Saúde

É notório que a saúde (estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças) é um dos benefícios do ciclismo, incluindo o praticado para mobilidade e transporte, tanto do ponto de vista individual quanto do ponto de vista da saúde pública.


DESTAQUES NO ACERVO

Contribua com o acervo

Insira conteúdo

Pesquise no Observatório

Pesquise

Notícias relacionadas

“OMS recomenda usar bicicleta durante a pandemia”

“Mesmo com todas as restrições que vêm sendo impostas para limitar contato físico e aumento do vírus, muita gente ainda precisa sair na rua e se deslocar até o trabalho. No infográfico divulgado pela agência, o ciclismo e a caminhada são defendidos como formas de limitar contato físico e prevenir a doença […].” ___ Leia continue lendo...…

Leia mais

“Há uma distância segura para pedalar, caminhar e evitar o coronavírus?”

“Uma equipe de pesquisadores belgas e holandeses publicou um relatório aconselhando corredores e ciclistas a tomarem cuidado extra quando passarem por outras pessoas, alertando-os de que gotículas respiratórias podem transportar o coronavírus para distâncias bem acima dos dois metros preconizados pelas autoridades de saúde. O trabalho aqueceu rapidamente um debate on-line sobre suas conclusões, especialmente continue lendo...…

Leia mais

Observatório reúne informações sobre coronavírus e mobilidade por bicicleta

A pandemia do Coronavírus (Covid-19) apresenta uma situação nova e desafiadora para toda sociedade, tanto para enfrentar o seu desenvolvimento quanto para a busca de transformações sociais que deixem a sociedade menos vulnerável para eventuais reincidências. Entretanto, a crise afeta a sociedade de maneira distinta, a depender da classe social, gênero, ocupação e condição física, continue lendo...…

Leia mais

“Ciclista italiano usa bicicleta para entregar remédios durante a pandemia”

“O ciclista italiano Davide Martinelli tem usado sua bicicleta para ajudar a entregar remédios para idosos e outras pessoas durante a pandemia do coronavírus. Ele realiza o ato solidário em Lodetto, cidade na região da Lombardia, no norte do país, e que não tem farmácias e supermercados, contando com população de apenas 1.500 pessoas […].” ___ Leia a continue lendo...…

Leia mais

“De bicicleta, empresário faz entrega gratuita de alimentos e remédios a moradores do grupo de risco em Ribeirão Preto”

“Em meio à pandemia do novo coronavírus, o empresário Renato Rodrigues Pereira encontrou uma maneira de dar sua contribuição para tentar frear o avanço da doença em Ribeirão Preto (SP). De bicicleta, ele entrega, de graça, alimentos e remédios a quem faz parte do grupo de risco e não pode sair de casa […].” ___ continue lendo...…

Leia mais

Portugal: “Ciclistas querem corredores sanitários para bicicletas”

“A secção de Lisboa da MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta considera que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) deverá equacionar a implementação de infraestruturas temporárias de emergência (a que chama de “corredores sanitários”) por forma a garantir maior segurança a quem opte pelos modos ativos de deslocação nestes tempos de pandemia de continue lendo...…

Leia mais

“De bicicleta, enfermeira entrega medicamentos para idosos em isolamento pelo coronavírus”

“Dizem que quem quer fazer, dá um jeito. É por isso que uma servidora da saúde pegou um capacete, luvas e uma mochila com medicamentos e saiu às ruas de bicicleta para entregar os remédios aos idosos que não podem sair de casa por conta do novo coronavírus. Cíntia do Rocio Costa, auxiliar de enfermagem da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, que fica no Centro de Curitiba, uniu continue lendo...…

Leia mais

“Países estudam ampliar ciclovias para combater coronavírus”

“Com o avanço da Covid-19 em todo o mundo, as restrições impostas à circulação de pessoas se tornam cada vez mais rigorosas. Especialistas defendem que o isolamento é a melhor forma de conter a disseminação em escala do vírus e, por isso, até mesmo as atividades físicas precisam ser feitas dentro de casa ou, no máximo, no quintal, continue lendo...…

Leia mais

“Em 10 anos, acidentes de trânsito custaram R$ 156 bilhões ao estado”

“Além deste custo incalculável, para o estado, acidentes de trânsito custam verba. De 2009 a 2019, foram gastos R$ 156,06 bilhões com acidentes, de acordo com um estudo da Confederação Nacional do Trânsito (CNT), divulgado na última terça-feira, 10. E de onde sai esse dinheiro? Sim, do meu e do seu bolso […].” ___ Leia a continue lendo...…

Leia mais

“Bogotá responde à pandemia com 76 km de ciclovias temporárias para reduzir aglomerações nos transportes públicos”

” Perante o cenário de pandemia e a necessidade de reduzir as aglomerações no sistema de transportes públicos, a cidade colombiana de Bogotá avançou com a criação de 76 quilómetros (km) de ciclovias temporárias. A medida, em vigor desde terça-feira, já contribuiu para uma redução de 42% no volume de passageiros transportados. […] .” ___ Leia continue lendo...…

Leia mais
1 2 3 4 5