| |

Organização da sociedade civil convoca vereadoras e vereadores a atuar pelo caminhar na cidade

A ONG SampaPé! começou o ano com a campanha “Atue pelo Caminhar” com envio de carta a todas as pessoas que irão compor a câmara municipal paulistana nos próximos quatro anos

A Organização, que atua pelo direito de acessar as cidades a pé, envia carta para todas as vereadoras e vereadores da cidade para que em seus mandatos atuem com políticas e leis que melhorem o caminhar na cidade. A carta começa dizendo com uma informação que poucas pessoas sabem: “o caminhar é a forma de deslocamento mais praticada nas cidades brasileiras – representando 31,8% dos deslocamentos diários da Região Metropolitana de São Paulo”. Como consequência, nas palavras da ONG, “a infraestrutura de mobilidade a pé consiste no mais extenso e mais importante sistema de transporte de massa da cidade!”.

Para convencer as tomadoras e tomadores de decisão a colocarem esse tema nas suas agendas, a organização explicita alguns dos problemas gerados por falta de políticas públicas de mobilidade focadas no caminhar, como a precariedade das calçadas e o alto número de mortes por atropelamento – cerca de 1 por dia. Assim como, aponta as legislações vigentes que já traçam metas de melhora nas condições do caminhar na cidade para serem fiscalizadas, como o Plano de Mobilidade e o Plano de Segurança Viária.

Com o aumento de mulheres na Câmara Municipal também espera-se que aumente a relevância do tema e a prioridade, uma vez que mulheres de baixa renda são as que mais caminham na cidade. Assim como, pela pandemia aumentou a importância de garantir deslocamentos ativos seguros. De acordo com a presidente da organização, Leticia Sabino, “já se sabe que mobilidade é meio de acesso a todos os direitos básicos, porém ainda há pouca consciência e ação que entende que o caminhar como o centro da garantia ao acesso. É preciso que as vereadoras e vereadores, no seu compromisso de atuar pelo coletivo coloquem esse tema como prioridade”.

O envio da carta é o pontapé para reunir vereanças conscientes e interessadas em atuar e criar uma frente suprapartidária para continuar desenvolvendo a qualidade do deslocamento a pé na cidade. Os próximos passos podem ser acompanhados pelo site da organização e suas redes sociais.

A campanha também está sendo articulada com organizações de outras cidades para que enviem para as câmaras municipais regionais e ganhe relevância na agenda urbana nacional.

Veja a carta na íntegra aqui

SOBRE O SAMPAPÉ!

O SampaPé! é uma organização sem fins lucrativos (ONG) fundada em 2012 que tem como objetivo construir cidades mais caminháveis com as pessoas. Atua nas frentes de promoção da cultura do caminhar e humanização das cidades. Para isso, realiza projetos e metodologias para engajar e capacitar cidadãos e decisores da cidade. Também promove ações político-cidadãs, de comunicação, mapeamento, urbanismo tático, legibilidade, entre outras. Foram os idealizadores e mobilizadores da Paulista Aberta, promovem passeios a pé e processos participativos.

 

___________________________

Fonte: Notícia e imagem enviadas pela Assessoria de Imprensa da SampaPé – comunicacao@sampape.org

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *