Políticas públicas

A mobilidade por bicicleta depende essencialmente de políticas públicas (decisões e ações tomadas pelos governos – nacionais, estaduais ou municipais – que visam aplicar os direitos sociais), as quais podem e devem ser vinculadas às diversas áreas da administração pública, tais como mobilidade, saúde e educação.

Grande parte do esforço reivindicatório da sociedade civil é dispendido na busca da aplicação de políticas públicas.


CONTEÚDO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS NO OBSERVABICI

O tema Políticas Públicas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE POLÍTICAS PÚBLICAS

INSIRA POLÍTICAS PÚBLICAS

Notícias relacionadas

Exemplo de Fortaleza: A revolução da ciclomobilidade

Um tapa na cara. Assim podem ser vistos os ensinamentos que Fortaleza, no Ceará, tem dado ao País em relação à mobilidade urbana, especialmente à ciclomobilidade. A capital cearense, diferentemente da pernambucana – embora nordestina continue lendo…

Leia mais

Artigo: Chegou a hora das bicicletas

Luis Antonio Lindau Recentemente um comercial foi proibido na televisão francesa por “descreditar o setor automobilístico” e “criar um clima de ansiedade”. Nele, um carro de luxo refletindo imagens que evocam congestionamentos, acidentes e poluição continue lendo…

Leia mais

Prefeitura de Lisboa dá reembolso de 500 euros para compra de bicicleta; faixa de carro e vagas viraram ciclovia

O transporte por bicicleta ganhou incentivo do município de Lisboa, capital de Portugal. Quem mora ou trabalha na cidade pode ganhar um reembolso de até 500 euros (cerca de R$ 3 mil) caso compre a continue lendo…

Leia mais

A mobilidade urbana como ferramenta de justiça social

A mobilidade urbana está relacionada com o deslocamento das pessoas e ao direito à cidadania e, juntamente com a acessibilidade, desempenha papel fundamental na promoção da igualdade social. Uma cidade mais justa deve estar acessível continue lendo…

Leia mais

Ações de mobilidade precisam de eleições ou pandemia para saírem do papel?

Na vida real, as obras viárias costumam ser as preferidas das candidaturas à reeleição. Asfaltamento e recapeamento sempre foram as “queridinhas”, pois demandam poucos investimentos e possuem grande visibilidade. Mas, quando os recursos financeiros permitem, continue lendo…

Leia mais

Contran detalha como devem ser campanhas de educação no trânsito em 2020

O Governo Federal publicou nesta quarta-feira (9) a resolução que referenda a portaria do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 194, de 6 de agosto de 2020, estabelecendo a mensagem, os temas e o cronograma continue lendo…

Leia mais

Semana Nacional do Trânsito 2020

A Semana Nacional de Trânsito (SNT), conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Ações em todo o país são realizadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito com o continue lendo…

Leia mais

Sistema Cicloviário de Emergência

O nosso problema é a “emergência”. Várias cidades no mundo entenderam a importância de fortalecer o Sistema Cicloviário, pois as pessoas precisam circular, trabalhar e principalmente evitar as aglomerações que são fatos nos transportes coletivos. continue lendo…

Leia mais

“Professor diz que esse é o momento perfeito para ciclistas cobrarem melhorias e mobilidade”

“De acordo com o professor, a discussão sobre mobilidade não diz respeito apenas a uma ação, mas um conjunto de atitudes que impactam toda a cidade e a prática do ciclismo é uma delas. “A continue lendo…

Leia mais

“No Dia Nacional do Ciclista, ciclistas mogianos pedem melhorias nas ciclovias da cidade”

“Hoje, 19 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Ciclista. Essa data, além de relembrar a morte do ciclista brasiliense Pedro Davison, que aos 25 anos, foi atropelado em 2006, enquanto pedalava no Eixo continue lendo…

Leia mais
1 15 16 17 18 19 20