Repositórios e buscadores científicos

Além do Acervo do ObervaBici, trabalhos acadêmicos, livros e artigos científicos estão disponíveis em em repositórios de bibliotecas universitárias, em bancos de dados de organismos de suporte acadêmico e científico e em revistas científicas, todos eles acessíveis por mecanismos de busca especializados.

O ObservaBici listou a seguir os principais repositórios, revistas e sistemas de busca de trabalhos acadêmicos brasileiros e também da América Latina e Portugal e sistemas.


REPOSITÓRIOS AMPLOS

Deposita

RCAAP

  • Conteúdo: o RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal reúne documentos científicos (teses, artigos, livros etc.) depositados nos vários repositórios institucionais de Portugal e do Brasil.
  • Mantenedor: Fundação para a Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

LA Referencia

  • Conteúdo: a LA Referencia – Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas é uma rede latinoamericana de repositórios de acesso aberto que contém publicações científicas e acadêmicas (teses, artigos, livros etc.) de países latinoamericanos.
  • Mantenedor: LA Referencia
  • Acesso: clique aqui

TESES E DISSERTAÇÕES

BDTD

Catálogo de Teses e Dissertações


PERIÓDICOS E LIVROS

Periódicos

SiELO

  • Conteúdo: a SciELO – Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica de artigos e periódicos científicos e acadêmicos de diversos países.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui

SiELO Livros

  • Conteúdo: a  SciELO Livros é uma biblioteca de livros livros acadêmicos de editoras universitárias e científicas.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui


BUSCADORES ESPECIALIZADOS

Oasisbr

  • Conteúdo: O Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica e acadêmica (teses, artigos, livros etc.) de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros.
  • Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

Google Acadêmico

  • Conteúdo: o Google Acadêmico é um sistema de busca específico para literatura acadêmica e científica (artigos, teses, livros, resumos etc.).
  • Mantenedor: Google
  • Acesso: clique aqui

Notícias relacionadas

Lojistas: respondam a pesquisa anual da Aliança Bike

Desde 2018 a Aliança Bike realiza a Pesquisa Anual de Comércio Varejista de Bicicletas, buscando mostrar tendências, mudanças e perspectivas para o comércio varejista de bicicletas. Seguindo a tendência desde a pandemia de Covid-19, a continue lendo…

Leia mais

Cabo Verde: Turismo comunitário em bicicleta

“Cycling CV Tourism” é um projeto que usa o ciclismo para ajudar os turistas a conhecerem os bairros periféricos da Cidade da Praia, e ainda promove o turismo sustentável.

Leia mais

Ir de bicicleta ao trabalho melhora até a produtividade

Um estudo publicado no fim de 2021 pela Universidade de Darthmouth, nos Estados Unidos, revelou que colaboradores que vão ao trabalho de bicicleta podem ser mais produtivos. A pesquisa avaliou a rotina de 275 profissionais, continue lendo…

Leia mais

5 alternativas de mobilidade sustentável

Um dos principais desafios das grandes cidades, sem dúvidas, é o trânsito intenso. Para além dos congestionamentos causados pelo excesso de veículos, a poluição gerada por eles afeta diretamente a saúde e a qualidade de continue lendo…

Leia mais

Pesquisa britânica revela que um em cada três motoristas acredita que ciclistas deveriam ser banidos das vias públicas

Uma pesquisa realizada para o Panorama da BBC revelou que 33% dos 12.500 motoristas entrevistados acreditam que ciclistas não deveriam ser permitidos nas vias públicas e que estes deveriam ficar restritos às ciclovias e vias continue lendo…

Leia mais

Qual é o tamanho da economia compartilhada de bicicletas?

Segundo o levantamento, a maioria absoluta (95%) dos sistemas de compartilhamento de bikes no mundo foi lançada a partir de 2007. A ideia se popularizou a partir daquele ano por causa do lançamento do Vélib, continue lendo…

Leia mais

2ª Pesquisa de Avaliação do confirma bom desempenho do Observatório da Bicicleta – Edição 2022

Com o objetivo de averiguar os avanços e corrigir rumos do ObservaBici, foi realizada entre maio e julho de 2022 a 2ª Pesquisa Avaliação por Usuárias e Colaboradoras*. Assim como a 1ª Pesquisa, realizada em continue lendo…

Leia mais

Estudo compara o perfil de usuários de bicicletas compartilhadas

A Tembici encomendou o estudo Micromobilidade no sul global, que detalha o perfil de usuários de bicicletas compartilhadas. Segundo a pesquisa, compartilhar bike é uma alternativa ao trânsito de São Paulo. Para traçar o perfil continue lendo…

Leia mais

Por que não esquecemos como andar de bicicleta, segundo a ciência?

Em algum momento da vida você provavelmente já ouviu a expressão “é como andar de bicicleta” quando alguém quer passar a ideia de que você é capaz de lembrar de uma determinada atividade. E, bem, continue lendo…

Leia mais

Pesquisa propõe que população opine sobre uso de bicicletas em Pato Branco

Está sendo realizada, até o final do mês de outubro, uma pesquisa referente à mobilidade urbana sobre o uso de bicicletas e implantação de ciclovias no município. O objetivo do levantamento é compreender o comportamento, continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 17