Repositórios e buscadores científicos

Além do Acervo do ObervaBici, trabalhos acadêmicos, livros e artigos científicos estão disponíveis em em repositórios de bibliotecas universitárias, em bancos de dados de organismos de suporte acadêmico e científico e em revistas científicas, todos eles acessíveis por mecanismos de busca especializados.

O ObservaBici listou a seguir os principais repositórios, revistas e sistemas de busca de trabalhos acadêmicos brasileiros e também da América Latina e Portugal e sistemas.


REPOSITÓRIOS AMPLOS

Deposita

RCAAP

  • Conteúdo: o RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal reúne documentos científicos (teses, artigos, livros etc.) depositados nos vários repositórios institucionais de Portugal e do Brasil.
  • Mantenedor: Fundação para a Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

LA Referencia

  • Conteúdo: a LA Referencia – Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas é uma rede latinoamericana de repositórios de acesso aberto que contém publicações científicas e acadêmicas (teses, artigos, livros etc.) de países latinoamericanos.
  • Mantenedor: LA Referencia
  • Acesso: clique aqui

TESES E DISSERTAÇÕES

BDTD

Catálogo de Teses e Dissertações


PERIÓDICOS E LIVROS

Periódicos

SiELO

  • Conteúdo: a SciELO – Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica de artigos e periódicos científicos e acadêmicos de diversos países.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui

SiELO Livros

  • Conteúdo: a  SciELO Livros é uma biblioteca de livros livros acadêmicos de editoras universitárias e científicas.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui


BUSCADORES ESPECIALIZADOS

Oasisbr

  • Conteúdo: O Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica e acadêmica (teses, artigos, livros etc.) de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros.
  • Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

Google Acadêmico

  • Conteúdo: o Google Acadêmico é um sistema de busca específico para literatura acadêmica e científica (artigos, teses, livros, resumos etc.).
  • Mantenedor: Google
  • Acesso: clique aqui

Notícias relacionadas

Citada como bom exemplo, Fortaleza desafia trânsito e transporte lotado

A capital cearense tem seguido à risca a receita para diminuir a dependência e o impacto dos carros no dia a dia da população. Tem corredor de ônibus moderno, bilhete único com integração, ciclovias perto continue lendo…

Leia mais

Índice mostra como capitais brasileiras lidam com a mobilidade urbana

O Índice Folha de Mobilidade Urbana surge a partir da necessidade de reunir e consolidar dados que possam servir de base para a produção de reportagens e, consequentemente, de tomada de decisões por parte do continue lendo…

Leia mais

Capitais estão longe do ideal de mobilidade sustentável

O Imus (Índice de Mobilidade Urbana Sustentável) é uma ferramenta concebida para avaliar simultaneamente o nível de mobilidade de uma cidade e quanto esta mobilidade atende aos princípios da sustentabilidade, isto é, as dimensões ambiental, continue lendo…

Leia mais

Folha de S.Paulo avalia a mobilidade no país

O jornal Folha de S.Paulo começou a publicar hoje (31) uma série de reportagens e indicadores sobre mobilidade urbana nas capitais brasileiras. A publicação é resultado de uma formação de jovens no Lab99, ação entre continue lendo…

Leia mais

Brasil ocupa o primeiro lugar no uso de bike-sharing na América Latina

A Tembici possui uma plataforma de bicicletas compartilhadas, entre os parceiros da startup estão o banco Itaú e o iFood.  Segundo o estudo sobre Micromobilidade no sul global feito pela empresa, foi identificado um aumento continue lendo…

Leia mais

Pesquisa: uso de bikes compartilhadas no Brasil aumentou 400% em 10 anos

O levantamento com panorama geral sobre o uso de bikes compartilhadas no continente, chamado “Micromobilidade no sul global”, mostrou um crescimento de 400% do uso de bicicletas compartilhadas na última década. O estudo apresentado pela continue lendo…

Leia mais

Participe do “Auto Desafio Intermodal Maio Amarelo 2022”

O que é o Auto Desafio Intermodal Maio Amarelo 2022 O Auto DI Maio Amarelo 2022 É uma atividade de aferição e comparação da eficiência das modalidades de mobilidade urbana no Brasil utilizando os dados continue lendo…

Leia mais

Participe da pesquisa “Qualidade de transporte por bicicleta em interseções de trânsito”

Descrição da pesquisa Pesquisa realizada para Tese de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (PPGAU/UFPB) com o objetivo de identificar a importância de fatores de segurança continue lendo…

Leia mais

A mobilidade ativa, na visão da Geração Z

Circular em São Paulo hoje pode ser uma experiência exaustiva. A cidade tem cerca de 12 milhões de habitantes e é o coração de uma região metropolitana com mais de 20 milhões de moradores, que continue lendo…

Leia mais

Praia Grande realiza pesquisa para implantação de Cicloturismo

Praia Grande realiza um mapeamento para a implantação do Cicloturismo na cidade. A ideia é que o município, que é o 4º destino mais procurado do Brasil, e o 2º do Estado, possa oferecer uma continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 14