Projeto Expandindo o MROSC no cicloativismo
Apresentação
O Projeto Expandindo o MROSC no Cicloativismo foi desenvolvido pela UCB – União de Ciclistas do Brasil com o apoio do Edital Fundo OSC 05.2021 da Plataforma MROSC entre novembro de 2021 e setembro de 2022.
A partir de outubro de 2022, após o encerramento do contrato com a Plataforma MROSC, a UCB, voluntariamente, deu continuidade ao projeto sob a forma de Campanha MROSC no Cicloativismo.
Objetivos do projeto
- Difundir o MROSC entre as organizações da sociedade civil dedicadas à promoção da ciclomobilidade
- Levantar o conhecimento e a experiência do cicloativismo em relação ao MROSC
- Recolher e gerar conhecimento acerca do MROSC e colocá-lo à disposição do cicloativismo
- Assessorar e estimular organizações cicloativistas a acessarem os instrumentos do MROSC para a promoção da ciclomobilidade
- Assessorar e estimular as organizações cicloativistas a incidirem em favor do da regulamentação do MROSC em seus municípios e estados
- Contribuir para a melhoria da situação financeira das organizações cicloativistas
- Contribuir para o aprimoramento do MROSC e para o aperfeiçoamento das relações entre a sociedade civil e poder público
Atividades do projeto aprovadas pelo Edital
As atividades do Projeto Expandindo o MROSC no Cicloativismo aprovadas pela Plataforma MROSC foram as seguintes:
- Pesquisa: levantamento da situação do MROSC nos estados e em suas capitais através de questionário aberto para organizações cicloativistas visando conhecer o seu nível de conhecimento sobre o MROSC e sobre sua regulamentação nos seus estados e municípios. Mediante critérios, seleção do total de 10 organizações focais para entrevistas de profundidade.
- Engajamento focal: realizado com as mesmas 9 organizações entrevistadas, que participarão da Formação e receberão Assessoria para Petição. Participarão de grupo de comunicação com as mesmas para a continuidade dos trabalhos.
- Banco de Informações: pesquisa e seleção de bibliografia, audiovisuais, documentos, legislação e informações básicas sobre os estados e capitais, além das produções do Projeto. O Banco de Informações ficará público e disponível para qualquer visitante interessado.
- Formação: a) realização de Webinars sobre o MROSC com as 10 organizações focais em ambiente virtual de interação. A gravação será publicada com acesso aberto. b) elaboração de um Manual Instrutivo sobre o MROSC adaptado para a atuação de organizações cicloativistas.
- Assessoria para Petição: elaboração de modelos de petições formais, com as devidas instruções, para acionamento do órgão público competente de estados e de municípios e de modelos de PMIS – Procedimento de Manifestação de Interesse Social e assessoria para a atuação das organizações do Engajamento Focal. Os modelos poderão ser usados por qualquer interessado.
- Divulgação geral: ampla divulgação nas redes sociais e junto aos relacionamentos para que as organizações de ciclistas que não tiveram conhecimento até o momento, acessem e façam uso do Banco de Informações e da Assessoria para Petição de maneira espontânea.
Recursos financeiros do projeto
- Fonte dos recursos: Plataforma MROSC
- Valor do financiamento: R$ 18.000,00
Equipe do projeto
- Coordenação: André Geraldo Soares
- Consultora de Pesquisa: Barbara Barbosa
- Consultor de Pesquisa: Yuriê Baptista César
- Consultor de Formação: Lucas Seara (parceria técnica com o Instituto OSC Legal)
Cronograma do projeto
- Desenvolvimento do projeto com apoio da Plataforma MROSC: dezembro de 2021 a setembro de 2022
- Continuidade da campanha de forma espontânea: a partir de outubro de 2022 (acessar aqui)
Desenvolvimento e resultados do projeto
O projeto cumpriu todas as atividades e entregou todos os produtos contratuais, que estão listados a seguir e podem ser acessados na página da Campanha MROSC no Cicloativismo.
- Relatório de Pesquisa O MROSC e as organizações cicloativistas
- Relatório de Entrevistas O MROSC e as organizações cicloativistas
- Webinar Pedalando com o MROSC: cicloativismo, associações e a Lei 13.019/2014
- Manual Pedalando com o MROSC: introdução à Lei 13.019/2014 para organizações cicloativistas
- Levantamento de informações sobre a regulamentação do MROSC em estados e capitais
- Guia Básico Incidência Cicloativista sobre o MROSC
- Bibliografia sobre o MROSC
- Suporte adicional de conhecimento e monitoramento para acessar o MROSC
Continuação do projeto sob a forma de Campanha CicloMROSC
A Campanha MROSC no Cicloativismo – CicloMROSC, permanece em execução como um desdobramento do Projeto Expandindo o MROSC no Cicloativismo.
A Campanha, além de conter os resultados do projeto e materiais de apoio adicionais, acolhe a participação de organizações interessadas no tema.
Apoio do projeto
O Projeto Expandindo o MROSC no Cicloativismo foi financiado pela Plataforma MROSC com fundos da União Europeia.
Notícias relacionadas
Semob inicia ciclo de discussões sobre Plano Cicloviário de Salvador
A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) iniciou, nesta quinta-feira (16), o ciclo de oficinas para debater o diagnóstico e propostas que devem ser contempladas no Plano Cicloviário de Salvador. A iniciativa é promovida em parceria continue lendo…
Consulta pública sobre o marco legal do transporte é aberta
O projeto que cria o Marco Legal do transporte público no Brasil, elaborado com ativa participação das empresas e de entidades do setor, chega agora à sua fase final antes de entrar em vigor. Após continue lendo…
Projeto de extensão convida usuários de bicicleta a debater acesso à UFT
O Grupo de Estudos em Desenvolvimento Urbano e Regional (Gedur) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT promove nesta terça-feira, dia 22 de novembro, uma roda de conversa sobre a mobilidade de usuários de continue lendo…
Nova pesquisa voltada para o sistema cicloviário inicia em Criciúma
Mais uma pesquisa do Plano de Mobilidade Urbana está disponível para a população criciumense. Desta vez, é voltada para os moradores que utilizam bicicleta e a rede cicloviária da cidade. A pesquisa está disponível em continue lendo…
População poderá votar em pesquisa melhor opção de construção da ciclovia no centro de Lucas do Rio Verde
Para incentivar o uso de um modal alternativo aos veículos no município, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, está realizando uma pesquisa com a continue lendo…
Banco do Brasil lança financiamento para bicicletas, patinetes e motos
O Banco do Brasil lançou esta semana o BB Crédito Mobilidade, linha de financiamento voltada para aquisição de itens de mobilidade, como bicicletas, patinetes, scooters elétricas ou mecânicas e motos abaixo de 125 cilindradas. “Avaliamos continue lendo…
Dez cidades do mundo terão até US$ 1 milhão para investir em ciclovias
Nesta segunda-feira (10), a Bloomberg Philantropies lançou uma iniciativa mundial para apoiar 10 cidades no mundo todo que queiram investir em infraestrutura ciclável, segura e conectada, para estimular seus moradores a utilizarem a bicicleta como continue lendo…
Governo de Portugal deveria financiar a instalação de redes de bicicletas partilhadas, defende FPCUB
Para a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), os sistemas partilhados, quando bem dimensionados e instalados, podem ajudar a impulsionar a utilização da bicicleta em 1,5 a 3 pontos percentuais. Mais que continue lendo…
Banco do Brasil lança crédito para motos, bicicletas e patinetes
O Banco do Brasil lançou esta semana o BB Crédito Mobilidade, linha de financiamento voltada para aquisição de itens de mobilidade, como bicicletas, patinetes, scooters elétricas ou mecânicas e motos abaixo de 125 cilindradas. “Avaliamos continue lendo…