Políticas públicas

A mobilidade por bicicleta depende essencialmente de políticas públicas (decisões e ações tomadas pelos governos – nacionais, estaduais ou municipais – que visam aplicar os direitos sociais), as quais podem e devem ser vinculadas às diversas áreas da administração pública, tais como mobilidade, saúde e educação.

Grande parte do esforço reivindicatório da sociedade civil é dispendido na busca da aplicação de políticas públicas.


CONTEÚDO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS NO OBSERVABICI

O tema Políticas Públicas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE POLÍTICAS PÚBLICAS

INSIRA POLÍTICAS PÚBLICAS

Notícias relacionadas

Ciclofaixas emergenciais trazem impacto positivo bilionário para a saúde

Ciclofaixas emergenciais foram uma solução rápida para promover o distanciamento social e melhorar a saúde da população. Uma nova pesquisa levantou em números os benefícios para as cidades. Foram mapeados 736 contadores em 106 cidades continue lendo…

Leia mais

MDR e parceiros abrem chamada pública para projetos de mobilidade urbana sustentável

Instituições vão oferecer apoio técnico a estados e municípios interessados em desenvolver projetos que contribuam para a redução de emissões de gases de efeito estufa e a inclusão social   Brasília (DF) – O Ministério continue lendo…

Leia mais

Pressione sua prefeitura para apresentar projetos cicloviários para a Chamada MDR

O que é a Chamada MDR A Chamada pública para projetos de mobilidade urbana sustentável é um processo seletivo para governos estaduais e prefeituras municipais (de municípios com mais de 500 mil habitantes) acessarem recursos continue lendo…

Leia mais

3 principais mudanças no CTB relacionadas aos ciclistas

No dia 12 de abril, entraram em vigor as alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A nova legislação, que era bastante aguardada, trouxe mudanças em vários pontos, como aumento dos prazos de validade da continue lendo…

Leia mais

O imperativo é pedalar

Aprume o guidão e ofereça garupa. A cidade que pedala tem o que comemorar, segundo a Prefeitura Municipal de Fortaleza, responsável pelo Programa de Expansão da Malha Cicloviária, a meta estabelecida pelo Plano Diretor Cicloviário continue lendo…

Leia mais

A bicicleta como método para voltarmos “ao normal” mais cedo

A pandemia mudou radicalmente a maneira como a sociedade contemporânea se comporta e enxerga o mundo. Do dia para noite, nos vimos obrigados a mudar completamente nossas rotinas e hábitos, principalmente os mais simples, como continue lendo…

Leia mais

Ciclistas reclamam de estrutura de ciclovias em Manaus

Ao andar por Manaus, não é difícil ver ciclistas se arriscando em meio aos carros, mesmo em vias com ciclovias. Principalmente quando estas não são encaradas como opção mais segura. A falta de interligação das continue lendo…

Leia mais

SSP lança projeto piloto voltado para segurança ciclistas de Salvador

Lançamento de circuitos exclusivos para os ciclistas com o acompanhamento policial e de setores da mobilidade urbana, reforço de policiamento nas ciclovias e o direcionamento de câmeras de videomonitoramento para essas áreas são algumas das continue lendo…

Leia mais

Do emergencial ao permanente: transformando a infraestrutura cicloviária para além da pandemia

Quando a pandemia de Covid-19 estourou, a preocupação com a transmissão do vírus no transporte coletivo levou muitas pessoas a optarem por outras alternativas de mobilidade – principalmente pedalar. A bicicleta ganhou popularidade tanto para uso recreativo continue lendo…

Leia mais

Bicicletas gratuitas a partir desta terça em Maricá

Maricá vai iniciar, na tarde desta terça-feira (9), a operação das bicicletas de uso gratuito, conhecidas como “vermelhinhas”, através da Empresa Pública de Transportes (EPT). Segundo a prefeitura, a solenidade está prevista para acontecer às 16h, na continue lendo…

Leia mais
1 12 13 14 15 16 20