Políticas públicas

A mobilidade por bicicleta depende essencialmente de políticas públicas (decisões e ações tomadas pelos governos – nacionais, estaduais ou municipais – que visam aplicar os direitos sociais), as quais podem e devem ser vinculadas às diversas áreas da administração pública, tais como mobilidade, saúde e educação.

Grande parte do esforço reivindicatório da sociedade civil é dispendido na busca da aplicação de políticas públicas.


CONTEÚDO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS NO OBSERVABICI

O tema Políticas Públicas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE POLÍTICAS PÚBLICAS

INSIRA POLÍTICAS PÚBLICAS

Notícias relacionadas

Semana Nacional do Trânsito 2020

A Semana Nacional de Trânsito (SNT), conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Ações em todo o país são realizadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito com o continue lendo…

Leia mais

Sistema Cicloviário de Emergência

O nosso problema é a “emergência”. Várias cidades no mundo entenderam a importância de fortalecer o Sistema Cicloviário, pois as pessoas precisam circular, trabalhar e principalmente evitar as aglomerações que são fatos nos transportes coletivos. continue lendo…

Leia mais

“Professor diz que esse é o momento perfeito para ciclistas cobrarem melhorias e mobilidade”

“De acordo com o professor, a discussão sobre mobilidade não diz respeito apenas a uma ação, mas um conjunto de atitudes que impactam toda a cidade e a prática do ciclismo é uma delas. “A continue lendo…

Leia mais

“No Dia Nacional do Ciclista, ciclistas mogianos pedem melhorias nas ciclovias da cidade”

“Hoje, 19 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Ciclista. Essa data, além de relembrar a morte do ciclista brasiliense Pedro Davison, que aos 25 anos, foi atropelado em 2006, enquanto pedalava no Eixo continue lendo…

Leia mais

“Ponta Grossa inicia obras em ciclovia de 17 quilômetros até Itaiacoca”

“As obras de construção de ciclovia ligando o Bairro Uvaranas ao Distrito de Itaiacoca, em Ponta Grossa, iniciaram nesta semana. A informação foi divulgada pelo prefeito Marcelo Rangel, na manhã desta sexta-feira (14), durante seu continue lendo…

Leia mais

“Ciclistas de Mogi das Cruzes esperam por melhorias em ciclovias e pedem mais respeito por parte de motoristas”

“A pandemia do novo coronavírus chamou a atenção de muitas pessoas para a questão da mobilidade dentro das cidades. Para evitar ônibus ou trens, por exemplo, algumas têm usado mais a bicicleta como forma de continue lendo…

Leia mais

“A importância da integração nos modais de transporte”

“Acredito que todos concordam comigo que, quando se trata de usar o transporte, as decisões diárias que tomamos são importantes. Os diferentes modos de transporte que escolhemos desempenham um papel significativo no fornecimento de conectividade continue lendo…

Leia mais

“Fortaleza quer ser uma cidade 100% ciclável. Veja como”

“O secretário-executivo da Conservação e Serviços Públicos da Prefeitura de Fortaleza, Luiz Alberto Sabóia, conversou com o Mobilize sobre política cicloviária e infraestrutura para pedalar na capital cearense. Sabóia, que lidera no município os programas de continue lendo…

Leia mais

“Incentivo a uso da bicicleta está em marcha lenta em São Paulo”

“As grandes cidades do mundo não perderam tempo. Tão logo perceberam que ônibus e metrô seriam ambientes indesejáveis após a quarentena (pelo óbvio motivo de não permitirem o distanciamento social), elas correram para incentivar o continue lendo…

Leia mais

“Grande Vitória precisa de medidas mais ousadas para ciclovias”

“O avanço da ciclomobilidade no mundo novas ideias vem orquestrando novos conceitos, como a preocupação da ampliação da malha cicloviária. Na realidade da Grande Vitória, precisamos de medidas mais ousadas no planejamento de mobilidade urbana. continue lendo…

Leia mais
1 11 12 13 14 15