Saúde

É notório que a saúde (estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças) é um dos benefícios do ciclismo, incluindo o praticado para mobilidade e transporte, tanto do ponto de vista individual quanto do ponto de vista da saúde pública.


DESTAQUES NO ACERVO

Contribua com o acervo

Insira conteúdo

Pesquise no Observatório

Pesquise

Notícias relacionadas

“Se não puder trabalhar de casa, use a bike para ajudar conter o coronavírus”

” O coronavírus avança no mundo e no Brasil. Por aqui, mesmo com 234 casos confirmados pelo Ministério da Saúde, a movimentação nas ruas segue inalterada. Em São Paulo, onde está a maior parte dos casos, o transporte coletivo teve um dia comum nesta segunda-feira (16), com vagões cheios no metrô e ônibus com alta continue lendo...…

Leia mais

“Bicicleta pode ser aliada na pandemia se houver atenção a desigualdades”

“Enquanto uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) é evitar aglomerações, São Paulo tem cerca de 22 milhões de pessoas vivendo na região metropolitana e grande parte passa horas no transporte público — pesquisa da Rede Nossa São Paulo de 2019 aponta uma média de 2 horas e 43 minutos. Prestes a relaxar continue lendo...…

Leia mais

“Dia mundial da bicicleta: OMS defende uso desse meio de transporte para atividades essenciais durante pandemia”

“Coletivo de Ciclistas de SJC destaca que o momento não é para uso da bicicleta como lazer nem prática esportiva. Nesta quarta-feira, 3 de junho, é celebrado o dia mundial da bicicleta, meio de transporte que vem ganhando destaque nos últimos tempos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou a defender o uso da bicicleta continue lendo...…

Leia mais

“Bicicleta e máscara: o jeito mais seguro de se locomover”

“Caminhada e bicicleta foram os modos abraçados por várias cidades do mundo para promover a mobilidade sustentável, durante e no pós-pandemia. No Brasil, algumas organizações vêm sugerindo a mesma política pública, que evitaria o uso excessivo do carro e os riscos de contaminações no transporte público. Para saber se essa alternativa deveria estar sendo considerada nas continue lendo...…

Leia mais

“Para não pedalar na rua, ciclistas investem em rolo de treino; veja dicas”

“Apesar de não ser proibido pedalar pelas ruas e estradas de São Paulo, por exemplo, com o isolamento social muitos ciclistas estão deixando de fazer exercícios ao ar livre, por acreditarem que fazer atividades físicas fora de casa é submeter a si mesmo e aos outros a um risco desnecessário. Além disso, muitos argumentam que, continue lendo...…

Leia mais

“Cómo el virus va a mutar nuestras ciudades”

“La cuarentena ha hecho emerger una ciudad nueva y más agradable: sin contaminación, sin ruido, donde se redescubre el barrio y el vecino, se valoran las tiendas cercanas, podemos teletrabajar. Pero muchas personas han sufrido viviendas estrechas y, con el desconfinamiento, la gente no cabe en las aceras, echa de menos más parques y tiene miedo continue lendo...…

Leia mais

Portugal: “Bloco [de esquerda] desafia Governo a dar um empurrão às bicicletas no pós-covid”

“O Bloco de Esquerda entregou esta segunda-feira no Parlamento um projecto de resolução que recomenda ao Governo acções concretas para estimular a mobilidade pedonal e ciclável no espaço urbano dos municípios portugueses. Os bloquistas consideram “muito curto” o desafio feito pelo ministro do Ambiente, Matos Fernandes, às autarquias, e pretendem que o executivo lance mão, continue lendo...…

Leia mais

“Você deve usar uma máscara enquanto anda de bicicleta?”

“As máscaras se tornaram cada vez mais populares para uso fora de casa durante a pandemia. O governo brasileiro vem recomendando usar uma máscara facial, entretanto nos últimos dias a medida vem ganhando força de lei no país por conta da evolução do numero de contágios na pandemia de Covid-19. No Rio de Janeiro por continue lendo...…

Leia mais

“Bicicleta como solução para o pós-pandemia do coronavírus”

“O medo da contaminação pelo coronavírus mudará a sociedade por muito tempo e será um problema a ser enfrentado mundialmente no pós-pandemia. E na mobilidade urbana ainda mais. Como já falamos, a tendência é que as pessoas fujam do que é coletivo. Ônibus e metrôs talvez nunca mais recuperem a demanda que tinham no pré-pandemia, continue lendo...…

Leia mais

“Coletivo de ciclistas percorre São Paulo levando kits de higiene para população de rua”

“O coletivo Bike System, criado há cinco anos para pensar a mobilidade urbana e levar música de graça para as ruas, se prepara para distribuir kits de higiene para a população em situação de rua. A equipe sai protegida com aventais recebidos como doação, máscaras e luvas. Nas ruas o clássico de Arnaldo Antunes popularizado continue lendo...…

Leia mais
1 2 3 4 5