Políticas públicas
A mobilidade por bicicleta depende essencialmente de políticas públicas (decisões e ações tomadas pelos governos – nacionais, estaduais ou municipais – que visam aplicar os direitos sociais), as quais podem e devem ser vinculadas às diversas áreas da administração pública, tais como mobilidade, saúde e educação.
Grande parte do esforço reivindicatório da sociedade civil é dispendido na busca da aplicação de políticas públicas.
CONTEÚDO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS NO OBSERVABICI
O tema Políticas Públicas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE POLÍTICAS PÚBLICAS
INSIRA POLÍTICAS PÚBLICAS
Notícias relacionadas
Participe da “Pesquisa Pública para a Estratégia Nacional da Bicicleta”
Nome da pesquisa Pesquisa Pública para a Estratégia Nacional da Bicicleta Instituição: Grupo Gestor da Estratégia Nacional da Bicicleta Nome do pesquisador responsável Bruno Batista Data do início da pesquisa 24/11/2020 Data continue lendo…
Ciclistas paranaenses enfrentam dificuldades nas estradas do estado
A bicicleta tem se tornado o principal meio de locomoção de muitos paranaenses que buscam economia financeira e mais sustentabilidade ambiental. No entanto, as pessoas que trocam os volantes pelas pedaladas ainda enfrentam vários obstáculos continue lendo…
Como financiar investimentos sustentáveis em cidades para retomada econômica pós-pandemia
As cidades estão no centro da crise da pandemia de Covid-19 e têm um longo caminho de recuperação pela frente. Com as eleições municipais inaugurando um novo ciclo de planejamento, é a hora de priorizar continue lendo…
Lançada a “Pesquisa Pública Estratégia Nacional da Bicicleta”
A promoção ao uso da bicicleta já está de olho em 2030. PARTICIPE e AJUDE A DIVULGAR! Diversas organizações lançam hoje (26 de novembro) uma pesquisa para a construção da Estratégia Nacional da Bicicleta. O continue lendo…
Ciclistas cobram R$ 949 mil na Lei Orçamentária Anual
Até 20 de novembro encerra a apresentação de emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021 na Câmara de Vereadores de Canoas. Após esse prazo, começam as análises e a aprovação (ou rejeição) de emendas, além continue lendo…
Mesmo após o fim da pandemia, você deixará cada vez mais o seu carro na garagem
Com a gradual retomada das atividades econômicas, nem parece que há alguns meses atrás ruas e avenidas de grandes cidades permaneceram praticamente sem tráfego mesmo nos horários de pico. Mas se os carros voltam o ocupar as continue lendo…
Exemplo de Fortaleza: No Recife, a bicicleta ainda é coadjuvante
Quando o assunto é ciclomobilidade, não é necessário sequer mostrar números para evidenciar a distância que separa o Recife, capital pernambucana, de Fortaleza, a capital do Ceará que, mesmo sendo nordestina, trabalha para virar a continue lendo…
Exemplo de Fortaleza: O automóvel financiando a ciclomobilidade
Outro sinal de que Fortaleza escolheu, de fato, a ciclomobilidade como prioridade de gestão é a aprovação, em junho de 2018, de uma lei que destina toda a arrecadação de taxas cobradas pelo estacionamento rotativo continue lendo…
Exemplo de Fortaleza: A revolução da ciclomobilidade
Um tapa na cara. Assim podem ser vistos os ensinamentos que Fortaleza, no Ceará, tem dado ao País em relação à mobilidade urbana, especialmente à ciclomobilidade. A capital cearense, diferentemente da pernambucana – embora nordestina continue lendo…
Artigo: Chegou a hora das bicicletas
Luis Antonio Lindau Recentemente um comercial foi proibido na televisão francesa por “descreditar o setor automobilístico” e “criar um clima de ansiedade”. Nele, um carro de luxo refletindo imagens que evocam congestionamentos, acidentes e poluição continue lendo…