Projetos e atividades vinculadas

O Observatório da Bicicleta, para o alcance dos seus objetivos, além de reunir informações produzidas alhures, busca identificar lacunas de conhecimento e aproveitar oportunidades para o desenvolvimento de atividades próprias de pesquisa, criação de metodologias, sensibilização e de outros tipos pertinentes.


Projetos em desenvolvimento pelo ObservaBici

  • Campanha MROSC no Cicloativismo: projeto aprovado pelo Edital Fundo OSC 05.2021 da Plataforma MROSC, visa conhecer a situação, produzir conhecimento e assessorar organizações cicloativistas a incidirem a favor o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade civil em seus municípios e estados
  • Campanha Petição Sinistros de Trânsito: levantamento de informações e formulação de petição para a substituição do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito no âmbito da administração pública, em atendimento à norma NBR 10697/2020 da ABNT
  • Análise de dados do Strava Metro: pesquisa, análise, criação de metodologia e geração de conhecimento sobre os dados de deslocamento de ciclistas obtidos dos utilizadores do aplicativo de treino Strava

Conteúdo sobre projetos no ObservaBici

O tema projetos (desenvolvidos pelo ObservaBici, pela UCB ou outras organizações cicloativisstas) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Bike-a-thon Cidade Tiradentes: ONG oferece mentorias e prêmios para iniciativas de bicicleta

As 4 selecionadas receberão apoio financeiro de R$4.000,00 para desenvolver suas ideias e projetos A bicicleta é uma ferramenta acessível e também o meio de transporte mais eficiente em distâncias de até 7 km. Potencializando continue lendo…

Leia mais

Semana do Caminhar 2021 celebra o caminhar e os espaços verdes pelas cidades

Organizada pelo SampaPé, quinta edição une diversas organizações de todo país para ressaltar importância dos espaços verdes e da natureza na cidade O uso de praças e o desejo por cidades mais verdes ficou ainda continue lendo…

Leia mais

Viver de Bike em Macaé: faça o curso e ganhe uma bicicleta!

ONG promove em parceria com a Ocyan, curso gratuito de mecânica, empreendedorismo e gestão financeira Segundo a pesquisa realizada pela Aliança Bikes com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o setor fabril continue lendo…

Leia mais

As chances das bikes na pandemia

A chegada do Corona Vírus ano passado trouxe junto alguns sinais de possíveis mudanças no trânsito que alterariam significativamente o comportamento dos usuários nas cidades. O trabalho em casa (online), a queda de uso do continue lendo…

Leia mais

UCB rebate piada de Murilo Couto sobre atropelar ciclistas: “Inadmissível”

Um vídeo de stand-up do humorista Murilo Couto que começou a circular nas redes está causando polêmica. Nele, o humorista brinca com a atividade e até com as roupas utilizadas para a prática, além de continue lendo…

Leia mais

Grupos de bike repudiam piada de humorista sobre atropelamento de ciclista

Uma piada de mau gosto gerou grande repercussão entre os grupo de praticantes de ciclismo do País. Após o humorista paraense Murilo Couto brincar com os atropelamentos de ciclistas, grupos de ciclistas se mobilizaram para continue lendo…

Leia mais

“Piada” de “humorista” sobre ciclistas é desumana, vil, odiosa e violenta

Por Diego Salgado. Meu maior receio no trânsito é ser atropelado por um ônibus, porque nós, ciclistas, precisamos conviver com isso todos os dias. Eis que essa situação tão desagradável foi parar na boca de continue lendo…

Leia mais

UCB: “Atropelar ciclistas é crime: nota de repúdio ao humorista Murilo Couto”

Recentemente, recebemos um vídeo de um show “stand up comedy”, onde o humorista Murilo Couto ridiculariza ciclistas e afirma que motoristas de ônibus tem “razão para atropelar ciclistas, porque eles atrapalham, já que ônibus andam continue lendo…

Leia mais

Murilo Couto pode responder na justiça por enaltecer crime de trânsito

Alguns comediantes recorrem à polêmica para alcançar o sucesso. Ou ao humor de humilhação, para agradar a uma parcela de audiência sem precisar pensar muito. Ao que parece, são essas as premissas que norteiam o continue lendo…

Leia mais

Ciclista passa por cima de carro estacionado em ciclofaixa

Na última segunda-feira (5), uma ciclista chilena se irritou com um carro estacionado de forma irregular em uma ciclovia, e acabou passando por cima do veículo com bike e tudo. Seu protesto e descontentamento foi continue lendo…

Leia mais
1 23 24 25 26 27 47