Repositórios e buscadores científicos

Além do Acervo do ObervaBici, trabalhos acadêmicos, livros e artigos científicos estão disponíveis em em repositórios de bibliotecas universitárias, em bancos de dados de organismos de suporte acadêmico e científico e em revistas científicas, todos eles acessíveis por mecanismos de busca especializados.

O ObservaBici listou a seguir os principais repositórios, revistas e sistemas de busca de trabalhos acadêmicos brasileiros e também da América Latina e Portugal e sistemas.


REPOSITÓRIOS AMPLOS

Deposita

RCAAP

  • Conteúdo: o RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal reúne documentos científicos (teses, artigos, livros etc.) depositados nos vários repositórios institucionais de Portugal e do Brasil.
  • Mantenedor: Fundação para a Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

LA Referencia

  • Conteúdo: a LA Referencia – Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas é uma rede latinoamericana de repositórios de acesso aberto que contém publicações científicas e acadêmicas (teses, artigos, livros etc.) de países latinoamericanos.
  • Mantenedor: LA Referencia
  • Acesso: clique aqui

TESES E DISSERTAÇÕES

BDTD

Catálogo de Teses e Dissertações


PERIÓDICOS E LIVROS

Periódicos

SiELO

  • Conteúdo: a SciELO – Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica de artigos e periódicos científicos e acadêmicos de diversos países.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui

SiELO Livros

  • Conteúdo: a  SciELO Livros é uma biblioteca de livros livros acadêmicos de editoras universitárias e científicas.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui


BUSCADORES ESPECIALIZADOS

Oasisbr

  • Conteúdo: O Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica e acadêmica (teses, artigos, livros etc.) de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros.
  • Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

Google Acadêmico

  • Conteúdo: o Google Acadêmico é um sistema de busca específico para literatura acadêmica e científica (artigos, teses, livros, resumos etc.).
  • Mantenedor: Google
  • Acesso: clique aqui

Notícias relacionadas

Nove em cada dez brasileiros não acham seguro andar de bicicleta na cidade

As informações foram constatadas por uma pesquisa realizada pelo Instituto Real Time Big Data entre os dias 2 a 4 de maio de 2023. O levantamento foi divulgado pelo Fala Brasil deste sábado (13). A continue lendo…

Leia mais

Segurança de bicicletas nas cidades preocupa a maioria dos brasileiros

De acordo com uma pesquisa realizada pelo portal R7 em parceria com o Instituto Real Time Big Data, nove em cada dez brasileiros não se sentem seguros ao andar de bicicleta nas cidades. Essa preocupação continue lendo…

Leia mais

Instituto Aromeiazero divulga estudo sobre bicicletários

Com o objetivo de ampliar o número de vagas nos bicicletários das periferias de São Paulo e criar um modelo social que atenda às demandas dos territórios, o Instituto Aromeiazero lança, nesta quinta-feira, 04/05, o continue lendo…

Leia mais

Chamada para mapeamento de destinos brasileiros de cicloturismo

O Observatório do Cicloturismo, em parceria com a Aliança Bike e a Rede Trilhas, está realizando a atualização do mapeamento de destinos brasileiros de cicloturismo. A ideia é entender como a atividade evoluiu no país continue lendo…

Leia mais

Ciclovias crescem como alternativa de mobilidade sustentável nos campi da USP

Todos os dias, milhares de pessoas circulam pela Cidade Universitária, que sedia o campus da USP na capital. A mobilidade em um campus universitário de quase 3.700.000 metros quadrados de área pode se tornar um continue lendo…

Leia mais

UCI lança relatório com os impactos positivos gerados pelas provas de ciclismo

Para demonstrar os benefícios diretos que as provas de ciclismo trazem para as cidades onde os eventos são realizados, a UCI acaba de lançar um relatório com o balanço dos impactos econômicos e sociais dos continue lendo…

Leia mais

Boletim anual sobre o mercado de bikes elétricas revela recorde de unidades importadas e produzidas em 2022

  As bicicletas elétricas são cada vez mais frequentes nas ruas das grandes cidades, nas pistas, estradas e no sonho de muitos consumidores. Seguindo a tendência registrada nos últimos anos, o mercado de elétricas segue continue lendo…

Leia mais

Pesquisa quer mapear ciclistas fora do centro de São Paulo

Uma pesquisa sobre a circulação de bicicletas em São Paulo recebe até domingo (19) sugestões para os locais de contagem de ciclistas na capital. O objetivo é ter uma fotografia que represente o uso desse continue lendo…

Leia mais

Estado de SP registra quase uma morte de ciclista por dia em 2022, aponta levantamento

De acordo com os dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito (Infosiga), 357 ciclistas perderam a vida no estado no ano passado, o que representa quase uma morte por dia.Em 2021, foram continue lendo…

Leia mais

Porque é que nunca esquecemos como andar de bicicleta?

As experiências de vida e os factos “são um tipo de memória”. Andar de bicicleta é outro: “é uma habilidade, ou um padrão de movimento aprendido a que os neurologistas se referem como ‘memória processual’, continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 6 22