| | |

Vamos de Bicicleta: é urgente reduzir o espaço para carros nas ruas

Nas últimas décadas, muitos municípios brasileiros passaram a investir em infraestrutura específica para quem anda de bicicleta.

O aumento das ciclovias e ciclofaixas nas grandes cidades melhorou a mobilidade dessas pessoas. Mas segundo a cicloativista e jornalista Renata Falzoni, ainda falta um longo caminho para que pedestres e ciclistas recuperem o espaço urbano que foi perdido para os carros. Segundo ela, é urgente ter a coragem de tirar espaço viário dos carros, que foram roubados das pessoas, para devolver para o pedestre e pro ciclista.

A cidade de Fortaleza vem sendo apontada por especialistas como uma referência positiva aqui no Brasil. A capital cearense possui, hoje, trezentos e oitenta e seis quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em seu território.

O município também conta com quase duzentas estações de bicicletas compartilhadas, que podem ser utilizadas de graça, por até uma hora.

Mais de duzentas e sessenta mil pessoas fazem uso desse sistema para se deslocar, segundo a superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza, Juliana Coelho. Ela firma que é necessário colocar as ciclofaixas e as ciclovias pois é a partir daí que os ciclistas vão aparecer.

O município de Fortaleza também possui uma lei determinando que o dinheiro arrecadado pelos parquímetros, os estacionamentos pagos no centro da cidade, seja totalmente revertido na expansão da infraestrutura para bicicletas.

Se a construção de ciclovias e ciclofaixas permite que mais pessoas troquem o carro pela bike, as mulheres são as maiores beneficiadas nesse processo – especialmente, as de baixa renda. Quem afirma é Ruth Costa, diretora administrativa da União de Ciclistas do Brasil e idealizadora do projeto “Pedala, Mana!” em Belém do Pará. Ela conta que o projeto Pedala Mana é possível porque as meninas vão de bicicleta para as partidas de futebol do projeto, pois são mulheres de baixa renda que não têm condições de pagar o transporte público.

 

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

  • Veículo: Agência Brasil
  • Data de publicação original: 17/08/2021
  • Endereço: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2021-08/vamos-de-bicicleta-e-urgente-reduzir-o-espaco-para-carros-nas-ruas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *