Políticas públicas

A mobilidade por bicicleta depende essencialmente de políticas públicas (decisões e ações tomadas pelos governos – nacionais, estaduais ou municipais – que visam aplicar os direitos sociais), as quais podem e devem ser vinculadas às diversas áreas da administração pública, tais como mobilidade, saúde e educação.

Grande parte do esforço reivindicatório da sociedade civil é dispendido na busca da aplicação de políticas públicas.


CONTEÚDO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS NO OBSERVABICI

O tema Políticas Públicas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE POLÍTICAS PÚBLICAS

INSIRA POLÍTICAS PÚBLICAS

Notícias relacionadas

Frente Parlamentar da Bicicleta é aprovada na Câmara de Vereadores de Manaus

Lançada a partir do Projeto de Resolução do vereador Rodrigo Guedes (PSC), a Frente Parlamentar da Bicicleta e da Proteção e Defesa dos Direitos e Interesses dos Ciclistas foi discutida e aprovada na Câmara Municipal continue lendo…

Leia mais

Políticas públicas para bicicletas

Por Luciana Nicola. O prolongamento das medidas de restrição impostas pela pandemia, superada a marca de um ano de duração, provocou um fenômeno específico para a questão de mobilidade urbana. A diminuição de carros e continue lendo…

Leia mais

Foz do Iguaçu prevê chegar a 90 km de ciclovias interligando a cidade até 2024

Seguindo uma tendência mundial, a Prefeitura de Foz do Iguaçu tem apostado na ampliação da malha cicloviária da cidade como forma de melhorar a mobilidade urbana na cidade. Atualmente, há 55 quilômetros de ciclovias e continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial da Bicicleta: como elas democratizam o transporte público?

É impossível imaginar uma metrópole apenas com um meio de transporte: somente com metrôs, ou somente com ônibus, ou até mesmo bicicletas. Cada um abrange uma parcela da população, regiões diferentes e necessidades distintas. A integração de todos eles, continue lendo…

Leia mais

Milhares de ciclistas alemães vão às ruas exigir políticas de mobilidade

Foi um fim de semana de protesto na Alemanha: no domingo (6), mais de 10 mil ciclistas, vindos de todos os cantos da capital Berlim, fecharam ruas e exigiram mais rapidez nas políticas de transição continue lendo…

Leia mais

Uma ciclofaixa a 300 metros de cada cidadão. Essa é a promessa do Recife no Dia Mundial da Bicicleta

No dia mundial da bicicleta, comemorado nesta quinta-feira (3/6), a Prefeitura do Recife anunciou que pretende expandir as rotas cicláveis da cidade ao ponto de cada cidadão dispor de um equipamento a 300 metros de continue lendo…

Leia mais

No Dia Mundial da Bicicleta, Recife é escolhido um dos líderes da campanha global Cidades Pedaláveis

O Recife foi escolhido, nesta quinta-feira (3), uma das líderes da campanha global Cidades Pedaláveis do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). O anúncio foi feito em conferência virtual por ocasião do Dia continue lendo…

Leia mais

Ocyan quer aumentar uso de bicicletas em Macaé

Parceria com o Instituto Aromeiazero chega na cidade no segundo semestre Na véspera do Dia mundial da Bicicleta, a Ocyan, empresa do setor de óleo e gás, lança o programa Pedala Macaé, em parceria com continue lendo…

Leia mais

III Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo: Gratuito e 100% digital

Apresentação sobre o evento que discutirá o planejamento, gestão e operação do cicloturismo em todo o território brasileiro, durante os dias 08, 09 e 10 de junho de 2021.

Leia mais

‘Cidade das bicicletas’, Joinville ainda deixa a desejar na estrutura cicloviária

Há cerca de quatro anos, o joinvilense Miguel dos Passos de Lima, 24 anos, tomou uma decisão radical: decidiu fazer os deslocamentos de casa para o trabalho de bicicleta. Antes, ele pegava um ônibus coletivo no continue lendo…

Leia mais
1 10 11 12 13 14 20