Repositórios e buscadores científicos

Além do Acervo do ObervaBici, trabalhos acadêmicos, livros e artigos científicos estão disponíveis em em repositórios de bibliotecas universitárias, em bancos de dados de organismos de suporte acadêmico e científico e em revistas científicas, todos eles acessíveis por mecanismos de busca especializados.

O ObservaBici listou a seguir os principais repositórios, revistas e sistemas de busca de trabalhos acadêmicos brasileiros e também da América Latina e Portugal e sistemas.


REPOSITÓRIOS AMPLOS

Deposita

RCAAP

  • Conteúdo: o RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal reúne documentos científicos (teses, artigos, livros etc.) depositados nos vários repositórios institucionais de Portugal e do Brasil.
  • Mantenedor: Fundação para a Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

LA Referencia

  • Conteúdo: a LA Referencia – Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas é uma rede latinoamericana de repositórios de acesso aberto que contém publicações científicas e acadêmicas (teses, artigos, livros etc.) de países latinoamericanos.
  • Mantenedor: LA Referencia
  • Acesso: clique aqui

TESES E DISSERTAÇÕES

BDTD

Catálogo de Teses e Dissertações


PERIÓDICOS E LIVROS

Periódicos

SiELO

  • Conteúdo: a SciELO – Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica de artigos e periódicos científicos e acadêmicos de diversos países.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui

SiELO Livros

  • Conteúdo: a  SciELO Livros é uma biblioteca de livros livros acadêmicos de editoras universitárias e científicas.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui


BUSCADORES ESPECIALIZADOS

Oasisbr

  • Conteúdo: O Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica e acadêmica (teses, artigos, livros etc.) de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros.
  • Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

Google Acadêmico

  • Conteúdo: o Google Acadêmico é um sistema de busca específico para literatura acadêmica e científica (artigos, teses, livros, resumos etc.).
  • Mantenedor: Google
  • Acesso: clique aqui

Notícias relacionadas

Quais são os países e cidades mais e menos amigos da bicicleta na Europa?

A utilização da bicicleta já é bastante popular em alguns países europeus, como os Países Baixos e a Dinamarca. A bicicleta tem também uma quota significativa entre os principais modos de transporte em alguns destes continue lendo…

Leia mais

Universidades dos EUA proíbem circulação de e-bikes

Diversas universidades dos EUA proibiram a circulação de e-bikes (bicicletas elétricas) e e-scooters (patinetes elétricos). As proibições estão relacionadas a principalmente dois problemas: segurança contra incêndios e colisões com pedestres. Algumas universidades determinaram proibições “severas” continue lendo…

Leia mais

Trânsito na ciclovia, um ótimo sinal

O transporte é a força vital das cidades, de casa para o trabalho, para a escola, academia, shopping… Todo esse movimento é o que abastece a nossa vida cotidiana e, à medida que as cidades continue lendo…

Leia mais

Millennials puxam o uso de bicicletas compartilhadas

O uso de bicicletas compartilhadas está cada vez maior no Brasil entre os Millennials. É o que diz a Tembici, empresa de mobilidade que realizou estudo com foco no uso de bikes compartilhadas por diferentes continue lendo…

Leia mais

Estudo mostra perfil, período e causa mais comum de mortes de ciclistas em acidentes de trânsito em Campinas

Maior parte das ocorrências foi no perímetro urbano e no sábado à noite. Homens representam quase a totalidade dos 106 óbitos entre 2010 e 2021. Dia Nacional do Ciclista é celebrado neste sábado (19), e continue lendo…

Leia mais

Uso de bicicletas elétricas do Tembici aumenta 16% na cidade de São Paulo

A quantidade de deslocamentos feitos por bicicletas elétricas compartilhadas do Tembici, do Itaú, passou de 2 444 984 de janeiro a julho de 2022 para 2 848 639 no mesmo período deste ano, numa alta continue lendo…

Leia mais

Comunidade UFPR pode emprestar bicicletas por um semestre

A comunidade da Universidade Federal do Paraná pode se inscrever, até domingo, 13 de agosto, no projeto CoolabBici, que realiza o empréstimo de bicicletas durante um semestre letivo. A iniciativa surgiu de uma demanda interna continue lendo…

Leia mais

São Paulo elabora sistema municipal de monitoramento de viagens em bicicleta

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Relações Internacionais (SMRI), lançou quinta-feira (10) a publicação “Plano de Monitoramento de Viagens em Bicicleta em São Paulo”. O continue lendo…

Leia mais

Vitória é destaque em estudo sobre malha cicloviária [dentre as capitais]

Um levantamento feito pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas revelou que Vitória tem 19,49 quilômetros de ciclovia para cada 100 mil habitantes. O resultado elencou a cidade como a 5ª capital do país em continue lendo…

Leia mais

Florianópolis lidera ranking de ciclovias e ciclofaixas por habitante [dentre as capitais]

Levantamento da Aliança Bike aponta que Capital superou a marca de 22km de malhas cicloviárias a cada 100 mil habitantes. Florianópolis é a capital brasileira que ocupa o primeiro lugar no ranking de ciclovias e continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 22