil, congregando, articulando e mobilizando as iniciativas locais e com os demais setores sociais de âmbito nacional”.

A UCB atua através de Grupos de Trabalho, cuja produção está em integração constante com o Observatório da Bicicleta.

Conheça o funcionamento, atividades desenvolvidas e outras informações sobre a UCB no seu sítio eletrônico.


Conteúdo sobre UCB – União de Ciclistas do Brasil no ObservaBici

O tema UCB consta em Publicações e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Ciclistas e pedestres no trânsito; romance policial brasiliense; Frente Parlamentar pelo Hip Hop

Ouça os episódios Bloco 1 – Feijoada Completa debate os principais desafios enfrentados por ciclistas e pedestres. A Câmara realizou audiência pública para discutir a mobilidade ativa, que é aquela realizada por ciclistas, pedestres, skatistas continue lendo…

Leia mais

Vítimas da insegurança, ciclistas querem ser vistos como parte do trânsito em Campo Grande

Comemorativo ou não, o Dia do Ciclista, celebrado neste sábado (19), tem sua força. Ao menos para quem usa a bicicleta como meio de transporte em Mato Grosso do Sul, a “briga” é para que continue lendo…

Leia mais

Especialistas defendem diminuição de velocidade das vias para garantir segurança de pedestres e ciclistas

Representantes do governo e de entidades ligadas à mobilidade ativa concordam que a principal forma de fazer com que as cidades sejam menos hostis a pedestres e ciclistas é a diminuição da velocidade das vias continue lendo…

Leia mais

Ciclismo: tudo sobre o esporte e locais imperdíveis para pedalar nas principais capitais do Brasil

Cada vez mais as pessoas têm consciência sobre a importância de praticar exercícios físicos para levar uma vida mais saudável. Nesse contexto, o ciclismo vem ganhando mais espaço, seja para lazer ou para competições de continue lendo…

Leia mais

Câmara estuda reduzir velocidade para 30 km/h em vias urbanas

A audiência pública, realizada no dia 11 de julho, contou com a participação dos representantes da União de Ciclistas do Brasil (UCB), do Associação de Ciclistas de Planaltina (DF), bem como da Comissão de Segurança continue lendo…

Leia mais

Dia Nacional do/a Ciclista 2023: eventos e notícias

O Dia Nacional do Ciclista foi instituído oficialmente pela Lei 13.508/2017. A data foi escolhida em função da morte do ciclista Pedro Davidson, no dia 19 de agosto de 2006 em Brasília/DF. A luta pela continue lendo…

Leia mais

Ciclistas esportivos pedem mudanças na legislação de trânsito

Representantes do ciclismo esportivo defenderam, em audiência da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (11), que os praticantes do esporte não sejam obrigados a usar ciclovias e que, nas vias onde elas continue lendo…

Leia mais

Comissão debate redução de limite de velocidade de carros nas cidades para segurança de ciclistas

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta terça-feira (11) para debater a redução do limite de velocidade dos automóveis nas cidades para garantir a segurança de pedestres e ciclistas. O continue lendo…

Leia mais

“Os sinistros de trânsito custam R$50 bilhões por ano para a sociedade brasileira”

Reduzir a velocidade nas vias é a bandeira da União de Ciclistas do Brasil (UCB). A organização tem destacado o número de vítimas por ano no País e os prejuízos econômicos e sociais que a continue lendo…

Leia mais

Organizações fazem propostas sobre mobilidade urbana para o PPA

O Plano Plurianual (PPA) é uma lei que define as diretrizes e os objetivos estratégicos de Governo, sugestões de mobilidade urbana incluem aluguel de ônibus elétrico para cidades e investimentos em bicicletas; a votação ficará continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 20