Repositórios e buscadores científicos

Além do Acervo do ObervaBici, trabalhos acadêmicos, livros e artigos científicos estão disponíveis em em repositórios de bibliotecas universitárias, em bancos de dados de organismos de suporte acadêmico e científico e em revistas científicas, todos eles acessíveis por mecanismos de busca especializados.

O ObservaBici listou a seguir os principais repositórios, revistas e sistemas de busca de trabalhos acadêmicos brasileiros e também da América Latina e Portugal e sistemas.


REPOSITÓRIOS AMPLOS

Deposita

RCAAP

  • Conteúdo: o RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal reúne documentos científicos (teses, artigos, livros etc.) depositados nos vários repositórios institucionais de Portugal e do Brasil.
  • Mantenedor: Fundação para a Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

LA Referencia

  • Conteúdo: a LA Referencia – Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas é uma rede latinoamericana de repositórios de acesso aberto que contém publicações científicas e acadêmicas (teses, artigos, livros etc.) de países latinoamericanos.
  • Mantenedor: LA Referencia
  • Acesso: clique aqui

TESES E DISSERTAÇÕES

BDTD

Catálogo de Teses e Dissertações


PERIÓDICOS E LIVROS

Periódicos

SiELO

  • Conteúdo: a SciELO – Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica de artigos e periódicos científicos e acadêmicos de diversos países.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui

SiELO Livros

  • Conteúdo: a  SciELO Livros é uma biblioteca de livros livros acadêmicos de editoras universitárias e científicas.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui


BUSCADORES ESPECIALIZADOS

Oasisbr

  • Conteúdo: O Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica e acadêmica (teses, artigos, livros etc.) de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros.
  • Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

Google Acadêmico

  • Conteúdo: o Google Acadêmico é um sistema de busca específico para literatura acadêmica e científica (artigos, teses, livros, resumos etc.).
  • Mantenedor: Google
  • Acesso: clique aqui

Notícias relacionadas

Niterói de Bicicleta lança consulta pública para os ciclistas do município

A Coordenadoria Niterói de Bicicleta lançou uma consulta pública para os ciclistas da cidade. O órgão quer ter mais detalhes sobre como é a experiência dos niteroienses que pedalam pelas ciclovias do município. O objetivo continue lendo…

Leia mais

Pesquisa revela que uso de bicicleta aumenta produtividade

Uma pesquisa feita pela Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos, revelou que ir ao trabalho de bicicleta ou a pé deixa o dia mais produtivo do que os profissionais que usam o carro como meio continue lendo…

Leia mais

Mobilidade: bicicleta é dez vezes mais eficaz do que o carro elétrico

A nível global, apenas um em cada 50 novos carros eram totalmente elétricos em 2020. Mas mesmo que todos os automóveis fossem elétricos agora, ainda iria demorar 15 a 20 anos a substituir a frota continue lendo…

Leia mais

Uso da bicicleta está integrado à mobilidade urbana no mundo

Estudo intitulado “Colocando a Micromobilidade no Centro da Mobilidade Urbana”, que ouviu mais de 11 mil pessoas em dez países de alta renda na Europa, Ásia e América, constatou que 30% das pessoas já fazem continue lendo…

Leia mais

Bicicletas: desafio das capitais ainda é grande em relação à malha de ciclofaixas e ciclovias

Se a oferta de infraestrutura para bicicletas é ruim no Brasil, quando o recorte é feito sobre as capitais do País, fica ainda pior. Levantamento nacional aponta que existe uma média de 153 quilômetros de continue lendo…

Leia mais

Ciclovias incluídas: “IBGE faz pesquisa para avaliar infraestrutura das cidades e preparar Censo 2022”

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) iniciou nesta segunda-feira (20) a Pesquisa Urbanística de Entorno dos Domicílios, que investiga sobre a infraestrutura das cidades brasileiras e faz parte do Censo Demográfico que será continue lendo…

Leia mais

Aliança Bike divulga ranking de ciclovias e ciclofaixas entre as capitais brasileiras

Ciclovias e ciclofaixas são essenciais para promover o uso de bicicletas. Cidades que têm investido na malha cicloviária dedicada estão vendo crescer, ano após ano, o número de ciclistas nas ruas. Porém, como está a continue lendo…

Leia mais

64% dos portugueses quer e 55% vai substituir carro por bicicleta

Os portugueses (64%) querem substituir, gradualmente, o seu automóvel pela bicicleta, dos quais 55% assume que vai mesmo fazê-lo nos próximos anos, mas o perigo causado pelos carros, a inexistência de ciclovias e as distâncias continue lendo…

Leia mais

Quatro em cada dez brasileiros não sabem andar de bicicleta, revela Ipsos

Cerca de quatro em cada dez brasileiros (42%) não sabem andar de bicicleta. Os brasileiros também estão entre os que menos possuem bicicletas entre 30 países avaliados. Os dados são de uma nova pesquisa “Ciclismo continue lendo…

Leia mais

Brasileiros defendem uso de bicicleta para reduzir poluição e trânsito

A nova pesquisa “Ciclismo ao Redor do Mundo”, realizada pela Ipsos, revelou que 91% dos brasileiros defendem que o uso de bicicletas é importante para a redução de emissões de carbono. O Brasil aparece empatado continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 14