| | | | |

Fietsgeluk: o conceito holandês de felicidade do ciclismo

Com uma população de mais de 17,5 milhões de habitantes e 23 milhões de bicicletassendo mais de três milhões delas elétricas —, a Holanda é uma referência quando o assunto é mobilidade e o desenvolvimento de localidades que priorizam os pedestres e ciclistas em seus projetos urbanos. Cerca de 27% de todas as viagens realizadas no país são feitas pedalando, anualmente são percorridos mais de 15,5 bilhões de quilômetros, apontam dados do governo da nação. Apesar do índice elevado, o objetivo é adotar iniciativas que estimulem ainda mais os municípios a transformarem seus espaços e darem mais lugar para o ciclismo como principal opção para o deslocamento entre trajetos curtos, de até 15 quilômetros.

Além dos benefícios já conhecidos e pesquisados da utilização dessa maneira de locomoção para melhorar a circulação e os congestionamentos nas cidades, o meio ambiente e a saúde física das pessoas, a Embaixada Holandesa de Ciclismo (DCE, da sigla em inglês), uma rede pública-privada que atua no fomento desse transporte e reúne experiências, conhecimento e especialistas na área, observa que vem ganhando visibilidade entre os planejadores e formuladores de políticas do país o conceito de fietsgeluk. O termo pode ser traduzido como “felicidade no ciclismo” e indica uma maior percepção das qualidades emocionais, sensoriais e sociais que a bicicleta oferece e que por décadas foram ignoradas.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *