Políticas públicas

A mobilidade por bicicleta depende essencialmente de políticas públicas (decisões e ações tomadas pelos governos – nacionais, estaduais ou municipais – que visam aplicar os direitos sociais), as quais podem e devem ser vinculadas às diversas áreas da administração pública, tais como mobilidade, saúde e educação.

Grande parte do esforço reivindicatório da sociedade civil é dispendido na busca da aplicação de políticas públicas.


CONTEÚDO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS NO OBSERVABICI

O tema Políticas Públicas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE POLÍTICAS PÚBLICAS

INSIRA POLÍTICAS PÚBLICAS

Notícias relacionadas

Participe da “Pesquisa Pública para a Estratégia Nacional da Bicicleta”

Nome da pesquisa Pesquisa Pública para a Estratégia Nacional da Bicicleta Instituição: Grupo Gestor da Estratégia Nacional da Bicicleta   Nome do pesquisador responsável Bruno Batista   Data do início da pesquisa 24/11/2020   Data continue lendo…

Leia mais

Ciclistas paranaenses enfrentam dificuldades nas estradas do estado

A bicicleta tem se tornado o principal meio de locomoção de muitos paranaenses que buscam economia financeira e mais sustentabilidade ambiental. No entanto, as pessoas que trocam os volantes pelas pedaladas ainda enfrentam vários obstáculos continue lendo…

Leia mais

Como financiar investimentos sustentáveis em cidades para retomada econômica pós-pandemia

As cidades estão no centro da crise da pandemia de Covid-19 e têm um longo caminho de recuperação pela frente. Com as eleições municipais inaugurando um novo ciclo de planejamento, é a hora de priorizar continue lendo…

Leia mais

Lançada a “Pesquisa Pública Estratégia Nacional da Bicicleta”

A promoção ao uso da bicicleta já está de olho em 2030. PARTICIPE e AJUDE A DIVULGAR! Diversas organizações lançam hoje (26 de novembro) uma pesquisa para a construção da Estratégia Nacional da Bicicleta. O continue lendo…

Leia mais

Ciclistas cobram R$ 949 mil na Lei Orçamentária Anual

Até 20 de novembro encerra a apresentação de emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021 na Câmara de Vereadores de Canoas. Após esse prazo, começam as análises e a aprovação (ou rejeição) de emendas, além continue lendo…

Leia mais

Mesmo após o fim da pandemia, você deixará cada vez mais o seu carro na garagem

Com a gradual retomada das atividades econômicas, nem parece que há alguns meses atrás ruas e avenidas de grandes cidades permaneceram praticamente sem tráfego mesmo nos horários de pico. Mas se os carros voltam o ocupar as continue lendo…

Leia mais

Exemplo de Fortaleza: No Recife, a bicicleta ainda é coadjuvante

Quando o assunto é ciclomobilidade, não é necessário sequer mostrar números para evidenciar a distância que separa o Recife, capital pernambucana, de Fortaleza, a capital do Ceará que, mesmo sendo nordestina, trabalha para virar a continue lendo…

Leia mais

Exemplo de Fortaleza: O automóvel financiando a ciclomobilidade

Outro sinal de que Fortaleza escolheu, de fato, a ciclomobilidade como prioridade de gestão é a aprovação, em junho de 2018, de uma lei que destina toda a arrecadação de taxas cobradas pelo estacionamento rotativo continue lendo…

Leia mais

Exemplo de Fortaleza: A revolução da ciclomobilidade

Um tapa na cara. Assim podem ser vistos os ensinamentos que Fortaleza, no Ceará, tem dado ao País em relação à mobilidade urbana, especialmente à ciclomobilidade. A capital cearense, diferentemente da pernambucana – embora nordestina continue lendo…

Leia mais

Artigo: Chegou a hora das bicicletas

Luis Antonio Lindau Recentemente um comercial foi proibido na televisão francesa por “descreditar o setor automobilístico” e “criar um clima de ansiedade”. Nele, um carro de luxo refletindo imagens que evocam congestionamentos, acidentes e poluição continue lendo…

Leia mais
1 16 17 18 19 20 22