|

Ciclovias crescem como alternativa de mobilidade sustentável nos campi da USP

Todos os dias, milhares de pessoas circulam pela Cidade Universitária, que sedia o campus da USP na capital. A mobilidade em um campus universitário de quase 3.700.000 metros quadrados de área pode se tornar um desafio e por isso a Universidade tem o compromisso de oferecer formas alternativas de locomoção para todos os estudantes, funcionários e visitantes.

Além dos ônibus circulares, gratuitos aos portadores do Bilhete USP (Busp), o campus do Butantã conta com um sistema cicloviário, que foi inaugurado em janeiro de 2022, e, quando o projeto estiver completo, contará com mais 6 km de caminhos cicláveis, isto é, vias que entram no espaço das unidades e órgãos centrais. O sistema atualmente é composto de quase 30 km de ciclofaixas, interligadas ao município de São Paulo por meio dos portões 1 e 2.

Para Gabriel Tavares, estudante de Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e usuário da ciclovia, a construção de caminhos cicláveis é importante para os ciclistas não ficarem limitados às ciclofaixas somente nas grandes avenidas do campus: “Eu entrava pelo portão de pedestres da Av. Escola Politécnica e, como a ciclovia só segue o traçado das avenidas, eu cortava caminho por dentro da Poli para poder chegar até a ECA. Eu fazia esse trajeto por algumas ruas internas, ou pela calçada, e acho que fazer uma ciclovia paralela a um trajeto de pedestres, por exemplo, facilitaria para os ciclistas”, conta.

Para proporcionar mais segurança aos usuários, a implementação do sistema cicloviário trouxe novas medidas: o reforço da sinalização das vias, a redução da velocidade máxima para 40 km/h e a adoção de ciclofaixas com estacionamento paralelo de veículos — modelo já aplicado na Avenida Luciano Gualberto, que também será utilizado nas avenidas Lineu Prestes, Lúcio Martins Rodrigues e Mello Moraes. A Cidade Universitária também dispõe de diversos paraciclos próximos às unidades de ensino e de pontos muito movimentados, e conta com 17 pontos de aluguel de bicicletas espalhados pelo campus para todos que desejarem andar de bike pela Universidade.

Todas essas ações são fomentadas pela Prefeitura do Campus da Capital (PUSP-C) e Raquel Rolnik, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e prefeita do campus, acredita que as bicicletas podem ser motor para uma cidade mais sustentável e conectada.

[…]

 

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *