UCB – União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil é a instituição que criou e mantém o Observatório da Bicicleta.

A UCB foi criada em 24/11/2007 e congrega instituições formais e informais de ciclistas e de outros ramos sociais, pessoas físicas e empresas privadas interessadas em promover o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte nas regiões urbanas e rurais.

A UCB tem por missão “contribuir nas pautas nacionais que dizem respeito a mobilidade por bicicleta através da incidência política e tornar-se referência nacional como entidade representativa da sociedade civil, congregando, articulando e mobilizando as iniciativas locais e com os demais setores sociais de âmbito nacional”.

A UCB atua através de Grupos de Trabalho, cuja produção está em integração constante com o Observatório da Bicicleta.

Conheça o funcionamento, atividades desenvolvidas e outras informações sobre a UCB no seu sítio eletrônico.


Conteúdo sobre UCB – União de Ciclistas do Brasil no ObservaBici

O tema UCB consta em Publicações e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Participe do “Concurso de fotografias da UCB – Imagens Cíclicas”

Descrição da concurso O primeiro concurso de fotografias da UCB – União de Ciclistas do Brasil tem o objetivo de ampliar o banco de imagens para ilustrar as ações, projetos e campanhas desenvolvidas pela instituição. continue lendo…

Leia mais

Ciclistas esbarram em falta de estrutura, segurança e conexões para pedalar nas quebradas

Ao circular pelas ruas das periferias de São Paulo, é nítido o aumento de pessoas que estão utilizando a bicicleta. Por outro lado, há diversos fatores que contribuem ou atrapalham para que mais pessoas utilizem a bicicleta continue lendo…

Leia mais

Vamos de Bicicleta: é urgente reduzir o espaço para carros nas ruas

Nas últimas décadas, muitos municípios brasileiros passaram a investir em infraestrutura específica para quem anda de bicicleta. O aumento das ciclovias e ciclofaixas nas grandes cidades melhorou a mobilidade dessas pessoas. Mas segundo a cicloativista continue lendo…

Leia mais

Bicicletas Públicas Compartilhadas e Meio Ambiente

Por Victor Andrade, Jessica Lucena e Marcela Kanitz do LABMOB/UFRJ.  O agravamento de problemas ambientais e das mudanças climáticas torna urgente a necessidade de reavaliar hábitos e reconsiderar os impactos das ações humanas. Atualmente, os transportes continue lendo…

Leia mais

As chances das bikes na pandemia

A chegada do Corona Vírus ano passado trouxe junto alguns sinais de possíveis mudanças no trânsito que alterariam significativamente o comportamento dos usuários nas cidades. O trabalho em casa (online), a queda de uso do continue lendo…

Leia mais

UCB rebate piada de Murilo Couto sobre atropelar ciclistas: “Inadmissível”

Um vídeo de stand-up do humorista Murilo Couto que começou a circular nas redes está causando polêmica. Nele, o humorista brinca com a atividade e até com as roupas utilizadas para a prática, além de continue lendo…

Leia mais

Grupos de bike repudiam piada de humorista sobre atropelamento de ciclista

Uma piada de mau gosto gerou grande repercussão entre os grupo de praticantes de ciclismo do País. Após o humorista paraense Murilo Couto brincar com os atropelamentos de ciclistas, grupos de ciclistas se mobilizaram para continue lendo…

Leia mais

“Piada” de “humorista” sobre ciclistas é desumana, vil, odiosa e violenta

Por Diego Salgado. Meu maior receio no trânsito é ser atropelado por um ônibus, porque nós, ciclistas, precisamos conviver com isso todos os dias. Eis que essa situação tão desagradável foi parar na boca de continue lendo…

Leia mais

UCB: “Atropelar ciclistas é crime: nota de repúdio ao humorista Murilo Couto”

Recentemente, recebemos um vídeo de um show “stand up comedy”, onde o humorista Murilo Couto ridiculariza ciclistas e afirma que motoristas de ônibus tem “razão para atropelar ciclistas, porque eles atrapalham, já que ônibus andam continue lendo…

Leia mais

Murilo Couto pode responder na justiça por enaltecer crime de trânsito

Alguns comediantes recorrem à polêmica para alcançar o sucesso. Ou ao humor de humilhação, para agradar a uma parcela de audiência sem precisar pensar muito. Ao que parece, são essas as premissas que norteiam o continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 9