Políticas públicas
A mobilidade por bicicleta depende essencialmente de políticas públicas (decisões e ações tomadas pelos governos – nacionais, estaduais ou municipais – que visam aplicar os direitos sociais), as quais podem e devem ser vinculadas às diversas áreas da administração pública, tais como mobilidade, saúde e educação.
Grande parte do esforço reivindicatório da sociedade civil é dispendido na busca da aplicação de políticas públicas.
CONTEÚDO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS NO OBSERVABICI
O tema Políticas Públicas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE POLÍTICAS PÚBLICAS
INSIRA POLÍTICAS PÚBLICAS
Notícias relacionadas
Dia do Ciclista: entenda como Fortaleza virou “a capital da bicicleta”
Mobilidade ativa é toda forma de deslocamento que não seja motorizado, ou seja, que utilize o esforço humano como fonte de energia. As bicicletas são o exemplo mais comum desse tipo de transporte. O incentivo continue lendo…
Longo caminho a seguir – A cada 4 horas, um ciclista sofre acidente na Grande São Paulo
Reportagem produzida com apoio do International Center for Journalism e Organização Mundial da Saúde, teve mentoria do jornalista Rogério Viduedo e da especialista em trânsito Suzana Nogueira, que ministraram em julho de 2021 o Treinamento continue lendo…
Governo federal estrutura trilhas de longo curso e desenvolve cicloturismo no país
Muito mais do que um meio de transporte, a bicicleta passou a ser um item de lazer indispensável na vida dos brasileiros durante a pandemia. A busca por atividades ao ar livre que proporcionassem distanciamento continue lendo…
Programa Bicicleta Brasil: agora vai?
20 mil mortos. Esse é o saldo negativo direto, em vidas humanas, da falta de segurança para os usuários de bicicletas no Brasil em quase 15 anos. No rol de fatores que podem explicar tamanha fragilidade continue lendo…
Salvador: “Rede cicloviária aumenta mais de 610% em oito anos”
A rede cicloviária de Salvador aumentou mais de 610% em oito anos, segundo a prefeitura. Com a implantação de mais 16 km, a capital baiana passará a contar com aproximadamente 310 km de rede cicloviária continue lendo…
Mobilidade: pandemia sinaliza mudanças de hábitos, mas o poder público não ajuda
Por Josival Pereira. Apesar da resistência dos segmentos que se convencionou denominar de negacionistas e de alguns setores econômicos, o certo é que a pandemia produziu mudanças significativas no jeito de se viver e se continue lendo…
Sem registro, bicicletas elétricas provocam “disputa perigosa” em ciclovias
A morte de um pedestre atropelado por bicicleta elétrica, no fim do mês passado, reascendeu discussão sobre o uso e a regulamentação desse tipo de veículo, no trânsito da Capital. Entre ciclistas, a maior crítica continue lendo…
Em Fortaleza, crianças ganham mais uma estação de bikes públicas
Começou a operar em Fortaleza na última sexta-feira (9) a oitava estação do Mini Bicicletar, programa de bicicletas públicas compartilhadas especialmente voltado para o público infantil. O novo equipamento está implantado na Praça do Polar, localizada na continue lendo…
Frente Parlamentar da Bicicleta é aprovada na Câmara de Vereadores de Manaus
Lançada a partir do Projeto de Resolução do vereador Rodrigo Guedes (PSC), a Frente Parlamentar da Bicicleta e da Proteção e Defesa dos Direitos e Interesses dos Ciclistas foi discutida e aprovada na Câmara Municipal continue lendo…
Políticas públicas para bicicletas
Por Luciana Nicola. O prolongamento das medidas de restrição impostas pela pandemia, superada a marca de um ano de duração, provocou um fenômeno específico para a questão de mobilidade urbana. A diminuição de carros e continue lendo…